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TROCA DA CORREIA DENTADA


QUANDO FAZER A TROCA DA CORREIA DENTADA?

  • Em geral a troca da correia dentada ou correia sincronizadora é recomenda entre os 50 ou 60 mil quilômetros ou 4 anos, o que ocorrer primeiro.
  • Mesmo que não atinja essa quilometragem é indicado fazer a troca periodicamente, a cada 4 ou 6 anos, devido ao desgaste natural que a peça sofre com a ação do tempo.
  • Adicionalmente, é indicado verificar o estado da correia a cada 40 mil quilômetros.

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QUAIS SINTOMAS INDICAM A NECESSIDADE DE TROCAR A CORREIA?

Atenção! Infelizmente a correia dentada ou correia sincronizadora não dá nenhum sinal de que está próxima a se romper, o que causa um grande risco dado o prejuízo potencial que sua quebra pode ocasionar. Portanto, o correto é fazer a troca de forma preventiva.


De toda forma, existem alguns indícios que sinalizam que a correia está próxima do fim de sua vida útil e precisa ser substituída: * A correia emite um ruído, geralmente um barulho repetitivo vindo da frente do carro, que ocorre quando a correia foi mal colocada ou está com algum problema. * Rachaduras no corpo da correia. * Pedaços/dentes de borracha da correia estão faltando. * Material acumulando nas ranhuras da correia. * Brasão da Correia, nome dado quando a parte traseira da correia fica com uma aparência brilhante pois a trama da correia fica exposta. * Desgaste desigual das ranhuras. * Contaminação por cascalho ou pó de minério de ferro e outros minerais. * Contaminação por Óleo Sintoma: A superfície da correia fica pegajosa e grudenta.

QUAL O CUSTO DA TROCA DA CORREIA DENTADA?

O preço da troca varia conforme o modelo do carro, a correia utilizada e da oficina escolhida. Veja o preço médio de mercado para alguns modelos:

preco_correia_dentada

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PARA QUE SERVE A TROCA DA CORREIA DENTADA?

A correia dentada, também conhecida como correia sincronizadora, tem a função de sincronizar o movimento da parte superior e inferior do motor. De um lado está o eixo virabrequim e do outro o comando de válvulas do motor:

correia_dentada

Em caso de rompimento da correia dentada o carro simplesmente para de funcionar. Quando isso ocorre com o carro em movimento é alto o risco de importantes peças do motor sofrerem graves danos, como a quebra das válvulas que se chocam com os pistões. Algumas vezes é necessária uma retífica do motor.


COMO É FEITA A TROCA DA CORREIA DENTADA?

Para trocar a correia o mecânico deverá seguir o procedimento descrito abaixo:

  • Abrir o capô e remover a tampa protetora do motor, se houver.
  • Desparafusar e retirar as carcaças plásticas que cobrem as peças da lateral do motor.
  • Afrouxar parafusos do comando de admissão.
  • Remover a polia tensora da correia dentada, que mantém a correia tensionada e impede que a mesma possa escapar da sua posição.
  • Remover e substituir a correia antiga pela nova.
  • Ajustar a tensão da correia e recolocar todas as peças removidas e afrouxadas no processo.
  • Ligar o motor do carro para verificar se o serviço foi bem executado.

A troca da correia é um serviço complexo e demora cerca de 2 horas para ser realizado.


CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES SOBRE A TROCA DA CORREIA

Sempre utilize a correia com as especificações recomendadas pela montadora, essa informação pode ser encontrada no Manual do Proprietário.
É recomendado sempre trocar a polia tensora quando for fazer a troca da correia.
Nem todos os veículos utilizam correia dentada, alguns modelos ainda são produzidos com correntes metálicas, que apesar de mais caras e barulhentas têm maior durabilidade.

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