Pergunta: Quando trocar o óleo do carro? Só quando a luz do painel alerta?

É muito importante você fazer a troca do óleo do motor com a frequência adequada. O melhor dos mundos é você não deixar passar o prazo de validade para fazer a manutenção, mas não adianta trocar o fluido com muita periodicidade e gastar com um serviço desnecessário. Por isso vamos te ensinar o jeito mais fácil de saber, com segurança, se precisa trocar de óleo.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


O QUE SIGNIFICA A LUZ DE ÓLEO NO PAINEL?

A Luz do óleo é aquela que lembra uma chaleirinha no painel. Ela informa algum problema na lubrificação do motor. Existem muitos motivos para o carro detectar a falha, que vão do baixo nível de óleo no cárter – que não indica necessidade de troca, se for o caso, apenas complete o compartimento e procure por vazamentos – até defeitos no sistema elétrico. Essas são as principais causas de problemas:

  • A falta de pressão no sistema - falha na bomba de óleo;
  • Canal de lubrificação entupido - formação de borras;
  • Defeito no sensor da lâmpada - acendeu errado.


    Para a grande maioria dos carros, os problemas acima não devem ocorrer. São anormalidades do sistema. Porém, todo carro, sem exceção, precisa que o óleo seja trocado com frequência, mesmo sem estar com a luz acesa.

QUANDO COMPLETAR O ÓLEO DO CARRO?

Você só completa quando o óleo não está próximo da validade e estiver chegando ao nível mínimo sugerido. Neste caso, use sempre o produto com as mesmas especificações que o anterior – aprenda a ler o código no rótulo do óleo. Se estiver no mínimo, mas perto de vencer, é melhor que você já troque tudo de uma vez.


QUANDO TROCAR O ÓLEO DO CARRO?

A frequência de troca de óleo e substituição do filtro de óleo varia de acordo com hábitos de uso do carro. É indicada a cada 5.000 km ou 6 meses (o que vier primeiro) para carros com uso intenso (que carregam carga, pegam estrada de terra, ou muito trânsito). Quando o uso é mais rotineiro, em estrada ou cidade, recomenda-se a troca a cada 10.000 km ou 12 meses. Em qualquer situação, quando o óleo vencer, deve ser substituído independente de quilometragem ou tempo de uso.


Por enquanto, os sensores para esse tipo de troca estão disponíveis em veículos de luxo. O correto é acompanhar a quilometragem do veículo e compará-la com a quilometragem de troca apontada na etiqueta do óleo (que fica no para-brisas, em cima e à esquerda) ou no próprio manual do condutor.


Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Troca De Óleo Do Motor em São Paulo
Troca De Óleo Do Motor em Rio de Janeiro
Troca De Óleo Do Motor em Belo Horizonte
Troca De Óleo Do Motor em Curitiba
Troca De Óleo Do Motor em Brasília
Troca De Óleo Do Motor em Porto Alegre
Troca De Óleo Do Motor em Goiânia
Troca De Óleo Do Motor em Fortaleza
Troca De Óleo Do Motor em Salvador
Troca De Óleo Do Motor em Campinas
Troca De Óleo Do Motor em Recife
Troca De Óleo Do Motor em Guarulhos


A sua oficina agora está online!


A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.


Aqui você compara o preço de serviços mecânicos das melhores oficinas próximas de você.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Leia Mais
Quando trocar o óleo do carro?
Share this

Subscribe to Sua Oficina Online