Se o parabrisa do seu veículo ficar lascado ou trincado, você deve consertar ou substituir?


Independentemente de onde você mora, seu pára-brisa pode sofrer uma pancada de uma pedra ou estilhaço. Pode ser cascalho caindo de caminhões de construção descobertos, ouu pedras "arremessadas" pelo carro da frente numa estrada de terra ou muito esburacada.

Não importa a causa, é importante reparar ou substituir seu parabrisa logo depois que ele for danificado para evitar que a situação piore. Se você precisa consertar um pequeno risco ou substitur o no vidro inteiro, aqui está o que você precisa saber sobre um parabrisa danificado.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


Quando reparar ou substituir o parabrisa


A boa notícia é que trincados e rachaduras menores geralmente podem ser reparados por um profissional a um valor razoável. Se o lascado tiver o tamanho menor ou igual ao de uma moeda de 1 real, é provável que o problema ainda pode ser resolvido com um conserto simples.

No entanto, em algumas situações o parabrisa deve ser substituído em vez de reparado. Isso acontece se o trincado estiver diretamente na linha de visão do motorista, se houver várias (três ou mais) ramificações das rachaduras no vidro, se o dano estiver na borda do parabrisa ou o parabrisa estiver começando a estilhaçar em pequenos pedaços.

É importante ressaltar que o parabrisa serve como parte estrutural importante em muitos veículos, contribuindo para a resistência geral do carro - é por isso que é importante reparar trincados antes deles crescerem.

O processo de reparo funciona injetando uma resina especial na área trincada. Para rachaduras, furos podem ser feitos nas extremidades da rachadura para evitar que ela se espalhe. Um parabrisa é composto de três camadas: uma camada de resina ou polímero é colocada entre duas camadas de vidro. Perfurar, mas não completamente, o vidro exige uma profissional experiente.

Se o seu parabrisa puder ser reparado, faça-o imediatamente. Um pequeno trincado pode se espalhar pelo parabrisa inteiro se você bater em um grande buraco, dirigir em uma estrada esburacada ou fazer uma curva agressiva. Sem contar que dirigir um carro com um parabrisa trincado é motivo de multa, diz o CONTRAN. Se você estiver na estrada longe de casa, uma empresa de reparos pode chegar até você.


Posso reparar parabrisa em casa?


Se você se sentir confortável fazendo isso, é possível reparar um trincado no parabrisa em casa. Há muitos kits de reparo do tipo "faça você mesmo" disponíveis nas lojas de autopeças e em e-commerces - e eles frequentemente reproduzem a técnica de injeção de resina dos profissionais. A diferença, claro, é a qualidade das ferramentas e materiais, bem como o treinamento e a experiência da pessoa que faz o reparo. Como esses kits podem não reproduzir perfeitamente um reparo profissional, convém usá-los somente em trincados muito pequenos e localizados em áreas discretas, como o canto inferior direito do lado do passageiro.

Lembre-se, a função do reparo é ajudar a evitar que a rachadura se expanda, além de ajudar a restaurar parte da integridade estrutural do vidro. Se você não tiver certeza sobre algum aspecto do processo de reparo, opte pela segurança e contrate um profissional.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


A Sua Oficina Online ajuda proprietários de carros a encontrarem as melhores oficinas da sua região e comparar preços dos serviços automotivos.
Ao mesmo tempo somos um canal de venda online para oficinas de todo Brasil, ajudando essas empresas a usarem a internet para divulgarem seus negócios e serem encontradas pelos seus clientes online.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Leia Mais
Vidro trincado: quando reparar ou substituir um parabrisa danificado
Share this

Subscribe to Sua Oficina Online