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Como ler o tamanho dos pneus do carro


Se você já tem um carro há tempo suficiente, provavelmente já precisou ou precisará trocar os pneus em algum momento. E se você tiver um pneu furado ou estourado, a troca dos pneus pode precisar acontecer mais cedo do que você quer. Tudo parece bastante simples - até que você tenha que descobrir qual o tamanho e o tipo de pneus que seu carro precisa.
A informação listada na lateral do seu pneu pode parecer grego. É uma sopa de letras e números que enigmáticos para quem nunca teve que entender do assunto. Mas, com as informações certas, você pode traduzir facilmente o código do seu pneu em informações úteis.


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Onde encontrar o tamanho do pneu do seu veículo


Antes de decodificar o tamanho do pneu do seu carro, você precisa descobrir onde ele está localizado. A maioria dos veículos tem essas informações listadas em uma pequena placa adesiva dentro do batente da porta do motorista.

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O tamanho também será listado na lateral de cada pneu. Mas esteja ciente de que o tamanho do pneu usado pode variar em relação ao tamanho do pneu original do carro. Se você estiver substituindo os quatro pneus, siga as indicações da placa adesivo, que são da montadora.

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Como ler os tamanhos dos pneus


A medida dos pneus hoje em dia é formada por uma sequência de letras e números. Peguemos o código P205/55 R16, por exemplo. A codificação se divide assim:

  • P: A letra “P” indica um pneu P-métrico, projetado para veículos de passageiros. Um tipo de “LT” indica que o pneu foi projetado para caminhões leves. Se não houver uma letra, significa que o pneu é EuroMétrica - é um sistema de medição ligeiramente diferente da P-métrica, embora seja semelhante.
  • 205: A largura do pneu é o número de três dígitos listado antes da barra. Em nosso exemplo, o 205 indica uma largura de 205 milímetros.
  • 55: É a proporção entre a altura e a largura do pneu. O número 55, por exemplo, indica que a altura do pneu é igual a 55% de sua largura. Uma proporção maior equivale a uma parede lateral maior.
  • R16: Os três últimos caracteres são o tamanho da roda. "R" significa radial, embora seja muitas vezes confundido com aro. O 16 indica que o pneu é feito para uma roda com um diâmetro de 16 polegadas.

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O que são classificações de carga e velocidade?


Seguindo o tamanho do pneu, você encontrará a classificação de carga e velocidade. Por exemplo, nosso pneu "P205/55 R16" pode ter os caracteres "91 S" listados após o tamanho do pneu.

  • 91: Esta é a classificação de carga do pneu. O 91 se correlaciona com uma medida em libras (neste caso, 1.356 libras), listada na tabela de índices de carga padronizada abaixo. Esta é a carga máxima que o pneu pode suportar quando adequadamente inflado.

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  • S: Em seguida, temos a classificação de velocidade do pneu, que indica sua capacidade máxima de velocidade. Neste exemplo, o "S" implica uma classificação de velocidade de 112 mph. Como as classificações de carga, as classificações de velocidade são listadas em um gráfico padronizado. As letras próximas ao início do alfabeto estão associadas a uma capacidade de velocidade menor do que aquelas próximas ao final.

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Como saber quando você precisa de pneus novos


Os fabricantes de pneus indicam que é preciso substituir seus pneus quando eles atingem a marca TWI (Tread Wear Indicator), que é o principal indicativo a ser considerado. Essa marca são ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem cerca de 1,6 mm de profundidade. A marca TWI indica se o pneu ainda banda de rodagem suficinete para rodar com segurança.

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Se você não consegue encontrar a marca TWI no seu pneu, existem outras maneiras de saber se você precisa de pneus novos. Aqui vai uma dica rápida: com as unhas cortadas aperte seu dedo em um sulco do pneu, se você puder encostar a unha na base do pneu é hora de você comprar pneus novos.
Então, novamente, se você não dirigir muito - digamos, apenas alguns milhares de quilômetros por ano - seus pneus podem envelhecer antes da banda de rodagem se desgastar. Se isso for sua situação, é indicado verificar se há rachaduras, secagem e endurecimento nos seus pneus. Isso geralmente acontece quando os pneus atingem cinco anos de idade.
Se você ainda tem dúvidas, peça a um mecânico para verificar a condição dos pneus anualmente. Uma vez que eles atingiram 10 anos, eles definitivamente deveriam ser substituídos.


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