O verão é a estação para viajar e aproveitar. Mas, apesar possa ser a melhor época do ano para você, é difícil para o seu carro.


Altas temperaturas afetam tudo, desde o motor do seu veículo até as palhetas do parabrisas. Felizmente, existem algumas maneiras de tornar o verão um pouco mais fácil para o seu companheiro de quatro rodas.

Aqui estão nove dicas para manter seu carro saudável durante a estação quente.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


1. Verifique os fluidos
Conferir o nível e o estado dos fluidos do carro é importantes durante todo o ano, mas eles são ainda mais críticos quando a temperatura sobe. Faça a inspeção do seu líquido de arrefecimento do radiador, óleo de motor, fluido de freio e - se seu carro o tiver - fluido de direção hidráulica. Além disso, em alguns veículos, a transmissão automática tem uma vareta que permite verificar o seu nível do fluido. Certifique-se de seguir as instruções no manual do proprietário para realizar cada uma dessas verificações.


2. Inspecione os pneus
Antes de sair naquela viagem de verão, não se esqueça de verificar seus pneus. Comece procurando por danos, rachaduras e desgaste irregular. Em seguida, verifique a pressão dos pneus. A calibragem afeta seu consumo de combustível e pode até levar a uma ruptura e a um possível acidente. Se precisar não adie e faça a troca dos pneus antes de viajar.


3. Verifique o ar-condicionado
Nada é pior do que ficar no trânsito, passando calor e sem ar-condicionado. Antes que isso aconteça com você, verifique se o seu sistema de ar-condicionado está funcionando no modo frio. Se não tiver, leve seu carro até uma oficina antes da próxima onda de calor. Procure também fazer uma limpeza do sistema de ar-condicionado para evitar mau cheiro e doenças respiratórias.


4. Teste a bateria
Temperaturas extremas (quentes e frias) podem fazer sua bateria trabalhar no limite. Ter sua bateria em boas condições pode evitar que você fique parado. Se não tiver em boas condições faça a troca da bateria.


5. Inspecione os limpadores
A exposição ao sol e o calor extremo podem fazer com que os limpadores de pára-brisa quebrem. Se você lida com as monções de verão - ou mesmo com um banho ocasional -, é uma boa ideia inspecionar seus limpadores para garantir que você será capaz de ver durante uma tempestade. Você pode substituí-los você mesmo se eles forem espancados.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


6. Teste a ventoinha ou eletro-ventilador
A ventoinha é projetada para funcionar quando o motor esquenta - e eventualmente quando o ar-condicionado está ligado quanto. Ela é parte do sistema de arrefecimento do carro, responsável por garantir que o motor funcione na temperatura ideal de trabalho. Abra o capô e tente ver e o ouvir a ventoinha funcionando. Elas são quase sempre localizadas ao lado do radiador do motor.


7. Verifique seus freios
A principal razão para a maioria dos carros terem freios a disco no eixo dianteiro é porque esse tipo de freio esfria mais rapidamente do que os freios a tambor. No verão esse resfriamento dos freios é mais demorado, o que pode prejudicar a eficiência da frenagem. Faça a revisão dos freios para garantir que eles estão prontos para sua aventura de verão.


8. Use um pára-sol no parabrisa
Durante o verão, a luz solar extra não é amenizada pelo filtro no vidro do parabrisas. Isso não apenas transforma o interior do carro em uma panela de pressão, mas também prejudica o painel, o acabamento e o estofamento do carro. Proteja você e seu carro colocando um para-sol no parabrisa toda vez que estacionar fora da sombra.


9. Faça uma revisão preventiva
Mecânicos profissionais sabem o que procurar. Eles também têm ferramentas e elevadores para enguer os veículos, o que permite que eles verifiquem o os pneus e os fluidos do seu carro. Com uma revisão preventiva especializada realizada a cada temporada, você fica tranquilo e ajuda a manter seu veículo funcionando corretamente.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


A Sua Oficina Online ajuda proprietários de carros a encontrarem as melhores oficinas da sua região e comparar preços dos serviços automotivos.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Leia Mais
9 dicas para manter seu carro saudável no verão
Share this

Subscribe to Sua Oficina Online