Como um proprietário do veículo é de vital importância que você realize a manutenção regular em seu veículo. Sem a manutenção adequada, seu veículo será muito mais propenso a problemas mais sérios no futuro, que poderia levar você a gastar muito mais do que o necessário.

Ao realizar a manutenção de rotina do seu veículo, se reduz muito o risco de problemas sérios no futuro, além de melhorar a qualidade de condução do seu veículo. Muitos proprietários de veículos não conseguem executar as tarefas necessárias de manutenção do veículo que são tão importantes devido à ignorância, falta de consciência ou mesmo preguiça.

A manutenção do carro não é uma tarefa difícil para a maioria dos motoristas. Mesmo os motoristas com conhecimentos de mecânica limitados são capazes de executar tarefas de manutenção, como verificar a pressão dos pneus, trocar o óleo e verificar outros fluidos do motor em seu veículo. Se algumas dessas tarefas de manutenção deixarem você um pouco desconfortável, você poderá consultar o manual do veículo que acompanha todos os veículos para obter orientação, ou até mesmo pedir ajuda a alguém com um pouco mais de conhecimento. Mas é crucial que, de uma maneira ou de outra, você esteja fazendo manutenção regular.


O risco de não conseguir manter seu veículo


Como foi mencionado anteriormente, a falta de manutenção regular no seu veículo pode levar a problemas mais graves no futuro. Certas falhas mecânicas podem ocorrer, o que resultará em grandes despesas para consertar sem a devida manutenção do veículo. Alguns dos problemas mais caros que podem ocorrer como resultado da não manutenção do seu veículo podem ser encontrados abaixo:

• Fixação ou substituição do cilindro - a necessidade de fixar ou substituir o cilindro no seu veículo é frequentemente um sinal de negligência continuada. A falha do cilindro ocorre quando falta a mistura correta de combustível, ar e faíscas, o que leva ao superaquecimento do cilindro e, em seguida, falha.
• Substituindo o conjunto da transmissão - os problemas de transmissão podem ser causados pela falta de manutenção regular. Esses problemas são raros somente se a manutenção regular, especialmente se você seguir o guia do fabricante, for realizada. Sem uma transmissão totalmente funcional, o seu carro não será capaz de virar.
• Substituir a cabeça do cilindro e as velas de ignição - não manter a cabeça do cilindro e as velas de ignição pode causar falhas no motor. Falhas no seu motor fazem com que os cilindros aqueçam e falhe.
• Substituir a árvore de cames – não trocar o óleo regularmente e limpar as válvulas, causará acumúlo de sujeira, o que pode resultar na falha da árvore de cames. Isso geralmente só acontece se a manutenção regular for negligenciada, para que você não tenha problemas como esse, siga as instruções do manual.

Como você pode ver com apenas alguns dos possíveis problemas que podem ocorrer sem manutenção regular, a conseqüência disso pode ser muito cara. Portanto, para evitar ter que pagar grandes somas de dinheiro, é importante garantir que você execute as tarefas de manutenção sempre que exigido.


Tarefas Importantes de Manutenção do Veículo


Há uma série de tarefas de manutenção do veículo que precisam ser executadas regularmente para evitar danos sérios ao seu veículo. Essas tarefas podem ser executadas por você mesmo, portanto, não há desculpa para não fazê-lo. Algumas das tarefas de manutenção mais importantes que todos os condutores devem realizar são as seguintes:

• Verificações regulares de fluido - é vital verificar regularmente os níveis de fluido, como óleo, fluido de transmissão e líquido de arrefecimento do motor. Se você achar que algum deles está acabando, é importante adicionar os fluidos necessários imediatamente. Não fazer isso pode levar à falha do motor devido ao superaquecimento.
• Trocas regulares de óleo - o óleo é a vida do seu motor, portanto, em primeiro lugar, é importante garantir que os níveis de óleo sejam suficientes para permitir que o motor funcione sem problemas. Além disso, o óleo deve ser trocado a cada 5.000 ou 10.000 km para garantir o melhor desempenho do seu motor e evitar possíveis problemas no motor.
• Verifique as pressões dos pneus - verificar a quantidade de ar em cada um dos seus pneus também é uma parte importante da manutenção do veículo. Não ter a pressão correta dos pneus pode levar a desgaste excessivo dos pneus e resultar em você ter que trocar seus pneus com mais regularidade. Ter muito ar nos pneus também pode ser um problema, pois pode deixar os pneus mais propensos a furar. Você pode verificar as pressões ideais dos pneus para o seu veículo consultando o manual do veículo.
• Verifique o filtro de ar do motor - ter um filtro de ar sujo pode reduzir a vida útil de um motor e também reduzir a eficiência da gasolina em até 10%. Você pode limpar o filtro de ar do seu motor apenas soprando qualquer poeira acumulada que possa ter se acumulado com uma mangueira de ar.

Ao realizar, pelo menos, essas tarefas de manutenção regularmente, reduzirá as chances de ocorrerem problemas mais sérios com o veículo. Pode parecer uma tarefa árdua para alguns motoristas, mas as conseqüências de não fazê-lo podem deixar você com uma grande despesa, além de colocar sua segurança em risco.


A Sua Oficina Online ajuda proprietários de carros a encontrarem as melhores oficinas da sua região e comparar preços dos serviços automotivos.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Leia Mais
A importância da manutenção do veículo
Share this

Subscribe to Sua Oficina Online