Por que é tão difícil encontrar bons mecânicos?


Quantos donos de oficinas já não fecharam as portas dizendo que não havia mais "bons mecânicos" para contratar?

Se você já está no ramo de reparação há algum tempo provavelmente já ouviu uma história dessas. Apesar disso, existem milhares de mecânicos bem preparados Brasil afora. Então, por que esse tipo de história se repete?


Administrar é atingir o sucesso através de outras pessoas


Tal como acontece com muitas pessoas no mundo dos negócios, donos e gerentes de oficinas não entendem como fazer com que outras pessoas "quisessem fazer o que ele queria". Na prática, esta é a ciência da liderança e uma característica da boa gestão. Vejamos algumas maneiras comuns pelas quais os proprietários ou gerentes de oficinas criam problemas com seus mecânicos.


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1. Atribuindo serviços para o mecânico errado


Seria ótimo se todo mecânico que você contratasse pudesse fazer qualquer conserto em qualquer veículo que chegasse até sua oficina. Estes dias se foram, dada a complexidade dos carros de hoje. Qualquer mecânico que você contratar terá seus pontos fortes no quesito técnico, bem como pontos fracos. A incompatibilidade do trabalho com o nível de habilidade é uma prática de gerenciamento deficiente que diminui a produtividade. Você gera frustração e perde bons conhecimentos ao colocar um mecânico para fazer um serviço que ele não consegue realizar.

Como você pode saber quais áreas mecânicas são boas e identificar as áreas nas quais elas têm espaço para crescer? Primeiramente, a formação deles. Depois pela comunicação, pergunte francamente em quais áreas eles gostam mais de trabalhar e se sentem mais seguros. Se isso não resolver, use a tentativa e erro, vendo em qual tipo de serviço cada um deles tem mais ou menos dificuldade de finalizar.


2. Falta de treinamento adequado


Se você perceber que a falta de conhecimento pode estar causando problemas para seus mecânicos, tome medidas para eliminar esses problemas. Instituir algum treinamento semanal, por exemplo, pode ser tão simples (e gratuito) quanto encontrar material de treinamento para seus mecânicos melhorarem nas suas fraquezas técnicas.

Muitos mecânicos têm dificuldades com sistemas elétricos e eletrônicos. Que tal patrocinar um curso numa escola de reparação?

Um benefício ainda maior do treinamento é que ele faz com que seus mecânicos se sintam importantes e valiosos. Algo que todo gestor deveria saber é que os seres humanos têm uma motivação interna para buscar reconhecimento e apreciação.


3. Não fornece as informações necessárias para reparar os veículos modernos


Sim, ferramentas e manuais de reparação são caros, mas perder bons mecânicos é muito mais prejudicial para seu negócio. Se você investigar por que os retrabalhos e diagnósticos incorretos estão ocorrendo na sua oficina, você descobrirá que a falha, em muitos casos, é a falta de ferramentas e informações corretas para se realizar o serviço de forma adequada.

Os mecânicos podem tolerar alguns erros antes de começarem a procurar trabalho em outra oficina. Então, ao invés de culpar o funcionário quando algo desse tipo acontecer, tente entender a raiz do problema e resolver para evitar a perda de bons colaboradores.


4. Baixa habilidade interpessoal


Entenda isso, alguns de seus clientes preferem falar com o mecânico que vai fazer o reparo no seu carro do que discutir seus problemas mecânicos com o gerente ou o dono da oficina. É normal. Então, coloque de lado o seu ego de chefe e deixe que seus mecânicos e seus clientes se comunicarem.

Identifique mecânicos que são bons em falar com os clientes, assim como aqueles que não são. Use essas habilidades sempre que necessário, conforme surjam as situações. Se você não fizer isso e insistir que toda a comunicação com o cliente flua sempre através de você, você estará criando um "gargalo" na comunicação. Falhas de comunicação e problemas certamente vão acontecer.


5. Punindo seus mecânicos pelos seus erros


Se você quer que seus mecânicos dediquem 40 horas por semana, ou mais, ao seu negócio, você tem que pagá-los de forma justa. No entanto, ainda existem mecânicos que não têm qualquer garantia de ganhos fixos, ganhando só comissões.

Como gestor, você tem a responsabilidade de conseguir clientes para sua oficina. Leva tempo e esforço para aprender como atrair um fluxo constante de novos clientes para sua oficina. Penalizar os mecânicos, fazendo com que eles fiquem sem renda quando os negócios estão ruins, pode estar fazendo com que eles paguem pela falta de capacidade do gestor de atrair mais clientes. Pense nisso.

  • Todo mecânico encontra pessoas no dia-a-dia que podem se tornar novos clientes da sua oficina. Você tem cartões de visita para cada mecânico, para que eles possam entregá-los a essas pessoas? É uma forma de publicidade muito barata e lucrativa. Você paga uma comissão maior quando os técnicos lhe trazem novos negócios? Se você não pagar mais aos seus mecânicos nessas situações você não vai criar incentivos para que eles busquem novos clientes.

  • As horas de trabalho da sua loja são inflexíveis? Alguns técnicos preferem trabalhar uma hora ou duas mais cedo e depois saem cedo para pegar os filhos na escola. Da mesma forma, outros técnicos podem ter dificuldade em se arrastar para trabalhar no horário todos os dias, mas ficariam muito felizes em trabalhar além dos horários normais de fechamento, se tivessem a escolha.

Ao invés de obrigar todos mecânicos a trabalharem no mesmo horário, por que não ajustar a carga horário da maneira mais razoável possível? Isso pode ainda te ajudar a prolongar o horário de funcionamento da oficina sem gastar mais, facilitando a vida de clientes que têm agendas mais ocupadas e saindo na frente da concorrência.


Aprenda com os erros - seus e dos outros


Boa gestão significa trazer o melhor em cada um dos seus mecânicos. É por isso que se chama capital humano, porque seus talentos e vontade de trabalhar para você têm valor monetário. Não desperdice esse recurso...

Confira nosso artigo sobre como manter os mecânicos leais, motivados e produtivos


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