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Qual a hora certa de trocar o óleo do motor? Um pouco de história...


Durante muito tempo, a recomendação das montadoras era que a troca de óleo do motor fosse realizada a cada 5 mil km ou 3 meses, o que ocorresse primeiro, e o filtro substituído a cada duas trocas de óleo (10 mil km / 6 meses). A combinação de dois fatores tornava necessária essa frequência de troca de óleo tão grande. O primeiro fator é que a maioria dos motores ainda usavam carburadores para injetar combustível no motor e, devido a ineficiência desse sistema, uma parte do combustível acabava se misturando ao óleo do motor e contaminando-o, fazendo com que esse perca sua viscosidade. O segundo fator é que os óleos para motor simplesmente não eram tão bons quanto os lubrificantes que são produzidos atualmente.


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À medida que novas tecnologias foram sendo desenvolvidas para o refino de petróleo e a qualidade de fabricação dos óleos lubrificantes melhorou, em meados das décadas de 1970 e 1980, as montadoras começaram a aumentar os intervalos de troca de óleo para 10 mil km, com o filtro substituído toda vez que o óleo é substituído.


Entretanto, nesse mesmo período as montadoras desenvolveram motores que funcionavam em temperaturas mais altas, a fim de reduzir a quantidade de emissão pelos veículos. Por conta desse advento alguns veículos acabaram apresentando problemas relacionados ao óleo com as trocas em intervalos maiores de troca de óleo. Por outro lado, os lubrificantes continuaram a melhorar e a tecnologia de injeção eletrônica de combustível começou a substituir os antigos carburadores, reduzindo significativamente a quantidade de combustível que se misturava ao óleo lubrificantes dentro do compartimento do motor. Dessa forma, apesar de alguns problemas iniciais, o intervalo de troca de 10 mil km ou 1 ano acabou se mantendo.


Troca a cada 5 mil km hoje em dia? Cuidado!


Infelizmente, mesmo após esse aumento do período de troca de óleo ter sido estabelecido mundialmente, muitos estabelecimentos ainda tentam “empurrar” a troca de óleo a cada 5 mil km. Essa prática era muito comum em postos de combustível, onde os frentistas recebiam incentivos para vender serviços adicionais além do combustível e acabavam sugerindo que o cliente fizesse a troca ou “completasse” o óleo enquanto esperava para encher o tanque. Essa prática ia contra a recomendação das montadoras e dos fabricantes de óleo e só resultava em gasto desnecessário para os proprietários de carro. Hoje em dia isso é cada vez mais raro, devido ao maior acesso à informação pelos motoristas.


A troca com uma frequência maior só é indicada em casos específicos, em que o veículo é exigido de maneira excessiva, como carregar muito peso.


Novas tecnologias, novas frequências de troca de óleo


Atualmente, a maioria das montadoras já deixou de recomenda um período específico para a troca de óleo dos seus veículos. Isso porque as novas gerações de veículos já estão sendo equipadas com uma luz no painel que indica o momento correto para fazer a troca de óleo e do filtro. O sistema leva em conta a forma e as condições em que o veículo é dirigido e consegue calcular com maior precisão o momento certo para a substituição do lubrificante do motor. Nesses casos, a luz de indicação de troca de óleo acenderá mais cedo se o veículo for muito usado na cidade, onde o motor é mais exigido devido a necessidade constante de aceleração. Da mesma forma, a luz levará mais tempo para acender se o veículo for utilizado em rodovias. Se seu carro já conta com esse equipamento ficou muito fácil, quando a luz acender é porque chegou a hora de trocar o óleo!


Adesivo de troca de óleo pode ser brega, mas quando a tecnologia falha…


De toda forma, como uma segurança adicional recomenda-se que mesmo nos carros modernos equipados com a luz de troca de óleo, os motoristas continuem utilizando o adesivo no para-brisas com a indicação de quilometragem prevista da próxima troca de óleo e filtro, bem como a informação sobre o tipo e viscosidade de óleo utilizado. Nesse caso, utilize como referência para a próxima troca o bom e velho 10 mil km ou 12 meses.


Reforçamos que as trocas regulares de óleo são importantes não só para o motor, mas para todo o veículo. Quando o óleo é alterado, o mecânico geralmente executa uma inspeção geral no veículo. Essas revisões periódicas podem identificar problemas que podem deixá-lo na mão.

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