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Carros Autônomos: Quem sai na frente?


Já imaginou se seu Iphone tivesse 4 rodas e te levasse de um canto a outro? Então fantasia mais ainda, e se ainda por cima pudesse sair com ele para um bar e voltar para casa depois de beber sem problemas com a polícia e com a segurança dos outros? Essa é a mágica dos carros autônomos!


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Pois é colega, a Apple visionou isso tudo e resolveu tirar o sonho do papel. O Projeto Titan, que começou em 2014 e buscava desenvolver um carro elétrico da marca mais valiosa do mundo, foi redirecionado no ano passado. Com ele, a empresa resolveu entrar na corrida dos carros autônomos contra sua grande concorrente no segmento de tecnologia, a Alphabet (controladora da Google), e as maiores montadoras do mundo. A proposta é estruturar um equipamento adaptável para qualquer veículo.

Se você não é grande fã da maçã mordida, não se preocupe, vamos falar abaixo de outras 14 companhias que já iniciaram seus projetos nessa frente!

Agora você deve ter pensado: “Ah, mas essa pista ainda é grande, talvez meus netos consigam ver automóveis andando sozinhos pela rua”. Nada disso, a empresa já começou a testar esse mês utilizando 6 carros da Hertz (empresa de locação de veículos). A briga é ter carros autônomos em forte comercialização até 2020 (Sim, apenas 2 anos e meio!). Um estudo da empresa Business Insider diz que já teremos veículos dirigidos completamente sem motoristas em 2018. Também revela que a tendência é termos 10 milhões de autônomos e semi-autônomos circulando no fim dessa década. Dentro desses, nos EUA, quase 150 mil serão 100% independentes!


CARROS AUTÔNOMOS: DESMISTIFICANDO A LENDA!

Para você visualizar melhor, basta saber que esses carros autônomos funcionam em sua maioria a partir de sensores LIDAR. Ele funciona como um radar, mapeia o ambiente emitindo sinais luminosos que retornam para o sensor, informando a distância. Comparado com os radares convencionais, que trabalham com ondas sonoras, esse sensor tem uma velocidade de resposta muito maior. Afinal, como todo professor de física já cansou de falar, a luz é mais rápida que o som! Assim, o sistema do carro consegue definir obstáculos e traçar rotas alternativas.

Hoje a grande produtora desses equipamentos é a Velodyne, localizada no Vale do Silício/EUA. Em 2016 ela recebeu aproximadamente 500 milhões de reais da Ford e da Baidu (a “Google” chinesa) para acelerar o desenvolvimento e produção.

Além do conforto e do ganho de tempo do motorista em não precisar dirigir, outra vantagem da inteligência e autonomia dos veículos é otimizar o uso dos recursos do carro. Assim, você não irá precisar trocar pneus, baterias e outras peças com tanta recorrência. Tampouco irá precisar se preocupar com o uso excessivo de combustível! (Até lá pode ler nosso guia definitivo de economia!).

Riscos de segurança ainda estão sendo fortemente estudados, uma vez que hackers já conseguiram controlar remotamente carros semi autônomos. Empresas como a BlackBerry e outras gigantes que falaremos abaixo, estão disputando os melhores desenvolvedores do mundo para combater essa ameaça!

Vamos então ver os projetos em andamento!

Em 2016, a Waymo foi fundada pela Alphabet para dar força e celeridade ao projeto de carros autônomos da Google, iniciado em 2009. Lançou para testes o primeiro veículo completamente independente em 2015. Esse ano, em conjunto com a Fiat, colocaram nas ruas minivans Chryslers Pacíficas que estão sendo avaliadas nos EUA. A Avis será responsável pela limpeza e manutenção de toda a frota de testes.

Lançamento Previsto: 2020


Gigante dos carros elétricos foi a idealizadora do Autopilot, mais disseminado sistema de direção parcialmente autônoma dos dias atuais. De acordo com a situação do trânsito ao redor do automóvel, o software controla o volante e a aceleração. Nas fases iniciais podia ser utilizado até 8km/h com a mão do motorista no volante para  eventualidades.

No segundo semestre de 2016, a companhia anunciou que todos seus modelos já estão saindo de fábrica com um sistema integralmente independente. No entanto, ele serve apenas para coleta de dados e aprendizagem, o carro ainda deve ser controlado pelo motorista.

Lançamento Previsto: Já estão na rua, mas sem previsão para ativamento do sistema de autonomia


Esses são os participantes do projeto da gigante de tecnologia chinesa em parceria com a montadora do mesmo país e a Nvidia. Esta última, mundialmente conhecida por desenvolver partes de computadores focadas em alto desempenho, está responsável por criar o chip apelidado de BB-8. Essa peça será acoplada ao veículo como um “cérebro”, fazendo com que ele aprenda com o motorista como dirigir. Assim, por meio de inteligência artificial, depois de algum tempo o carro poderá estar circulando por conta.

Os testes do veículo serão feitos nos EUA. O plano é expandir já no próximo ano com a Didi Chuxing, concorrente chinesa da Uber que pertence à Baidu.

Lançamento Previsto: 2018


Se valendo de outro chip de inteligência artificial da Nvidia, o PX, a Toyota também pretende entrar nesse mercado promissor. Para se diferenciar, trouxe a Microsoft para jogo, com o objetivo de deixar o carro autônomo mais informatizado. Assim será capaz de fornecer informações de trânsito e climáticas, além de outras funcionalidades baseadas nos hábitos de direção do motorista. A empresa de Bill Gates já anunciou no entanto que a tecnologia não será exclusiva!

Lançamento Previsto: Ainda não há previsão de lançamento.


A Volvo já lançou o Drive Me, que conseguiu dirigir autonomamente até 50 km/h. No entanto o teste evoluiu para o projeto Zenuity antes de ser comercializado. Mais uma vez na jogada, dessa vez com a tecnologia PX2, a Nvidia entrou no desenvolvimento com a montadora reconhecida mundialmente como a mais segura do globo. A Autoliv está na parceria pois a companhia sueca é especialista em softwares de segurança para carros. Já dá para ver que a companhia não quer perder o título no novo segmento! Só terá que abrir o olho pois o software poderá ser comercializado para outras montadoras.

Lançamento Previsto: 2021


A montadora de luxo BMW está no novo cenário juntamente com a Intel, que irá construir a inteligência e processamento do modelo. A empresa israelense Mobileye é especialista em assistência para motoristas e sensores automotivos e foi adquirida pela Intel nesse ano para auxiliar no desenvolvimento. Não estão preocupados com a concorrência e já anunciaram que o software desenvolvido estará disponível para outras marcas.

Lançamento Previsto: 2021


A GM incorporou em 2016 a Cruise Automation para ser sua unidade de negócios de automação veicular. Testes já foram feitos em São Francisco, nos EUA, utilizando o Chevrolet Bolt – carro elétrico da marca. Se suspeita que o interesse é utilizar os carros sem motoristas para a Lyft, empresa de compartilhamento de carros (como o Uber) da própria GM. O curioso é que a Jaguar Land Rover, por meio da sua unidade de mobilidade InMotion, irá investir quase 85 milhões de reais na própria Lyft para ajudá-la a desenvolver esse tipo de automóvel.

Lançamento Previsto: Ainda sem previsão.


A montadora de luxo do grupo Daimler não poderia ficar para trás nessa disputa de titãs, certo? Além da parceria com a Bosch para por nas ruas seu modelo autônomo ainda nessa década, a empresa também planeja criar seu próprio aplicativo de compartilhamento de veículos para concorrer com a Didi, a Lyft e a Uber.

Lançamento Previsto: 2020


Apesar de ter seu prazo oficial de lançamento posterior a outras já mencionadas aqui, a Ford está no páreo com a GM pela posição de mais avançada no desenvolvimento de carros autônomos segundo pesquisa da Navigant Research divulgada esse ano. Para isso, a empresa comprou a Argo AI, uma startup de inteligência artificial que, diferentemente dos outros projetos, está trabalhando com exclusividade para a montadora sem perspectiva de abrir o sistema para mercado.

Lançamento Previsto: 2021


A aliança Renault-Nissan tem uma ideia mais diferenciada para seu modelo de carro autônomo. O IDS Concept será um carro design com a possibilidade de recolher o volante, que já é futurista, quando o veículo estiver no modo independente. Ao realizar essa mudança, se abrirá um painel de entretenimento, de modo que o “motorista” não fique entediado para ir de um canto a outro. Apesar da previsão de lançamento ser mais a frente, já estão acontecendo testes em outros modelos, e o próximo Leaf já será lançado com um sistema semi autônomo.

Lançamento Previsto: 2021


Controlador das marcas VW, Porsche, Audi, Seat, Skoda e várias outras, o grupo já apresentou um protótipo de como será seu modelo elétrico autônomo. Com um conceito bem diferente dos demais, se apresenta como uma alternativa aos carros tradicionais, como uma perspectiva de meio de transporte para mobilidade urbana mais cômodo e focado na interação dos passageiros. Apesar de a expectativa para carros completamente autônomos ser apenas para 2025, o grupo já anunciou a venda de um modelo semi autônomo chamado de I.D. para 2021.

Lançamento Previsto: 2025


A fabricante da Coréia do Sul já apresentou o Ioniq como seu primeiro carro autônomo. Indo em um rumo diferente de alguns concorrentes, não apresenta um carro luxuoso ou futurista, mas muito mais discreto, podendo passar despercebido entre veículos convencionais.

Lançamento Previsto: Ainda sem previsão.


Ainda que esteja bem atrás na chegada dos carros autônomos, a fabricante japonesa apresentou um plano bem ousado e diferenciado das concorrentes. A proposta do NeuV não é apenas ser um veículo de auto-direção, mas também responder aos sentimentos do motorista. Por meio de realidade aumentada, o carro irá reconhecer como seu condutor está, sugerir músicas e rotas de acordo com seus padrões.

Lançamento Previsto: Ainda sem previsão.


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Finalmente, o projeto da empresa mais citada nesse artigo. A gigante e pioneira no seu segmento, Uber, também pretende entrar na jogada. Ao perceber que os 1,2 bilhões de carros no mundo ficam em média 95% do tempo parados em casa ou no trabalho, ela se propôs a mudar essa realidade com seu modelo de negócio.

Nessa segunda empreitada, no entanto os resultados não estão tão brilhantes como no aplicativo. A empresa foi a primeira a ter parceria com a Volvo para testar o sistema no XC90. No entanto teve proibição de circular seus carros autônomos pelo governo da Califórnia depois de uma semana do início do estudo, devido a um vídeo que flagrou o veículo atravessando um farol vermelho. O estado então recorreu ao fato de que nem a Uber nem a Volvo possuem autorização para realizar os testes nas ruas, como boa parte de suas concorrentes.

Para acelerar o projeto, a empresa adquiriu esse ano uma startup chamada Otto, focada em desenvolver sistemas de auto-direção para caminhões. Também foi uma ação conturbada, pois os fundadores da Otto trabalharam na Waymo apenas 6 meses antes. A companhia da Alphabet já está acusando a rival na justiça por roubo de tecnologia alegando que os ex-funcionários levaram informações confidenciais.

Lançamento Previsto: Ainda sem previsão.


NEM É ANO NOVO, MAS O FUTURO JÁ COMEÇOU!

Apesar dos obstáculos legais, estruturais, tecnológicos e de segurança que essa revolução representa, as maiores do mundo estão focadas em tirar esse sonho da cabeça e trazer para as nossas realidades antes do que esperamos. Logo, se você está querendo comprar seu carro novo para impressionar a galera, talvez valha a pena esperar um pouco. Em menos de 3 anos seu possante pode entrar na fila dos veículos relíquias que conhecemos hoje.


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