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TROCA DE BATERIA


QUANDO TROCAR A BATERIA DO CARRO?

  • Faça a troca da bateria a cada 2 ou 4 anos, dependendo da marca e modelo de bateria utilizada. Geralmente essa troca acaba ocorrendo entre 40 mil e 60 mil quilômetros, mas o ideal é verificar o estado da bateria a cada 20 mil quilômetros.
  • Quando a bateria acaba por conta de defeitos irreversíveis devido à perda de capacidade química dos eletrólitos da bateria. Esse teste pode ser feito com o uso de um voltímetro ou multímetro para medir a tensão da bateria. De maneira geral, uma bateria em boas condições num carro desligado tem voltagem entre 12,4 e 12,9 volts e entre 13,7 a 14,8 volts quando o carro estiver ligado.
  • Em casos de descarregamento por causa de esquecimento de itens eletrônicos ligados, como lâmpadas e faróis, uma simples recarga pode resolver o problema.

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QUAIS SINTOMAS INDICAM A NECESSIDADE DE TROCAR A BATERIA?
Quando uma bateria está perdendo sua capacidade de armazenar energia é muito comum o motorista sentir dificuldades em dar partida no carro, sendo obrigado a girar a chave várias vezes, ou ver aparelhos eletrônicos funcionarem de forma mais lenta ou intermitente.

Na maioria dos casos, contudo, quando é possível notar algum desses sinais já pode ser tarde e a bateria acaba descarregando completamente antes que seja possível fazer a troca preventiva. Veja então as principais causas dos problemas da bateria:

  • Fusível queimado: perda de corrente no sistema elétrico causada pela queima de um fusível, peça que interrompe o circuito quando a intensidade elétrica é menor ou maior do que o suportado. É possível perceber que algum fusível queimou quando algum acessório elétrico do carro (luz, vidros, som e etc.) para de funcionar ou quando a bateria se descarrega com muita frequência sem nenhum outro motivo aparente.
  • Sobrecarga na bateria: ocorre quando há excesso de corrente elétrica sendo enviada para a bateria e gera um odor anormal no veículo e até vazamento do líquido da bateria.
  • Veículo com pouco uso: a bateria tende a perder sua capacidade de armazenamento de energia quando não é utilizada, o que ocorre muito em carros que ficam parados por muito tempo.
  • Bateria isolada: quando parte das comunicações internas da peça não está funcionando. Causa a perda total das funções da bateria e não é possível ligar o carro.
  • Mau contato dos cabos da bateria: pode ocorrer por falta de aperto ou oxidação dos cabos. Esses problemas são visíveis e podem ser detectados checando se os cabos estão mal encaixados ou se estão cobertos por um pó esverdeado, resultante do processo de oxidação.
  • Problema no alternador: quando há problemas no alternador, peça responsável por gerar energia elétrica que abastece a bateria, a luz vermelha da bateria no painel é acionada.
  • Problema no motor de partida: quando se escuta estalos rápidos durante a partida do carro o motor de partida pode estar com problema.
  • Tensão alta na correia ou rolamento com defeito: quando se escuta um ruído agudo no carro vindo do alternador pode ser que existam problemas de tensão na correia do alternador.

QUANTO CUSTA A TROCA DA BATERIA?
O valor gasto para se trocar a bateria pode variar bastante dependendo da marca e da amperagem da bateria, que, por sua vez, muda conforme o modelo do carro. Veja o preço médio de mercado para alguns veículos:

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O QUE É E PARA QUE SERVE A BATERIA DO CARRO?
As baterias armazenam energia necessária para dar a partida no carro e fornecer energia para o funcionamento dos componentes elétricos do veículo.
Ela é feita de placas metálicas (chumbo) e substâncias químicas (ácido sulfúrico) que reagem entre si e produzem eletricidade. Entre essas placas há separadores de plástico ou papelão para proteção.

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Toda bateria tem uma vida útil e precisa ser trocada quando perde sua capacidade de armazenamento de energia.


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COMO É FEITA A TROCA DA BATERIA?
Substituir a bateria é um serviço bastante simples, apesar de exigir cuidados importantes por parte do mecânico. Antes de trocar a bateria, contudo, é importante fazer os testes recomendados para certificar que realmente é a bateria o problema.

Para trocar uma bateria o mecânico deverá seguir o passo-a-passo abaixo:

  • Desligar o carro.
  • Abrir o capô e remover a tampa protetora da bateria, se houver.
  • Caso os terminais entejam sujos ou oxidados, é necessário fazer uma limpeza para remover os resíduos.
  • Remova o acendedor de cigarros e conectar um "memory keeper", que irá salvar os dados dos equipamentos eletrônicos do veículo. Uma alternativa é utilizar uma bateria auxiliar de mesma voltagem durante o processo de troca para alimentação do carro durante o serviço.
  • Remover os conectores da bateria, desconectando primeiro o terminal negativo para evitar curto circuitos que podem queimar o módulo de injeção eletrônica.
  • Retirar a bateria antiga e instalar a nova, ligando primeiro o terminal positivo.
  • Ligar o carro para verificar se a bateria nova e os aparelhos eletrônicos funcionam normalmente.


    Um mecânico profissional leva cerca de 20 minutos para trocar uma bateria. É indicado que o reparador aproveite essa oportunidade para verificar também a condição do alternador.

CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES SOBRE A BATERIA

  • Sempre utilize bateria com as medidas específicas para seu carro, que podem ser encontradas no Manual do Proprietário ou aqui.
  • Existem dois tipos de bateria: as de partida e as seladas. Estas últimas são as mais comuns nos veículos atuais e têm a vantagem de não ser necessário fazer manutenções, com o preenchimento de água destilada de tempos em tempos, e possuírem maior vida útil.
  • As baterias seladas mudam basicamente com base na sua amperagem (Ah), que em geral variam entre 40Ah e 100Ah. Podem mudar também conforme a voltagem (V), mas atualmente quase todos os veículos de passeio usam o padrão de 12V.
  • Veículos do mesmo modelo podem exigir baterias com diferentes amperagens, dependendo dos equipamentos eletrônicos embarcados em cada carro. O ar-condicionado, por exemplo, é um item que exige muita energia para funcionar e acaba demandando baterias mais potentes.
  • Em casos de instalação de novos itens eletrônicos, como farol de xênon, alarme, trava elétrica, som, DVD, entre outros, pode ser necessário o uso de baterias com amperagem maior.
  • Quando for comprar uma bateria nova, verifique se a data de fabricação é menor do que o prazo de estoque recomendado pelo fabricante da peça. Normalmente esse período não passa dos 3 ou 4 meses, depois disso o lojista ou oficina precisa devolver a peça ao fabricante.
  • Nem sempre que a bateria descarrega é necessário substituí-la. Em alguns casos a bateria fica descarregada por conta de defeitos em outras peças, como o alternador. Nessas situações a simples recarga da bateria, seguida do reparo da peça danificada resolve o problema.
  • Muitos fabricantes de baterias e seguradoras oferecem serviço de urgência para o caso de baterias descarregadas. Se passar por essa situação tente usar essas alternativas antes de chamar um guincho ou uma oficina.

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