Quando funciona corretamente, o alarme do carro é uma ótima maneira de evitar furtos aos veículos. Quando não funciona adequadamente, contudo, pode causar transtornos. Se o alarme do seu carro disparar, há vários métodos que você pode usar para desligá-lo. Comece com os métodos mais rápidos e fáceis disponíveis antes de tentar as opções mais complexas, que exigem ajuda especializada.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


Método 1 - Usando as chaves do carro

alarme-chave-do-carro

1 - Use a chave para travar e destravar a porta lateral do motorista. Muitos alarmes de carro saem de fábrica projetados para desligar quando estão próximos da chave ou do chaveiro eletrônico. Você pode ser capaz de desligar o alarme do carro simplesmente inserindo a chave na fechadura da porta do lado do motorista, travando-a e destravando-a novamente. Como o carro está sendo desbloqueado pela chave apropriada, ele pode enviar um sinal para o alarme, que pode ser desligado.
• Fazer isso na porta do lado do passageiro pode funcionar, mas é mais provável que funcione do lado do motorista.
• Se a porta já estiver trancada, basta destravá-la. Se o alarme não parar, tente bloqueá-lo e desbloqueá-lo novamente.


2 - Ligue o carro. O seu alarme foi concebido para evitar que o seu veículo seja roubado por alguém sem chave, de forma que inserir e girar a chave de ignição até a primeira posição muitas vezes é suficiente para desligar o alarme do automóvel. Desbloqueie a porta e entre no veículo. Insira a chave e gire-a. Se o alarme persistir, tente ligar o carro. Lembre-se de que alguns alarmes do mercado de reposição podem não permitir que você ligue o carro com o alarme soando, mesmo com a chave.


3 - Leia o manual do proprietário. Ficar ao lado de um carro com um alarme estridente pode não ser o melhor momento para fazer uma leitura leve, mas o manual do proprietário do seu veículo provavelmente fornece informações importantes sobre o desligamento do alarme do carro. Se você não conseguir desligar o alarme com as chaves, verifique o manual do proprietário para obter instruções sobre o que fazer.
• Cada montadora usa alarmes de carro diferentes, então alguns podem exigir uma ação específica antes que o alarme seja desligado.
• Pode ser necessário repetir uma ação um determinado número de vezes para redefinir o computador, como travar e destravar a porta.


Método 2 - Removendo o fusível do alarme

alarme-caixa-de-fus-veis-do-carro

1 - Localize a caixa de fusíveis apropriada. A maioria dos veículos modernos possui mais de uma caixa de fusíveis localizada em todo o veículo para vários componentes eletrônicos. Use o manual do proprietário do veículo para identificar a caixa com o fusível acionando o alarme do carro. A caixa de fusíveis pode estar localizada no compartimento do motor ou na cabine do carro. Se estiver localizado na cabine, talvez seja necessário remover algumas partes do painel para poder acessá-lo.
• Tenha cuidado ao remover peças de plástico do seu interior, pois elas podem ser frágeis e propensas à quebra.
• Coloque as peças de acabamento para o lado para garantir que você não as perca e nem pise ou se sente nelas enquanto tenta resolver o problema.


2 - Identifique o fusível para o alarme do carro. Muitas caixas de fusíveis terão um diagrama na parte de baixo da tampa da caixa de fusíveis. Se não houver um, verifique também o manual do proprietário do veículo. Identifique o fusível no diagrama que alimenta o alarme do carro e, em seguida, localize o fusível correspondente em seu veículo. Se você não tiver um diagrama na capa ou no manual, você precisará utilizar o método “checar e checar” para localizar o fusível para o alarme na próxima etapa.
• Você pode localizar um diagrama da sua caixa de fusíveis online.
• O diagrama da caixa de fusíveis estará no manual de reparo do seu veículo, se você tiver um.


3 - Remova o fusível com um alicate. Depois de ter localizado o fusível correto, use um alicate de ponta fina ou uma pinça de plástico projetada para remover fusíveis automotivos para retirar o fusível de sua localização na caixa de fusíveis. O alarme deve desligar imediatamente com o fusível removido. Se você não conseguiu identificar qual era o fusível correto usando um diagrama, remova e substitua os fusíveis um de cada vez até remover o que faz com que o alarme pare.
• O alarme será desligado imediatamente quando você remover o fusível correto.
• Alguns alarmes de carros instalados em lojas de acessórios automotivos podem não ter um fusível na caixa de fusíveis.


4 - Substitua o fusível e veja se ele começa novamente. Use o alicate ou a pinça para colocar o fusível de volta no lugar quando o alarme for desligado. O alarme deve ser reiniciado e não deve voltar a ligar depois de o fusível tiver sido reinserido na caixa de fusíveis. Se o alarme for reativado enquanto você desliza o fusível de volta ao lugar, isso significa que o alarme não está funcionando corretamente.
• Se o alarme voltar, você provavelmente precisará levar o veículo para ser consertado por um profissional.
• Se o alarme voltar alguns minutos depois de reinserir o fusível, algo deve ser desativado, como um chaveiro com defeito ou um problema com a unidade de controle eletrônico do veículo.


Método 3 - Desconectando a bateria

alarme-bateria-do-carro

1 - Coloque o equipamento de segurança adequado. Antes de fazer qualquer trabalho com a bateria do carro é recomendado que você sempre use o equipamento de segurança adequado. Como há risco de faíscas ao trabalhar com baterias automotivas, use óculos de segurança ou outra forma de proteção para os olhos antes de tentar desconectá-la. Você também pode usar luvas para proteger suas mãos do calor do compartimento do motor, bem como de choques e cortes.
• Sempre use proteção para os olhos ao trabalhar em seu veículo, especialmente ao lidar com componentes elétricos.
• Luvas podem proteger suas mãos de choques, arranhões e o calor do compartimento do motor.


2 - Localize a bateria. Normalmente você pode encontrar a bateria do seu veículo embaixo do capô no compartimento do motor, mas algumas raras montadoras optam por colocar suas baterias no porta-malas para economizar espaço ou melhorar a distribuição de peso. Quando uma bateria está no porta-malas de um veículo, ela geralmente fica sob um compartimento que o separa do compartimento do porta-malas e pode estar localizada ao lado do estepe.
• Se estiver com dificuldades para localizar sua bateria, consulte o manual do proprietário para ajudá-lo a encontrá-la.
• Pode haver uma capa protetora sobre a bateria no compartimento do motor que você pode precisar remover para encontrá-la.


3 - Desconecte o fio terra do terminal negativo. Você pode identificar o terminal negativo seguindo o cabo preto que o conecta ao corpo do carro ou procurando as letras “NEG” ou o símbolo (-) acima de um dos dois terminais da bateria. Usando uma chave ou um par de alicates, solte a porca que prende o cabo terra preto ao terminal negativo da bateria. Você não precisará remover a porca completamente, basta soltá-la o suficiente para poder deslizar o cabo para fora do terminal. O alarme, assim como todo o resto eletrônico do veículo, deve ser desligado imediatamente.
• Prenda o cabo de aterramento ao lado da bateria para garantir que ele não volte acidentalmente a entrar em contato com o terminal negativo.
• Você não precisará remover o cabo positivo da bateria.


4 - Desconecte todas as baterias de reserva. Alguns alarmes de carros de reposição vêm equipados com uma pequena bateria de reserva que manterá o alarme funcionando depois que a bateria do seu carro for desconectada. Essas baterias não são projetadas para alimentar o alarme, buzinas e luzes por muito tempo. Sua função principal é manter o alarme em condições de funcionamento enquanto você trabalha no seu veículo, para que você não precise redefinir nada ao reconectar a bateria do veículo principal. Consulte o manual do usuário do sistema de alarme, ou o manual do proprietário do veículo para baterias de reserva instaladas de fábrica, para localizar e desconectar também a bateria de reserva.
• A maioria dos alarmes de fábrica não vem equipada com uma bateria de reserva.
• Se você não conseguir localizar a bateria reserva, ela acabará morrendo se for desconectada da bateria principal por muito tempo.


5 - Aguarde o computador “resetar”. Dependendo do veículo, a quantidade de tempo necessária para o computador reinicializar pode variar muito. Você pode querer deixar o veículo desconectado por até uma hora para garantir que o alarme e a ECU do veículo (Unidade de Controle Eletrônico) tenham sido forçadas a reiniciar devido à falta de energia.
• Forçar a reinicialização do computador do veículo também resultará na perda das pré-configurações da estação de rádio e na redefinição do relógio do veículo.


6 - Volte a ligar a bateria. Depois de esperar uma hora ou mais, reconecte o cabo de aterramento ao terminal negativo da bateria. Aperte a porca que prende o cabo ao terminal e verifique se ele não consegue se soltar. Se o cabo fosse desconectado enquanto você estava dirigindo, ele desligaria o carro. O alarme não deve disparar quando você reconectar a bateria. Se isso acontecer, você precisará ter seu veículo reparado por um profissional.
• Assegure-se de que os cabos da bateria estejam firmes e substitua as tampas que você possa ter removido para obter acesso à bateria.
• Ligue o carro para se certificar de que não há mais problemas.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


A Sua Oficina Online ajuda proprietários de carros a encontrarem as melhores oficinas da sua região e comparar preços dos serviços automotivos.
Ao mesmo tempo somos um canal de venda online para oficinas de todo Brasil, ajudando essas empresas a usarem a internet para divulgarem seus negócios e serem encontradas pelos seus clientes online.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Leia Mais
Como desligar o alarme do carro que não para de tocar
Share this

Subscribe to Sua Oficina Online