/ Serviços Mecânicos

Troca do Airbag


1. O que é Airbag?

Airbags, como o nome sugere em inglês, são bolsas de ar infláveis. Elas são acionadas quando o veículo sofre um grande impacto para proteger os ocupantes do carro. São itens de segurança passiva obrigatórios (desde 2010) pois reduzem a possibilidade de danos e morte em caso de acidentes.

Qual a importância do sistema de Airbag?

Os airbags são itens importantes para reduzir a chance de que a cabeça e a parte superior do corpo dos ocupantes colidam no painel do carro. Também ajudam a diminuir o risco de lesões graves durante acidente, dividindo o impacto da colisão pelo corpo do ocupante.


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2. Quanto tempo dura o Airbag?

De acordo com a maioria dos manuais de proprietário, o airbag é projetado para durar entre 10 e 20 anos, até mais que isso – mas essa é a margem de segurança. Essa margem é necessária, pois, como boa parte dos itens do carro, a vida útil depende dos hábitos de uso do motorista.

No entanto é importante ficar sempre de olho em recalls, o airbag é o principal motivador da maciça maioria dos recalls no Brasil.

O que realmente previne os ocupantes do carro de ficarem na mão durante um acidente é ficar de olho na validade dada pela montadora e prestar atenção nas luzes do painel. O sistema de airbag é monitorado por uma central eletrônica que checa as suas condições frequentemente e avisa de há algo errado pela luz. A luz do painel pode indicar se existem cabos rompidos ou oxidações no contato. Qualquer anomalia é avisada.

3. Preciso fazer manutenção no Airbag?

O airbag requer manutenção assim como qualquer componente do carro. A diferença está na frequência desse serviço e nos momentos em que são necessários.

Primeiro momento: quando você compra um veículo usado. A recomendação é que sempre faça uma revisão completa no sistema de segurança quando adquirir um carro seminovo ou usado. Alguns defeitos em itens elétricos podem fazer com que a bolsa de ar trave quando precisar ser acionada. Isso é muito perigoso. Esse tipo de defeito é detectado durante uma revisão.

Segundo momento: após o período determinado pela fábrica. Mesmo que você nunca tenha precisado do airbag, que a luz não esteja acesa e que a parte elétrica esteja em boas condições, troque todo o sistema de airbag. É um serviço caro, mas essencial para sua segurança. Lembrando que é proibido reutilizar a bolsa de ar depois de acionada. O que nos leva ao terceiro momento.

Terceiro momento: quando a bolsa é acionada durante um impacto. Tanto o airbag como o módulo de controle e o volante – e o painel, no caso do passageiro dianteiro – devem ser trocados. Uma vez que o item é acionado, é fica completamente inutilizável. Para fazer a substituição, o proprietário do veículo deve procurar uma oficina autorizada para garantir a originalidade do produto.


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4. Como funcionam os Airbags?

Para que os airbags sejam efetivos, é necessário que a bolsa de ar se infle instantaneamente quando há uma colisão.

Como isso acontece? É bem simples.

A desaceleração brusca do carro ativa os sensores de velocidade do airbag. Então, a unidade de controle envia um sinal elétrico para o ignitor do gerador de gás – componente responsável por inflar a bolsa.

O gerador de gás enche a bolsa rapidamente por meio de uma reação química chamada de decomposição de azida de sódio. A azida fica alojada em uma cápsula. No momento em que acontece um impacto, se inicia um processo de ignição que aquece a azida. A temperatura alta gera nitrogênio molecular que é gasoso e infla o airbag. A bolsa é feita de um plástico especial que possui alguns sulcos. Esses sulcos garantem que a estrutura romperá nos lugares certos e que nenhum pedaço de plástico acertará os passageiros.

Depois de inflado, o airbag começa a esvaziar para absorver o impacto do corpo. Isso é necessário porque o choque contra um airbag no momento em que está inflando é tão intenso quanto bater no painel. A bolsa esvazia pelos furos na estrutura.

5. Peças que compõem o sistema de Airbag:

O sistema de airbag é composto por três partes: os sensores de batida, o módulo de abertura e a unidade de diagnóstico.

a) Sensores de Velocidade/Batida:

São sensores que apontam a desaceleração do veículo quando acontece um impacto frontal. A velocidade de acionamento varia conforme o tipo de desaceleração. Por esse motivo que as bolsa não inflam em qualquer frenagem busca.

b) Unidade de Diagnóstico:

Serve para averiguar o sistema de funcionamento do sistema de airbags. É o que faz com que a luz do painel acenda se houver alguma coisa errada a partir do momento em que o carro é ligado.

c) Módulo de Abertura:

Os sensores são ligados aos cabos dos módulos de abertura. Os módulos são os sistemas que fazem a bolsa inflar.

d) Cápsula de Azida de Sódio:

Cápsula que é aquecida para gerar o nitrogênio que infla a bolsa quando acionada.

6. Problemas frequentes com o Airbag:

a) Bolsa do Airbag do Passageiro

A bolsa que fica próxima ao porta luvas normalmente não costuma dar problema. No entanto, pode haver a interrupção dos fios da bolsa ao serem movimentadas no painel durante reparos no ar ou na instalação de equipamento multimídia.

b) Bolsa do Airbag dos Bancos

Os fios das bolsas que ficam nos bancos sofrem desgaste com os movimentos para ajustar os assentos. O plug de ligação dos sensores também pode ter mau contato.

c) Substituição da Caixa de Direção

A cinta de alimentação da bolsa do Airbag é um item muito frágil e montado para que possa expandir e recolher conforme o movimento do volante. O projeto da cinta funciona perfeitamente, mas qualquer erro durante uma manutenção pode causar danos irreparáveis. A única solução é a troca – que não é um serviço barato, além, da dificuldade de encontrar a peça disponível.


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