Como aproveitar ao máximo o potencial dos colaboradores da sua oficina


Sérgio sempre pagou aos seus mecânicos salários acima da média de mercado. Na verdade, além do salário ele ainda paga uma taxa de comissão pelos serviços realizados por cada mecânico na oficina. Sérgio se orgulha disso e sempre acreditou que o dinheiro é o maior motivador das pessoas.
Mas, apesar do generoso plano de remuneração, os mecânicos do Sérgio acabam saindo para trabalhar em outras oficinas. Até os melhores partem. Isso prejudica seus negócios. Por que Sérgio tem esse problema recorrente?


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Aprenda as coisas que verdadeiramente motivam as pessoas


Décadas de pesquisa sobre o comportamento humano mostraram que o dinheiro é um motivador ineficiente no ambiente de trabalho. O dinheiro não incentiva a lealdade dos funcionários, como Sérgio descobriu, e certamente não motiva os trabalhadores a buscar a excelência.
Outras coisas motivam as pessoas mais do que o dinheiro. Ignorar essas coisas, ou até passar por cima delas, pode ser desastroso, como Sérgio está experimentando. Mas cultivar esses aspectos do comportamento humano pode render grandes resultados para sua oficina. Vamos analisar três fundamentos da motivação e examinar algumas maneiras fáceis de aplicá-las em sua oficina.

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As pessoas nascem motivadas a ter sucesso - reconheça esse fato

Anos atrás, um cientista chamado Maslow afirmou que as pessoas nascem com três motivações inatas. Todos somos levados a sobreviver fisicamente, a pertencer e a sentir-nos importantes - nessa ordem. Estamos simplificando bastante a teoria da “Pirâmide de Maslow”, também chamada da "hierarquia de necessidades de Maslow", que você pode consultar com mais profundidade na internet facilmente.
Se os seus colaboradores, então, chegarem até você já motivados para alcançar o sucesso, para serem produtivos e se tornarem uma parte importante do seu negócio, o que os faz sair? Simples. A maneira como você gerencia seu negócio deve estar desmotivando seus colaboradores. Vamos ver o que pode estar errado.

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Nossa motivação básica - O impulso para sobreviver


Desde o início, os seres humanos nasceram com uma vontade interior de comer, de ter roupas adequadas, abrigo adequado e todas as necessidades básicas da vida. Isso significa que você precisa de ganhar um mínimo de dinheiro que seja suficiente para suprir essas necessidades básicas de sobrevivência, como pagar o aluguel, comprar alimentos, roupas e serviços de saúde para você e para sua família. Faz sentido?
Se um mecânico não está ganhando dinheiro suficiente para fornecer tudo isso para seus entes queridos, ele não é preguiçoso. Se você consegue contratar mecânicos inteligentes e qualificados com uma remuneração adequado, mas eles continuam pedindo demissão, a falha pode estar nos seus métodos de gerenciamento. Você diminui a produtividade de seus técnicos ao cometer esses três erros comuns?
• Você designa apenas um carro de cada vez para cada mecânico, enquanto eles poderiam facilmente assumir a responsabilidade por dois ou três veículos e planejar seu próprio fluxo de trabalho?
• Seus mecânicos têm muito tempo ocioso durante o expediente? Mantenha-os ocupados em vez disso. Aprenda a delegar melhor seu fluxo de trabalho da sua oficina e confie na capacidade de organização e execução dos mecânicos.
• Você tem medo de defender junto aos clientes os serviços recomendados pelos mecânicos? Ou fica apressando seus mecânicos para entregar os veículos dos clientes antes do prazo combinado? Aprenda a gerenciar melhor seus clientes.


Nossa segunda motivação - nossa necessidade de pertencer


Como é a cultura na sua oficina? Você pode ter ouvido esse famoso ditado sobre gestão de empresas: “as pessoas não se demitem do trabalho, elas se demitem de outras pessoas. ” Vamos analisar duas maneiras pelas quais os proprietários – e gerentes - influenciam fortemente a cultura de sua loja: como lidam com erros e como eles promovem treinamento.

Erros. Todo mundo comete erros. Quando os erros acontecem, contudo, o padrão na sua oficina é encontrar um culpado? Os mecânicos são punidos ou penalizados além de ter que fazer o trabalho sem pagamento? Se sim, então você está ensinando aos seus colaboradores que eles não são importantes para você. Não espere lealdade.
Por que não usar erros como uma oportunidade para melhorar seu negócio? Saiba por que o erro aconteceu. Investigue por que o mecânico se enganou no diagnóstico. Que instruções ou reclamações pouco claras você ou um atendente recebeu do cliente e por que isso foi mal comunicado ao mecânico? Havia pressão para fazer o diagnóstico ou conserto mais rápido do que o ideal? Houve falha em algum equipamento ou no sistema de informação que levaram ao erro? Enfim, muitos fatores contribuem para erros, e muitas vezes a maior parte da "culpa" recai sobre o ambiente de trabalho, e não inteiramente sobre o mecânico.

Treinamento. Os mecânicos escolhem essa profissão porque gostam de aprender sobre automóveis. Por que não incorporar algum treinamento como um hábito periódico dentro da sua oficina? Descubra em que áreas cada mecânico ainda não domina e, em seguida, ensine-as um pouco sobre esse tópico toda semana ou mês. Encontre artigos em jornais, revistas ou sites especializados, que expliquem esses tópicos e dê esse material de leitura para seus mecânicos. Você pode também fazer sessões de vídeo em conjunto dentro da oficina, existe muito material de qualidade disponível gratuitamente no YouTube, por exemplo. Desenvolva uma cultura de aprendizado constante em sua oficina. Ajude seus mecânicos a aprimorarem suas habilidades e, em seguida, observe como a atitude deles em relação a empresa e a você melhora.


Nossa terceira motivação - a necessidade de sentir-se importante


Admita, alguns clientes preferem falar com um mecânico sobre seu carro do que tentar explicar para você ou para um atendente. Dê aos seus mecânicos um papel de destaque no atendimento ao cliente quando for o caso. Coloque seu ego de lado.
Ainda sobre esse tópico, algumas das melhores ideias de melhoria de processos, atendimento ao cliente e marketing podem vir de seus mecânicos. Por exemplo, você poderia incentivá-los a sugerir vendas de serviços em pacote e, em seguida, você poderia expor esses combos em sua sala de espera.
Dar mais responsabilidade e protagonismo aos seus colaboradores faz com que eles se sintam mais importantes e se esforcem para contribuir ainda mais para o negócio, trazendo soluções que muitas vezes extrapolam a área de atuação dos mecânicos.


Resumindo


Aprenda os fundamentos da motivação e lucre com eles. Pare de fazer coisas que desmotivem seus mecânicos. Em vez disso, construa as coisas que nutram a motivação interior dos seus colaboradores. Eles serão mais felizes e você será mais bem-sucedido. Se você tem problemas de criar um ambiente motivador na sua oficina, tem outras técnicas para fazer isso ou tem alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco através do e-mail contato@suaoficinaonline.com.br.


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