Realizar os serviços rotineiros de manutenção é vital para manter seu carro, caminhão ou SUV funcionando bem (como qualquer máquina). Às vezes, porém, surgirão problemas com o carro e todos os veículos exibirão determinados sinais de alerta. Para reduzir o potencial de quebra e reparos caros, a Sua Oficina Online listou os 11 problemas mais comuns de carros que tendem a aparecer.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


1.Luzes de aviso


Uma luz de aviso ou verificação de motor é o problema mais comum para os proprietários de carros, caminhões e utilitários esportivos. Essas luzes acendem quando a ECU do veículo (unidade de controle do motor) detecta um código de erro acionado por um sensor. Uma vez que existem mais de 200 códigos de aviso possíveis, com um mecânico profissional completo, uma inspeção de luz de advertência é a melhor maneira de determinar a fonte e fazer os reparos corretos.

2. Um motor engasgando


O motor funciona melhor quando o ar e o combustível se misturam e queimam corretamente na câmara de combustão. Para completar com eficiência este processo, uma série de componentes do sistema de combustível e ignição devem trabalhar juntos. Embora muitas partes móveis ajudem um motor a funcionar adequadamente, o motor engasgando ou a falha de ignição é um dos principais problemas. Para reduzir problemas de falha de motor ou pulverização, certifique-se de substituir os componentes do sistema de combustível e ignição, conforme recomendado pelo fabricante.


3. Má Economia de Combustível


Quando o motor está funcionando com eficiência, ele queima combustível a uma taxa que ajuda a melhorar a economia de combustível. No entanto, várias peças do sistema de combustível, como filtros de combustível, filtros de ar, sensores de fluxo de ar de massa e sensores de O2, acabam se sujando ou se desgastando. Se isso acontecer antes de serem substituídos, isso fará com que o motor consuma mais combustível do que o normal. Novamente, ser proativo em relação à manutenção de rotina fornece a solução.


4. Bateria descarregada


A maioria das baterias de automóveis deve durar cerca de três anos ou 80.000 quilômetros. Uma bateria descarregada é geralmente causada por correntes de corrente reduzidas - ou correntes elétricas - que diminuem naturalmente à medida que a bateria perde sua capacidade de manter uma carga. Um alternador danificado, um sensor de temperatura da bateria ou outros componentes do sistema de carregamento podem agilizar esse problema. É melhor substituir a bateria do seu carro a cada 80.000 quilômetros ou três anos, mesmo que não esteja mostrando sinais de danos.


5. Pneus Carecas


Enquanto a maioria dos pneus fica careca depois de colidir com um objeto ou ser perfurado, é possível que um simples desgaste seja a fonte principal. Estenda a vida útil do seu pneu, fazendo o rodízio corretamente, como recomendado pelo fabricante do veículo. Geralmente, girar pneus a cada 8.000 quilômetros (ou quando você troca o óleo do motor) é o melhor conselho.


6.Freios tremendo ou apitando


Como qualquer outra parte móvel em seu carro, o sistema de freio deve se desgastar durante um período designado de tempo. Os freios são vitais para uma parada segura, portanto, quando apresentarem quaisquer sintomas de problemas, como guinchos, guinchos ou um pedal de freio macio - ele deve ser inspecionado por um mecânico profissional o mais rápido possível. Embora problemas menores possam causar ruídos ou apitos, quando os freios começam a triturar, é um sinal definitivo de que eles precisam ser substituídos.


7. Falha do Alternador

O alternador é a peça do seu veículo que mantém todos os sistemas elétricos em operação assim que o carro é ligado. Também é responsável por fornecer uma carga à sua bateria para mantê-la em condições de pico. Quando um alternador se rompe, eventualmente fará com que a bateria se desgaste prematuramente e outros problemas de partida. Verifique os intervalos de manutenção recomendados e substitua o alternador antes que ele se quebre para evitar esse incômodo.

  1. Motor de arranque quebrado

O motor de partida é responsável pelo acionamento do motor, que inicia o processo de partida. Quando esse componente falha, geralmente é porque o solenóide elétrico foi danificado, o motor de partida se rompe ou ocorre outra falha elétrica - como um relé de partida, por exemplo. Embora uma partida possa ser substituída antes que ela quebre, é difícil prever quando isso acontecerá. É melhor ter uma inspeção de partida do carro para determinar o problema antes de assumir que é o motor de partida.

  1. Volante tremendo
    Vários problemas podem fazer o volante tremer durante a condução. Se isso acontecer logo após ligar o carro e começar a dirigir, os rolamentos das rodas ou os componentes danificados da suspensão geralmente são a fonte. Se isso acontece em velocidades mais altas, normalmente é um problema de equilíbrio de pneu / roda. Independentemente disso, ter um mecânico profissional inspecionar o veículo em sua localidade é a melhor maneira de diagnosticar e resolver corretamente esse problema.

  2. Superaquecimento do carro

Você pode suspeitar que o superaquecimento seja maior nesta lista, mas, na realidade, isso ocorre raramente. Na maioria dos carros modernos, o sistema de resfriamento é muito complexo, contendo vários sensores que monitoram a temperatura do refrigerante, o fluxo e outros componentes. Manter-se a par dos serviços de distribuição do radiador e mudar a bomba de água antes que ela se quebre são duas maneiras fáceis de reduzir o potencial de problemas de superaquecimento.

  1. Transmissão Automática Deslizante
    Quando mantida adequadamente, uma transmissão automática pode durar mais de 320.000 quilômetros sem problemas. A transmissão automática moderna é um sistema hidráulico composto de vários selos, gaxetas e linhas que podem ser danificados, entupidos com detritos ou vazamentos. Quando isso acontece, uma transmissão "desliza" ou não muda suavemente. Para evitar este problema comum do carro, fique por dentro do serviço de transmissão recomendado para o seu veículo. Todos os carros exigem manutenção para permanecerem operacionais. Mesmo quando você estiver no topo dos serviços de suporte sugeridos, como mudanças de óleo e rotações de pneus, problemas ocorrerão. O estilo de dirigir ou o modelo do carro pode deixar seu carro mais propenso a certos problemas do que outros. Não importa a sua escolha de veículo, você vai querer estar atento para os problemas do carro listados anteriormente.
Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Leia Mais
Os 11 problemas mais comuns de automóveis
Share this

Subscribe to Sua Oficina Online