Sistema de Lubrificação
1. O que é Sistema Sistema de Lubrificação?
O sistema de lubrificação é responsável pela preservação dos componentes móveis do motor a combustão interna: pistão, bielas e virabrequim. Seu funcionamento é muito simples: usando de artifícios hidráulicos, o sistema faz com que o óleo circule em um circuito fechado. Assim, o distribuindo em todos os componentes que podem gerar atrito e calor entre si. Evitando, portanto, o desgaste das peças.
2. Como funciona o Sistema de Lubrificação?
O óleo fica armazenado em um depósito chamado cárter, que fica embaixo do motor. Para o óleo começar a circular pelo motor, precisa da bomba. Ela recebe a rotação do motor e começa a girar, dessa forma o lubrificante é aspirado através do pescador dentro do cárter e a bomba libera o óleo pelo sistema onde encontra um circuito e a pressão faz com que ele seja bombeado pela galeria até encontrar uma válvula de alívio e entrar no filtro.
Depois de filtrado, o lubrificante é direcionado a uma galeria que distribui o líquido por todo o motor. A bomba funciona enquanto o motor está ligado. Ela impulsiona o óleo nos canais do virabrequim e nos mancais do bloco e pelos outros componentes.
A partir daí, o óleo continua seu trajeto até lubrificar os cilindros e anéis. Então, seguirá por outra rota para chegar até o cabeçote para lubrificar o comando de válvulas, os mancais de apoio, os guias de válvulas os tuchos e os balancins.
Quando o lubrificante chega em todas as peças móveis do motor, ele retorna ao cárter por gravidade para recomeçar o ciclo enquanto o motor estiver ligado. O óleo também absorve o calor dos cilindros e o dissipa quando retorna ao cárter.
3. Qual a importância do Sistema de Lubrificação?
O sistema de lubrificação é muito importante para preservar a vida útil do motor e garantir que ele funcione perfeitamente em condições ideais, com bom rendimento e consumo adequado.
Dica: Trocar o óleo e o filtro é uma manutenção preventiva. Com o tempo, é natural que alguns componentes vão desgastar e perder eficiência, sendo necessária a substituição. Fazer essas revisões, aumenta a durabilidade dos componentes do motor.
4. Qual a vida útil do Sistema de Lubrificação?
A vida útil do sistema de lubrificação é muito longa. Não existe, na realidade, uma data para troca das peças, somente se derem problema. A sua preocupação maior deve ser sempre a validade do óleo lubrificante. Siga as recomendações do fabricante para não comprometer todo o sistema e a motorização do veículo.
5. O que compõe o Sistema de Lubrificação?
O sistema de lubrificação é composto por:
a) Bomba de óleo do motor
A bomba de óleo do motor tem o objetivo de promover a lubrificação do motor. Ela suga o óleo do cárter e envia para as tubulações.
b) Pescador
O pescador é ligado a bomba. Ele vai até o cárter e colhe o óleo que está depositado. No final do pescado existe um filtro chamado de peneira.
c) Interruptor de pressão do óleo
Na bomba de óleo, existe um dispositivo que avisa quando há falta ou queda de pressão no sistema. É um interruptor que transmite um sinal à central de controle que aciona a luz da pressão do óleo no painel.
d) Cárter do óleo
O cárter é um reservatório. Todo o sistema depende de existir a quantidade adequada de óleo confinada no cárter.
e) Válvula de alívio de pressão
A válvula de alívio de pressão é um dispositivo de segurança que serve para desviar a pressão quando o sistema pressurizado encontra um problema de aumento de pressão que pode gerar algum risco.
f) Bloco do motor
Tanto o bloco do motor, quanto o cabeçote, fazem parte do sistema. Eles são vazando internamente para que o óleo passe pelos dutos. Também é no bloco que fica o filtro de óleo e uma segunda válvula de alívio para quando o filtro ficar entupido. No cabeçote existe mais uma válvula.
g) Filtro de óleo
O filtro do óleo é um componente que limpa o óleo para ele circular no sistema sem impurezas e evitar que detritos prejudiquem o processo de lubrificação e causem danos ao motor.
h) Óleo do motor
O óleo é o componente principal do sistema de lubrificação. é o líquido que percorre o motor. Possui uma classificação específica para cada tipo de motor, respeitando a viscosidade e os índices de desempenho determinados pelo fabricante.
6. Quais são os defeitos mais comuns do Sistema de Lubrificação?
As falhas no sistema de lubrificação normalmente estão relacionadas a atenção na periodicidade de trocar o óleo lubrificante e o filtro. Dificilmente é alguma peça que está com problema.
Normalmente, data de troca é indicada por um adesivo no painel do veículo. Então é possível você saber quando deve realizá-la com facilidade. Outro indicativo fácil é a luz do painel que indica a temperatura do motor e a pressão do óleo.
Além desses indicativos, existem alguns comportamentos do carro que sugerem problema na lubrificação. São eles:
a) Consumo excessivo de óleo
Se as peças não estão lubrificadas, elas têm dificuldades para se movimentar, gerando atrito e calor. Essa dificuldade faz com que o motor tenha que trabalhar mais. Isso exige mais combustível para manter o mesmo desempenho.
b) Desgaste excessivo das peças
O desgaste é inevitável, mas pode ser retardado pela lubrificação. Quando as peças não estão lubrificadas, vão se desgastar mais rápido e você terá problemas com o motor. Inclusive ter que trocar a peça ou retificar o motor. O aumento do desgaste também pode ocorrer devido a contaminação do óleo por substâncias abrasivas, e pelo uso do óleo inadequado para o motor.
c) Formação de depósitos
Parte da fuligem e outros produtos da combustão tendem a entrar no cárter. Se o filtro não estiver muito bom, esses detritos entram na circulação do óleo e formam depósitos e borras. Isso pode fazer com que as peças móveis fiquem coladas umas nas outras e tenham dificuldade para realizar os meus movimentos. As borras podem surgir, também, quando o lubrificante é contaminado com água.
d) Alteração na pressão do óleo
A pressão do óleo pode ser alterada de quatro maneiras: ficar baixa, alta, com flutuação ou nula. A pressão pode ficar baixa quando o óleo está diluído em combustível, quando os mancais estão desgastados, quando o óleo é pouco, quando a viscosidade está abaixo do ideal, a bomba de óleo está danificada, a mola da válvula de alívio está com defeito, a tela de aspiração da bomba está entupida, existe vazamento na linha de descarga, a temperatura do óleo está muito elevada, existe muita formação de espuma ou o sensor de pressão está falhando.
A pressão alta do óleo pode ser causada pelo lubrificante com o grau de viscosidade elevado, com baixa temperatura, com válvula de alívio danificada, mola muito rígida, linha de óleo entupida e pelo sensor de pressão de óleo danificado.
Já a pressão do óleo com flutuação pode acontecer com o baixo nível de óleo no cárter, com o elevado grau de viscosidade do óleo, tela de aspiração da bomba de óleo parcialmente entupida, vazamento na linha de aspiração da bomba, tomada de aspiração do óleo no cárter excessivamente alta e com a válvula de alívio danificada.
A ausência de pressão do óleo pode ser causada pela bomba de óleo inoperante, pelo entupimento na linha de sucção, linhas danificadas, baixo nível do óleo e pelo sensor de pressão do óleo danificado.
e) Corrosão
A corrosão é causada pela existência de água. Essa água é produto da combustão e pode acabar condensando dentro do cárter se o motor estiver muito frio.
Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Revisão do sistema de lubrificação em São Paulo
Revisão do sistema de lubrificação em Rio de Janeiro
Revisão do sistema de lubrificação em Belo Horizonte
Revisão do sistema de lubrificação em Curitiba
Revisão do sistema de lubrificação em Brasília
Revisão do sistema de lubrificação em Porto Alegre
Revisão do sistema de lubrificação em Goiânia
Revisão do sistema de lubrificação em Fortaleza
Revisão do sistema de lubrificação em Salvador
Revisão do sistema de lubrificação em Campinas
Revisão do sistema de lubrificação em Recife
Revisão do sistema de lubrificação em Guarulhos
A sua oficina agora está online
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.
Aqui você encontra as melhores oficinas próximas de você e compara preços de serviços mecânicos em poucos cliques.
Subscribe to Sua Oficina Online
Get the latest posts delivered right to your inbox