Turbinar Motor? Mitos e Verdades sobre o desempenho do seu carro!
Potência automotiva é um universo completamente novo e cheio de possibilidades. Existem inúmeras coisas que você pode fazer no seu carro para melhorá-lo, desde a estética até a potência. Neste artigo vamos falar especificamente sobre turbinar motor para melhorar o desempenho do carro. Sabemos que mesmo para quem já entende do assunto, é rodeado de “disse me disse”, de casos e lendas urbanas. Selecionamos 8 mitos e verdades sobre o assunto que vão te dar mais segurança na hora de fazer qualquer alteração no motor.
1. Motor compressor e motor a turbo são a mesma coisa!
MITO!
Essa é uma dúvida comum. Antes de mais nada, importante entender que o os motores de combustão funcionam a partir da queima de uma mistura de ar com combustível. Quanto mais comprimido é o ar, maior a temperatura que essa queima irá gerar e, por consequência, maior a energia produzida. Traduzindo, com ar comprimido, se tem mais desempenho para um mesmo consumo de combustível.
Por isso surgiram diversas variações de motores que trabalham para comprimir o ar que usam de insumo para a combustão. Os mais conhecidos são o Motor Turbo e o Motor Compressor. Muitas pessoas acreditam que são a mesma coisa e, em parte, estão certos. O conceito de funcionamento é o mesmo: ambos comprimem o ar de entrada, mas existem diferenças significativas no COMO eles fazem isso.
O motor a turbo (também conhecido como turbocompressor, “turbo-charger”, ou carinhosamente apenas turbo) é formado por duas câmaras. Na primeira, que é posicionada ao fim das câmaras de combustão, recebe os gases do escapamento para gerar o movimento de uma turbina que será transmitido a segunda por um eixo que as conecta. Na outra câmara, a turbina suga o ar ambiente para fazer a sua compressão.
Com esse sistema, o turbo não absorve energia do motor para iniciar seu processo. São muito eficientes na produção de pressão, o que permite um aumento na quantidade de oxigênio para a queima. Quando há mais combustível e mais ar, a queima é mais potente.
O “problema” do turbocompressor – que pode incomodar alguns motoristas -, é que ele demora um pouco para responder pois precisa de um ritmo de rotação mais elevado para a câmara de compressão funcionar seguindo o fluxo explicado (efeito chamado de “turbo lag”). Por esse motivo, ele não funciona bem quando o motor é ligado e a rotação ainda está baixa. Uma vez ativado, no entanto, ele se auto-alimenta pois gera mais gases de escape que serão utilizados para gerar mais energia, criando um ciclo que se fortifica em altas rotações.
Outro porém é que ele gera uma alta quantidade de calor, sendo necessária atenção para equipamentos que controlem/diminuam a temperatura do motor, como intercoolers.
Já o compressor (ou “supercharger”), é acionado por uma correia ligada ao motor (normalmente ao eixo virabrequim ou ao comando de válvulas). Isso significa que ele se aproveita da energia do motor para movimentar sua turbina. Em compensação, a resposta é mais linear desde as baixas velocidades e gera menos calor que o anterior. Esse compressor funciona bem já nas menores rotações – por isso gera menos calor. É mais indicado para carros comuns pelo aumento de potência já em velocidade baixa mas não ganha tanto desempenho quanto o turbo em alta velocidade.
Existem diversos modelos de superchargers, sendo que alguns podem ser combinados com os turbo, garantindo o máximo de potência em baixas e altas rotações.
Entendeu a diferença?
2. O gás nitro (conhecido pela marca Nos) é inflamável!
MITO!
Uma das maneiras mais comuns de melhorar o desempenho é usar o Nitro. Substância que potencializa o motor quando passa da forma líquida para gasosa. Durante o processo, ele absorve o calor do ambiente e aumenta o volume de ar, melhorando a performance.
A questão é: nitro é inflamável? Definitivamente não. Aquilo que você vê nos filmes de carros é pura ficção. Os veículos equipados com nitro não explodem daquele jeito (Pelo menos não por causa da substância). Pense o seguinte: para o motor funcionar, é preciso combustão. A combustão é a reação entre oxigênio e alguma substância inflamável – como gasolina ou álcool. Para a queima ser eficiente, não necessárias quantidades especificas de ar e combustível. Portanto, se o nitro fosse inflamável, não serviria para reagir com o combustível pois desequilibraria o sistema de combustão. Isso causaria o que popularmente chamamos de “afogar o carro” – quando há mais combustível que ar.
Explosões cinematográficas são incríveis. Mas, calma… Você está seguro com o Nitro.
3. Chip de potência pode comprometer outros sistemas do carro!
VERDADE!
Instalar um chip de potência significa fazer alterações no carro a partir de um chip auxiliar que melhore o desempenho. Pode fazer isso aprimorando o consumo de combustível, substituindo o comando a injeção eletrônica ou as emissões de gases poluentes. Os veículos vêm de fábrica com um controle eletrônico e o chip serve para modificar essas padronizações.
Esses chips são muito vantajosos para veículos com a função do consumo de combustível limitada. Eles enriquecem a mistura de ar e combustível, potencializando o carro, mas aumentando o consumo se não for usado direito. Caso queira compensar esse tipo de prejuízo, veja nosso guia definitivo de economia de combustível ou a última dica dessa lista de coisas para deixar o carro mais cômodo.
Pensando nisso, é preciso entender que os chips só podem ser instalados por profissionais muito capacitados e especializados. O computador do carro não controla só o motor, mas todos os sistemas eletrônicos. A instalação pode afetar outras partes do carro e causar sérios problemas em seu funcionamento – os danos podem chegar até o triplo do valor de turbinar motor. É preciso pensar no carro como um todo. Além disso, outros componentes precisam estar prontos para a melhoria de potência.
Veja casos no vídeo abaixo extraído do Auto Esporte:
4. O comando esportivo de válvulas não funciona bem na marcha lenta!
VERDADE!
As válvulas são as portas de entrada (admissão) e saída (escape) da mistura ar-combustível nas câmaras dos pistões. O comando de válvulas é o que determina quando essas válvulas de escape e de admissão são abertas ou fechadas. Basicamente, é um eixo metálico com saliências ( conhecidos por ressaltos ou cames) estruturadas para pressionar a ativação de cada uma dessas válvulas. Esse eixo está em constante movimento pois é rotacionado por uma correia, engrenagens ou corrente ligada ao eixo virabrequim (Que transforma a potência do motor em rotação para as rodas do carro). Logo, é esse comando que determina quanto tempo a mistura de ar-combustível terá para entrar e sair das câmaras de pistão, o que interfere diretamente na potência do motor.
No comando esportivo de válvulas, há um período maior em que as válvulas de admissão e escape ficam abertas simultaneamente. Com isso o fluxo da mistura é mais acelerado. Isso auxilia quem deseja turbinar motor pois a potência em alta velocidade é maior, já que a renovação das substâncias é mais rápida e o funcionamento rápido do motor supre esse fornecimento. No entanto, em marcha lenta, o fluxo da mistura não é suficiente para que a câmara fique cheia nesses momentos. Precisaria de uma rotação mais alta para não perder o torque e evitar inconsistências. Além disso, com o maior fluxo de mistura que não é aproveitado em marcha lenta, o consumo maior de combustível é desperdiçado.
O mais legal é que hoje já existem comandos inteligentes, que controlam essa duração de abertura das válvulas para otimizar o consumo nas velocidades baixas e aumentar o desempenho em ritmos mais altos.
5. É possível instalar um intercooler sem ter um motor turbinado!
MITO!
O intercooler serve para resfriar o ar antes de sofrer combustão no motor. Se quiser turbinar motor, isso é vantajoso porque o ar frio comprime as moléculas de oxigênio. Portanto, é possível ter mais oxigênio para reagir ao combustível no mesmo compartimento. Quando o ar passa pela turbina dos turbos, sai com uma temperatura muito mais elevada que o recomendado, podendo até danificar o conjunto. Por esse motivo que o intercooler é muitíssimo necessário em parte dos carros.
Nos carros comuns, o bloco não tende a esquentar tanto assim. Por isso, não é necessário um intercooler. Se o seu motor aquece muito, não tem problema nenhum instalar o aparelho. Não vai fazer mal e pode melhorar o desempenho.
6. Não posso reduzir a marcha em alta velocidade com motor turbo!
VERDADE!
Isso é muito verdade, mas por um motivo muito simples – e até óbvio. Na realidade, você não deve reduzir sem desacelerar em nenhum carro. Como os turbinados têm muito mais potência, é ainda mais prejudicial ao motor. O sistema de marcha não aguenta a redução em alta velocidade por conta das alta rotação do motor, que deve ser diminuída antes. Por isso, você deve reduzir a velocidade e então a marcha, exatamente como ensinaram na autoescola.
7. Motor turbo só pode usar álcool!
MITO!
O álcool é uma preferência dos adeptos ao motor turbo, mas não é uma regra! Não há nenhuma restrição à gasolina! O único ponto é que o álcool aceita muito mais pressão que a gasolina e, quanto mais pressão, maior a potência. Logo, gasolina não faz mal nenhum, mas não trará o melhor proveito quando turbinar motor.
8.Preciso de uma autorização do órgão de trânsito para turbinar motor!
VERDADE!
Se você pretende turbinar motor no seu carro, não esqueça que o que está fora do capô também importa. A sua segurança é o mais importante! O veículo precisa passar por uma nova inspeção completa sempre que sofrer algum processo de tunagem estética ou de desempenho. Você deve verificar o sistema de direção, os freios, a suspensão, o arrefecimento – muito importante para que o motor não funda. Também lembre-se de fazer as manutenções nos prazos estipulados – troca de óleo, filtros, água do radiador e todos os outros que podem te poupar problemas no motor.
Esses são cuidados básicos, mas você também deve prestar muita atenção se as mudanças que fez não precisam ainda de regulamentação no Detran. A instalação de motores turbo ou qualquer alteração radical precisam ser autorizadas pelo órgão de trânsito por meio de um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Não dirija um carro sem estar de acordo com o CRLV! A multa pode chegar a R$ 195,23 e você ainda perde cinco pontos na carteira. É uma infração grave. ** **
JÁ SABE COMO TURBINAR MOTOR? ACELERA!
Você já pode ir atrás de turbinar motor e ganhar potência e desempenho para o seu carro. Pode ir rápido e sem medo sabendo de todos esses esclarecimentos!
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