Por que a luz de airbag está acesa e o que significa?


A luz do airbag é uma luz de aviso que alerta o motorista para um problema com o sistema segurança dos passageiros, que também envolve os cintos de segurança. Este sistema informatizado é responsável pelo acionamento dos airbags, além de apertar os cintos de segurança para manter os passageiros em posição reta, em caso de colisão.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


O que fazer quando a luz de airbag fica acesa?


Quando você dá a partida no veículo, a luz de airbag deve se acender por 1 a 5 segundos enquanto o sistema passa por uma verificação automática. Se a luz se apagar após esse invervalo significa que o sistema está funcionando e você está seguro para dirigir.


Contudo, se a luz de airbag permanecer acesa é melhor levar o veículo a uma oficina de reparos o mais rápido possível para ser devidamente diagnosticado e inspecionado. A luz pode indicar uma falha em algum lugar no sistema de airbag, fazendo com que ele fique desabilitado. Nesse cenário, os airbags podem não se desdobrar e os cintos de segurança podem não se apertar em caso de colisão.


Mas atenção! Se o problema não for meramente eletrônico e for necessária a troca do airbag em si, você deve procurar uma oficina autorizada pela montadora do seu veículo. Isso porque os airbags são artefatos explosivos e, como tal, estão sob a responsabilidade do Exército brasileiro, órgão responsável por supervisionar o uso desse tipo de material no país. E como o exército só autoriza que oficinas autorizadas - que tiveram treinamento com as montadoras - maniupulem esses artefatos, só é seguro e legal fazer o reparo do airbag nas oficinas especializadas.


Você também pode verificar se houve recall do airbag do seu veículo. Alguns reparos podem ser cobertos por um recall ou garantia estendida.


Compare preços de oficinas da sua região
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


Por que a luz de airbag fica acesa?


A luz de airbag fica acesa sempre que qualquer falha é detectada no sistema de segurança dos passageiros – airbags, cintos de segurança, módulo e fios que compões o sistema. Devido à importância deste sistema na proteção dos passageiros, é importante ficar atento a essa luz.


No entanto, existem algumas coisas simples que podem causar o acendimento da luz de airbag sem que realmente exista uma falha importante no sistema. Por exemplo:

  • Algum objeto, como uma moeda, que interfere no funcionamento do interruptor do cinto de segurança que determina se ele está ou não preso.
  • Algo sob o assento interferindo na fiação que leva mensagens até o módulo de controle do sistema.

Posso dirigir com a luz de airbag acesa?


Não! Se a luz de airbag estiver piscando ou ficar acesa por mais de alguns segundos, fique atento e procure ajuda profissional. Enquanto o carro cumpre normalmente suas funções de direção algum componente do sistema de segurança pode estar comprometido, o que coloca a vida dos passageiros em risco em caso de acidentes.


Outro fator a ser considerado é que as seguradoras podem reduzir o valor de cobertura do seu seguro para cobrir despesas médicas em caso de acidente caso fique provado que você estava dirigindo com o sistema de airbag avariado. Mesmo se o veículo sofrer perda total em uma colisão essa informação fica armazenada no módulo de controle, uma espécie de caixa preta que memoriza todos problemas eletrônicos que ocorrem no carro. Ele registra, por exemplo, a velocidade que o carro estava no momento do acidente e quantos cintos de segurança estavam sendo usados.


Mais informações sobre o sistema de segurança do veículo


O módulo de controle do airbag avalia constantemente os dados de enviados pelos diversos sensores do sistema de segurança dos passageiros do veículo. Ele capta informações como movimento, velocidade do veículo, dados do sistema de direção, ângulo do veículo e quais cintos de segurança estão afivelados. Quando os critérios de ativação são cumpridos – como a velocidade de desaceleração maior que 20 km/h – o sistema escolherá quais, se houver, airbags para acionar. As bolsas se inflam a 300 km/h, velocidade suficiente para que o contato dos passageiros occorra com o airbag antes do que as estruturas do veículo.


O objetivo dos airbags é amortecer ou impedir que os ocupantes do veículo se choquem contra objetos ou partes do veículo, como o volante ou o painel de instrumentos. Além disso, os cintos de segurança também se apertam para restringir o movimento para a frente dos ocupantes do veículo.


No Brasil, foi aprovada uma lei obrigando que todos veículos produzidos a partir de 2014 contassem com o sistema de airbag de fábrica, além de freios ABS. Isso deve aumentar a segurança da frota nacional como um todo, diminuindo o número de acidentes fatais.

Não sabe qual o defeito do seu carro? Use o algoritmo Sherlocar. A primeira ferramenta de diagnóstico online que te ajuda a descobrir qual o problema e as possíveis soluções.


Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Revisão Preventiva 100 mil km em São Paulo
Revisão Preventiva 100 mil km em Rio de Janeiro
Revisão Preventiva 100 mil km em Belo Horizonte
Revisão Preventiva 100 mil km em Curitiba
Revisão Preventiva 100 mil km em Brasília
Revisão Preventiva 100 mil km em Porto Alegre
Revisão Preventiva 100 mil km em Goiânia
Revisão Preventiva 100 mil km em Fortaleza
Revisão Preventiva 100 mil km em Salvador
Revisão Preventiva 100 mil km em Campinas
Revisão Preventiva 100 mil km em Recife
Revisão Preventiva 100 mil km em Guarulhos


A sua oficina agora está online
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.
Aqui você encontra as melhores oficinas próximas de você e compara preços de serviços mecânicos em poucos cliques.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Leia Mais
Luz de airbag
Share this

Subscribe to Sua Oficina Online