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Luz do Painel? Atenção: Ela pode salvar a sua vida!


Se você quer saber o que a luz acesa do seu painel quer dizer use nossa ferramenta de diagnóstico online e descubra

Não é exagero. As luzes no painel do seu carro existem para sinalizar que alguma ação no veículo é necessária. Algumas delas têm a função de reportar defeitos de funcionamento. De fato, “o seu carro está com defeito” é uma frase que assusta, e com razão. Quando você está dirigindo se torna dependente do seu veículo. Sendo assim, qualquer anomalia é preocupante. A boa notícia é que você pode evitar uma grande parcela deles sendo atencioso quando nota alguma luz acender ou piscar no painel.


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Cada ícone indica um problema específico ou um sistema do carro com defeito que pode te colocar em uma situação de risco. A primeira coisa que você pode fazer é acessar a ferramenta Sherlocar para investigar o que a luz que acendeu significa, como consertar o problema, fazer um orçamento online do serviço necessário. Abaixo listamos algumas luzes com as quais é bom ficar bem alerta.


Exemplo: Você está em uma estrada e de repente vê um obstáculo na pista e percebe que precisará desviar rapidamente para não colidir. Não poderá parar completamente porque o carro de trás está em alta velocidade também. Para desviar com segurança, o seu sistema de freios e ABS devem estar em boas condições. Caso contrário, poderá perder o controle da direção. Felizmente, você se atentou para a luz do painel fez uma revisão antes de viajar para checar ABS e fluído de freio. Então, você evitou um acidente apenas mantendo o seu freio em bom estado e prestando atenção nos sinais do seu carro!


Entendeu a importância? Então, vamos conhecer essas luzinhas mágicas e as dores de cabeça que elas previnem.


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ANTES DE QUALQUER COISA: A COR DA LUZ DO PAINEL

Antes de entender o que elas significam, é importante entender como elas se classificam. Sim, a cor importa. Se você reparar no seu painel, vai perceber que existem cores diferentes de luzes. Isso não é aleatório, as cores servem para categorizar o que os sinais apontam. Podem ser tanto falhas, como o acionamento de algum componente, como os faróis. Neste artigo vamos falar somente das luzes de alerta, vermelhas e amarelas – as luzes que indicam algum defeito. No caso delas, a classificação existe para você saber como proceder em cada situação, se problema requer medidas emergenciais ou não.


1. LUZ DO PAINEL VERMELHA – EMERGÊNCIA

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As vermelhas são chamadas de luzes de emergência. Elas sinalizam problemas graves, situações emergenciais que exigem atitudes imediatas. Portanto, se uma luz do painel acender avermelhada, conduza o carro para uma oficina ou contate um guincho o quanto antes. Você pode estar com sérios problemas. Abaixo uma lista desses graves indicadores!


a) Luz do *Airbag

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Se essa luz acender, quer dizer que o carro detectou alguma falha no sistema de Airbag. Portanto, se você sofrer algum acidente, o Airbag pode não abrir. É uma proteção a menos para você. A falta desse sistema pode colocar a sua vida em risco, vá imediatamente a uma concessionária resolver isso.


Atenção: por uma questão de regulamentação, somente concessionárias podem fazer troca e reparos no Airbag porque o acionamento desse sistema ocorre por meio de explosivos e só estabelecimentos com liberação do Exército podem manusear esse tipo de artefato. Portanto, não tente consertar essa peça em oficinas independentes.


b) Luz da Bateria

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É normal que a luz acenda no momento em que você der a partida no carro, e apague em seguida. Também acende quando o carro morre. Fora esses casos, essa luz do painel indica um problema no sistema elétrico do carro: quando a energia produzida não é suficiente para alimentar o motor do carro. Podem ser falhas na própria bateria, alternador ou correia do alternador. Ela avisa que você deve ir o quanto antes a uma auto-elétrica se quiser evitar uma pane elétrica.


Atenção: Se acontecer e o seu carro ainda estiver funcionando, não desligue. Assim o sistema elétrico continuará sendo alimentado e você ainda vai conseguir dirigir até a ajuda. É recomendado que desligue todos os acessórios elétricos para poupar energia – rádio, ar condicionado e etc.


Se for o caso pode orçar e agendar uma troca de bateria nas oficinas mais bem avaliadas pelos clientes próximas a você.


c) Luz de Temperatura do Líquido de Arrefecimento

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O líquido de arrefecimento é o que faz funcionar o sistema de arrefecimento, que resfria o motor. Portanto, se a luz de temperatura ligar, pode ser um problema bem sério. A luz pode estar indicando superaquecimento do motor– ou alertando que isso está prestes a acontecer. Pode ser falta de água, falha no sistema de ventilação ou até nos próprios sensores.


Para resolver o problema, a primeira coisa que você deve fazer é checar o nível de líquido no radiador – se não sentir segurança para isso, esse serviço pode ser realizado em qualquer posto de combustível sem custo algum. Um dos motivos para o superaquecimento do motor é a falta desse fluido. Caso esteja baixo, reponha imediatamente. O carro superaquecido pode acabar com o motor fundido. Se estiver com níveis certos, você pode experimentar a ferramenta Sherlocar para pré-diagnosticar o seu veículo com a nossa ajuda!


d) Luz da Pressão do Óleo de Motor

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Esta avisa que a pressão do óleo do motor está abaixo do recomendado. Isso só acontece quando ocorre uma pane na bomba ou na válvula de alívio do sistema, quando os mancais estão com muita folga ou o motor superaquecido. Sem o óleo, o motor tende a fundir mais depressa. Preste atenção nessa luz do painel para não precisar retificar nada. Esse processo é bem mais caro que fazer a manutenção preventiva.


Atenção: Lembre-se de registrar quando foi a última vez que trocou o óleo e seu vencimento. Se passou do prazo, você deve encaminhar o seu carro a uma oficina e verificar as juntas, os retentores, filtro de óleo, o bujão e as mangueiras. A falta de lubrificação prejudica muito as peças. Também vale procurar por vazamentos, se nada for detectado, basta trocar ou completar o fluido.


Se você fez a troca a pouco tempo, é possível que o sensor de pressão esteja com defeito, que a válvula esteja com pouca pressão, que o canal de lubrificação esteja obstruído ou que você já tenha rodado a quilometragem indicada para troca. Agende uma troca de óleo ou revisão do sistema de lubrificação para identificar o problema.


e)Luz de Freio

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Atenção: A luz liga sempre que o freio de estacionamento (ou freio de mão) estiver acionado. Não representa nenhum defeito, é apenas um lembrete para que você não circule assim, exigindo demais do motor. Alguns carros possuem uma só para o estacionamento – nesse caso é a vermelha que sinaliza problema.


Com o freio de mão desativado, a luz do painel acende quando o fluido de freio atinge o nível mínimo de segurança. Pode indicar um vazamento. Diferente do óleo de motor, o fluido de freio perde a validade, mas não o volume. Sem o fluido, os freios não conseguem atuar já que é ele que faz a pressão no sistema. Portanto, esse problema pode te deixar sem freio em uma situação de emergência como a do exemplo no começo do texto.


Leve seu carro a uma oficina, faça a troca do fluido e procure por vazamentos no sistema.


A luz também acende quando existe uma porcentagem muito alta de água no fluido. Isso acontece porque uma das principais características do fluido de freio é a absorção de umidade do ar e a retenção de água. O reservatório possui uma abertura que permite a entrada de ar. Por esse motivo, é inevitável a entrada de água.


Quando o porcentual é muito alto, o fluido perde eficiência – comprometendo o sistema de freios. O excesso de água também pode causar oxidação dos componentes ao redor – principalmente nas rodas traseiras. A oxidação pode gerar entupimento e até a ruptura de algumas peças. É necessário trocar o fluido quando há água em excesso.


2. LUZ DO PAINEL AMARELA – ADVERTÊNCIA

As amarelas são luzes de advertência. Elas indicam problemas importantes, que também precisam ser consertados. Diferente das luzes vermelhas, os defeitos não são urgentes e você pode deixar para resolver quando for conveniente – só não vá não é deixar para “depois” e nunca resolver, né! O custo de reparo sempre tende a piorar com o tempo!


a) Luz de Controle de Estabilidade

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A luz do controle de estabilidade acende quando o carro liga e/ou fica instável. Significa que está ligado o sistema ESP, que serve para estabilizar o carro nessas situações. Se a luz do painel permanecer ligada depois da partida e com o carro estável, é um problema. Ou o ESP foi desligado – basta religá-lo – ou está com alguma falha e permanecerá desligado até uma verificação.


O problema desse defeito é que o carro perdeu uma ferramenta de estabilidade. Você poderá rodar tranquilamente em situações controladas atá arrumar, mas evite altas velocidades e curvas acentuadas.


b) Luz de Água no Filtro de Diesel

Se essa luz acender enquanto o motor estiver ligado, significa que existe água no diesel e você terá que drenar.


A água no diesel propicia o crescimento de microrganismos que se alimentam do combustível. São eles que formam as borras. Além de prejudicar o fluido, também causam entupimento e a corrosão das peças – os filtros e o sistema de ignição.


c) Luz de Injeção Eletrônica

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Ícone que só deve acender quando você dá a partida no carro, o ideal é que se apague logo em seguida. Se a luz do painel ficar acesa ou ligar com frequência, pode ser sinal de problemas nos bicos injetores ou no catalisador – peça que filtra os gases tóxicos em menos poluentes. Isso pode causar falhas durante a próxima ignição, cortes durante o funcionamento, oscilações da marcha lenta, perda de potência e também pode consumir combustível além do necessário.


Se ela acender esporadicamente – ou ficar piscando sem parar -, é sinal de um problema mais simples. O veiculo não corre o risco de sofrer perda total ou parar de funcionar no meio de um trajeto. Provavelmente você está com uma falha de leitura na sonda lambda – que fica no coletor do escapamento -, devido à má qualidade do combustível. Ou pode estar com au contato em algum dos *plugs dos sensores.


Atenção: Mesmo que os problemas não sejam graves, vale a pena levar o seu carro a uma oficina o quanto antes. Assim o mecânico poderá escancear o veículo. Com o tempo, essas falhas podem causar danos bem mais graves.


Dica: Caso a luz de injeção eletrônica acenda fora dos cenários ideais, tente ligar e desligar o carro antes de ir à oficina. Existem situações em que o problema não é permanente, em que ocorre erro de leitura ou próprio carro consegue contornar a falha.


d) Luz de Pré-Aquecimento de Combustível

Mais comum em veículos com motores a diesel, nos quais não existe velas de ignição. Nesses veículos a combustão ocorre quando a mistura de ar-combustível sofre uma pressão tão grande pelos pistões do motor que explode. Contudo, em situações de frio o combustível precisa ser pré-aquecido antes de chegar ao motor.


Esse ícone também existe em alguns veículos com motores flex mais modernos, que não precisam do “tanquinho” de combustível para fazer o pré-aquecimento de combustível na hora de ligar o carro. Quando a luz acende, significa que sistema está funcionando para aquecer o etanol antes de injetar no cilindro.


Há muitos problemas que podem acionar a luz de pré-aquecimento. Vamos listar alguns deles para você entender melhor e já ir encaminhado para a oficina.

I. Desgaste Excessivo nas Velas de Ignição


Acontece quando você fica muito tempo sem [trocar as velas](https://suaoficinaonline.com.br/troca-velas-ignicao). A tensão fornecida pela bobina fica alta e não gera faíscas suficientes. Desse jeito, o motor tarda a ligar – principalmente em ladeiras e durante a aceleração em ultrapassagens.

II. Corrosão dos Eletrodos


A mesma coisa pode acontecer se você estiver com agentes corrosivos no combustível ou no óleo de motor – devido ao uso de substâncias de má qualidade. Assim como no item anterior, os eletrodos são corroídos.

III.Carbonização Seca


Quando é formada uma fuligem preta e seca sob os eletrodos e cabeça da vela. Normalmente surgem quando o filtro de ar está muito sujo, quando o combustível é de má qualidade, o afogador está com mau funcionamento ou ligado por tempo demais. Também acontece quando o carburador ou a injeção estão desregulados, quando o motor está em baixa rotação por um período prolongado ou quando as velas estão sendo usadas inadequadamente.

IV. Carbonização Oleosa


Os sintomas desse problema são: falhas durante a rotação da marcha lenta e a dificuldade de dar partida no motor frio. Assim como na carbonização seca, os eletrodos ficam cobertos, mas de uma sujeira preta e oleosa. Isso aponta que existe óleo demais passando do motor para a câmara de combustão. O óleo passa porque os anéis de pistão ou as guias das válvulas estão desgastadas. Esse tipo de falha em especial é muito grave e pode atingir o cabeçote do motor, que exigirá o processo de retifica do motor para a reparação.

V. Resíduo de Chumbo


Alguns combustíveis de baixa qualidade possuem alto teor de chumbo. Isso deixa o isolador cerâmico com algumas manchas amarelas. Esses resíduos conduzem energia elétrica quando entram em contato com o calor da cerâmica, comprometendo a atuação da vela – principalmente em alta velocidade.
Infelizmente, somente limpar não é o bastante. É preciso regular o motor e trocar o combustível por um de boa qualidade.

VI. Superaquecimento do Eletrodo Central


O eletrodo central está derretido. Acontece quando o combustível e a vela são de qualidade inferior e trabalham mais do que deveriam ou quando há: sujeira na câmara de combustão, algum defeito na válvula, adiantamento do ponto de ignição, velas mal instaladas ou muito apertadas. Esse problema pode danificar o motor e causar falhas na faísca. Leve o carro a uma oficina o quanto antes.

VII. Eletrodos Central e Lateral Fundidos


Pode acender quando temperatura na câmara de combustão está muito alta. Isso também acontece por causa de combustíveis e velas inadequados. Essa falha pode fundir os eletrodos central e lateral.
**Atenção:** Quando os eletrodos são fundidos, a combustão deixa de acontecer pela faísca de ignição e passa a ser queimada por incandescência – o que pode quebrar o motor. Encaminhe o seu carro para um mecânico assim que a luz acender.

VIII. Quebra da Base do Isolador


Quando o isolador fica danificado, pode causar trincas e quebras na base do isolador. Sem contar que, o uso ou o manuseio inadequado de ferramentas durante a manutenção das velas podem fazer o isolamento rachar. Esse problema faz com que a faísca das velas vá do eletrodo direto para a carcaça da vela. Gerando falhas na partida e no motor.
**Atenção:** Sempre siga as orientações do fabricante – quando ela quebra, dificilmente voltará a funcionar. O bem estar das velas é bom para o seu automóvel e para a economia de combustível.

e) Luz do Freio ABS

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O ABS é um sistema que impede que as rodas travem durante uma frenagem brusca. Isso evita que o carro capote, que você perca o controle da direção e auxilia no desvio de obstáculos – Como envolve bastante “tecnês”, você talvez queira entender melhor ou agendar uma revisão em nossa página sobre sistema ABS


A luz do painel do ABS acende quando você liga o carro para checar se está tudo certo. O ideal é que ela apague logo em seguida. No entanto, se não apagar, é sinal de que algo está errado com o sistema ABS de freio. É melhor checar com o mecânico.


É raro o ABS dar problemas, mas separamos alguns defeitos mais comuns dentre os poucos que ocorrem:

I. Pastilhas Gastas


Alguns carros possuem sensores nas pastilhas de freio. Eles informam quando as peças estão gastas de demais. Nesse momento, você deverá trocá-las.

II. Mau Contato


Pode ser mau contato na fiação ou nos conectores dos sensores da roda. Também pode acontecer por excesso de umidade. Fará as luzes acenderem.

III. Montagem Errada


Às vezes, o freio pode ter sido montado de maneira errada. Pode ser que a distância do sensor esteja desregulada também. Então o monitoramento da roda fônica ou magnética fica comprometido.

IV. Defeito na Roda Fônica


São defeitos, deformidades, anomalias ou desalinhamento da roda fônica ou magnética que atrapalham a leitura do sensor.

V. Peças Erradas


Quando são acopladas peças erradas aos rolamentos – como as rodas fônicas ou as magnéticas.

VI. Vibrações nas Rodas


São vibrações nas rodas monitoradas. Podem ser causadas pela folga nos eixos, rolamentos ou sensores.

VII.Danos no Módulo de Comando


São os danos no módulo de comando, nos *plugs* ou na unidade hidráulica que contém as válvulas do ABS.

VIII. Problemas Elétricos


Problemas nos cabeamentos das unidades. Podem causar falhas na transferência energética ou interferências eletromagnéticas.

3. LUZES ESPECIAIS


Existem tipos de luzes que só aparecem em alguns carros mais luxuosos. Onde, praticamente, todos os sistemas do carro são controlados eletronicamente. A maioria delas é amarela, portanto não requerem reparo imediato. No entanto, é importante checar sempre que alguma acender.

a) Luz do Imobilizador

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Essa luz do painel indica falhas de no sistema imobilizador. Normalmente esses problemas estão relacionados a problemas no chip da chave remota, no sistema de ignição, no módulo de injeção eletrônica ou nos cabos elétricos. Se ficar acesa e a partida não for acionada – ou o motor não ligar -, é possível que exista uma falha com o sistema antifurto. Experimente a Sherlocar para ver o que pode ser feito quando o carro não liga!


b) Luz de Baixa Pressão nos Pneus

Alguns carros têm um sistema que acende uma luz do painel quando os pneus estão murchos ou com excesso de pressão. É sempre bom manter os pneus calibrados perfeitamente de acordo com as orientações da montadora. Calibragem errada traz muitos riscos para a sua segurança como explicamos abaixo:

I. Aquaplanagem


Seu carro fica suscetível a aquaplanagem. A dinâmica do carro está diretamente relacionada à variação de pressão dos pneus. Qualquer variação pode comprometer o comportamento do veiculo – principalmente em situações extremas. Quando o pneu está murcho, sua área de contato com o solo aumenta e a água é acumulada e jogada para frente – é quase certeza que ocorrerá aquaplanagem.

II. Danos por Impacto


Com a pressão baixa, os pneus ficam mais sensíveis aos danos de percurso – como quedas em buracos, lombadas, meio fio. Os impactos podem gerar bolhas na carcaça. Se elas estourarem, não tem mais jeito, vai precisar [trocar o pneu!](https://suaoficinaonline.com.br/troca-pneus)

III. Pneu Saindo da Roda


A calibragem deficiente pode fazer o seu pneu sair da roda no meio da rua. É muito raro, mas acontece e é perigosíssimo!

IV. Veículo Capotado


Os pneus murchos podem fazer o seu carro capotar, especialmente se for um veículo alto. Isso acontece pois eles concentram mais peso na parte superior, o que os deixam propensos a capotagens. Nesse caso, as laterais dos pneus encostam demais no chão, aumentando a zona de contato, que faz com que o carro tenha mais aderência. Então, em uma curva, o veiculo move a traseira, mas a parte de baixo fica e o carro capota.

V. Performance de Frenagem


A performance de frenagem pode piorar também. A lateral do pneu é a parte que carrega mais peso. Quando há ar demais, essa parte levanta e a área de contato com o solo diminui. Assim, o carro não pode contar com as laterais para se segurar durante a frenagem.

c) Luz de Falta de Combustível

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Alguns veículos flex também têm uma luz do painel que indica a falta de combustível no reservatório. Sem o combustível é muito difícil de ligar o carro, principalmente durante a manhã.


Rodar com o tanque na reserva pode danificar o seu carro. A bomba de combustível é um motor elétrico que fica dentro do tanque e é refrigerado pelo combustível. Quando o tanque está vazio, a bomba funciona sem refrigeração. Isso pode gerar superaquecimento.


Outro problema possível da luz de combustível é o entupimento da alimentação do veículo. Com o tempo, as sujeiras do ambiente acabam depositadas no fundo do reservatório. Quando o nível está baixo, essa sujeira é sugada para o motor e impede que o combustível chegue na câmara de combustão.


Se vocês estiver consumindo mais combustível do que o normal, pode estar com vazamento, algum problema mecânico ou hábitos ruins. Saiba mais no nosso Guia Definitivo de Economia de Combustível!


d) Lâmpadas Queimadas


Alguns carros têm este luz para avisar se **alguma lâmpada queimou**. As lâmpadas são equipamentos de segurança, tanto para você quanto para os outros carros na via. Por esse motivo que é passível de multa rodar com as lâmpadas queimadas. Você pode ver outras [multas que você não conhece aqui na Sua Oficina Online](https://suaoficinaonline.com.br/conteudo/multas-de-transito-16-que-voce-nao-sabe)

ACENDEU UMA LUZ DO PAINEL? AGORA É NÃO VACILAR!


Já sabe quais os potenciais problemas que o painel do seu carro pode indicar, não deixe se agravar e vá concertar enquanto é possível.

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