/ Para Oficinas

Marketing digital para oficinas: como usar a internet para aparecer para seus clientes e vender mais!


O Brasil já tem mais de 90 milhões de pessoas com acesso à internet, que fazem bilhões de buscas na web todo mês, sendo milhões delas relacionadas a problemas no carro e serviços automotivos.


Além dos computadores, hoje as pesquisas podem ser feitas de vários aparelhos, como celulares, tablets, relógios e no próprio painel dos carros que já começam a sair de fábrica conectados.


Portanto, qualquer empresa que queira sobreviver precisa estar antenada no que acontece no mundo digital. No caso do setor de reparação isso é ainda mais urgente, porque a indústria automobilística está mudando muito rapidamente para a digitalização. E esse é um caminho sem volta...


Precisando de uma ajuda para divulgar sua oficina na internet?
Conheça a Sua Oficina Online!


Por que é importante divulgar minha oficina?


Os marqueteiros sempre afirmam que divulgar um produto ou serviço é tão importante do que entregá-lo com excelência. De fato, não adianta ter um serviço incrível se seus potenciais clientes não sabem disso. Além de ser lembrado pelo cliente na hora que ele precisa, o marketing ajuda uma empresa a se diferenciar dos seus concorrentes. Como no Brasil existem mais de 100 mil oficinas, é importante se destacar dos demais. Mas qual a melhor forma de divulgar meu negócio?


Existem diversas formas de fazer marketing. Aqui, para simplificar, iremos dividir o marketing em dois grandes grupos, o marketing tradicional e o marketing digital, que surgiu com a popularização da internet, mas que já é tão importante quanto o tradicional.

marketing-digital-para-oficinas-sua-oficina-online-1


Marketing digital para oficinas, por que fazer?


Tanto o marketing tradicional quanto o digital contam com diversos canais de divulgação de um produto ou serviço. No tradicional, por exemplo, pode se utilizar da televisão, do rádio, do panfleto, entre outros. Com o marketing digital acontece o mesmo, como email marketing, anúncios pagos, redes sociais, etc. Mais adiante vamos abordar todos os canais que achamos ser relevantes para oficinas.


No caso das pequenas empresas, pode ser muito tentador apelar para as mídias tradicionais, como a panfletagem, pela facilidade de se fazer a divulgação e a sensação (física mesmo) de que as pessoas estão vendo o seu anúncio. Mas a chance de uma divulgação tradicional ser eficiente para empresas pequenas é muito baixa, por várias razões. A principal delas é que ninguém anseia por consertar o carro, de forma que você precisa abordar o cliente no momento que ele percebe que tem um problema com o veículo.


Mas a empresa tem que divulgar onde seus consumidores estão. E hoje os clientes estão na internet. Segundo o Google, mais de 90% das pessoas já fazem uma pesquisa antes de comprar um produto ou serviço. E isso também vale para reparos automotivos. Como são serviços com um valor alto, o cliente busca o máximo de informações possível antes de decidir onde fazer o serviço. E é na internet que eles encontram essas informações.


Antes de seguir, uma ressalva importante. Sabemos que o ramo da reparação automotiva é um negócio que envolve muita confiança no prestador de serviços, de forma que o boca-a-boca, a indicação de amigos e familiares, sempre será importante. Além, é claro, da qualidade do serviço que é prestado. Porém, hoje em dia, mesmo após receber uma indicação de alguém de confiança, as pessoas costumar dar uma rápida olhada na internet para ter certeza de onde levar o carro. Dessa forma, é cada vez mais importante garantir que sua oficina possa ser encontrada na internet.


Além de encontrar o cliente certo e na hora certa, a internet tem outras duas vantagens em relação aos meios tradicionais de divulgação de um negócio.


Primeiro, ela é mais democrática. Uma inserção no rádio ou televisão é muito cara e até pouco tempo atrás excluía do mundo da propaganda empresas de pequeno porte sem os recursos suficientes para fazer publicidade do seu negócio.


Em segundo lugar, a internet permite a mensuração exata do retorno do investimento feito. Se antes era difícil saber quantos cliente vieram por causa de um folheto ou outdoor, hoje é possível saber com precisão quantas pessoas se tornaram clientes porque encontraram sua empresa na internet.


Cadastre sua empresa na Sua Oficina Online e faça o teste grátis de 30 dias!


Onde e como divulgar uma oficina mecânica na internet?


Reforçando, igual ao marketing tradicional, existem várias formas de utilizar a internet para divulgar um negócio.


Vamos abordar as principais alternativas para oficinas de pequeno e médio porte, explicando as vantagens e desvantagens de cada uma delas.


No caso de oficinas grandes, redes de oficinas e concessionárias, as dicas também valem, mas não são tão úteis, porque essas empresas possuem orçamento para investir em mídias tradicionais e contratar agências especializadas em marketing digital, que ficam responsáveis pela criação da estratégia, implementação das atividades, acompanhamento do desempenho e mensuração dos resultados.


Aqui vamos dar dicas que podem ser usadas por qualquer um com vontade de garantir a presença online da sua oficina, sem conhecimento prévio em marketing ou programação. Vamos lá...



Redes sociais


Na maioria dos casos é muito simples e gratuito abrir e manter uma conta em redes sociais. O Facebook e o Instagram são as mais tradicionais e que contam com maior número de usuários no Brasil. O problema dessas redes é o alcance delas, é necessário um esforço considerável para conseguir muitos “likes” e manter os usuários engajados, de forma que isso se traduza em mais vendas.
De toda forma, é muito válido investir um pouco de tempo garantindo seu espaço nessas redes. Isso é válido principalmente para oficinas dedicadas a funilaria e pintura, martelinho de ouro e estética automotiva, que podem atualizar as redes sociais com o resultado de cada serviço executado, usando a rede como um portfólio que vai atrair e passar confiança para novos clientes.
Procure manter as informações atualizadas, caprichar nas fotos e destacar os diferenciais da sua oficina, como tempo de experiência, especialidades, marcas das peças utilizadas, entre outros.


YouTube


A cada dia tem mais gente procurando conteúdo na forma de vídeo. Além de passar a mensagem de maneira mais clara, um vídeo bem feito transmite muita credibilidade e passa mais confiança aos clientes. Existem alguns exemplos de sucesso no ramo da reparação que se dedicam a produzir vídeos para o YouTube, como o pessoal da High Torque. Eles foram pioneiros e hoje contam com milhares de seguidores, se tornando referência na área. Contudo, esse veículo exige muita dedicação e um conhecimento básico sobre produção de vídeo para se oferecer o mínimo de qualidade ao público. O Dr. Carro, por exemplo, que é outro destaque nesse meio, produz e divulga dois vídeos por semana. Seu canal no YouTube ficou tão famoso que hoje virou sua principal atividade profissional. Mas se você quiser, não custa se arriscar com a câmara do celular mesmo. Você pode ter o conhecimento que vai ajudar a tirar a dúvida de alguém e te render clientes no futuro.


Site próprio


Em um passado não muito distante ter um site era um grande diferencial para pequenas empresas, um belo cartão de visitas que o diferenciava dos concorrentes. Hoje em dia, contudo, com a popularização de plataformas prontas para construção de site, tem um domínio já virou arroz com feijão e não significa certeza de retorno sobre o dinheiro e energia gastos para se construir e manter o site. Da mesma forma que uma loja física, o site tem que ficar visível para o público, o que geralmente exige investimento em campanhas pagas (Adwords) e otimização do conteúdo do site para os mecanismos de busca (SEO). Infelizmente isso é caro, consome muito tempo para dar resultados e exige conhecimento técnico do assunto, impedindo muitas oficinas independentes de usar essas soluções.


Google Places


Imprescindível ter. Leva poucos minutos para ser feito criar um perfil gratuito, com as informações da sua empresa que vão ajudar o cliente a descobrir sua oficina e chegar até ela usando o GPS.
Lembre-se sempre de manter as informações atualizadas, como nome da oficina, endereço, telefone e horários de funcionamento.


Classificados Online


Existem diversos sites que divulgam pequenos negócios locais na internet, que se assemelham muito a uma versão digital das páginas amarelas. Com certeza é válido estar presente nessas plataformas, o único problema é que elas geralmente cobram valores mensais para divulgação e não são focadas no segmento automotivo. De forma que as oficinas aparecem da mesma forma que uma lanchonete, petshop e um cabelereiro, mesmo sendo de um ramo totalmente diferente, o que acaba não resolvendo o problema dos clientes que procuram nesses sites e nem das oficinas ali cadastradas.


Sua Oficina Online


Deixamos o melhor para o final, já que a Sua Oficina Online é hoje o maior canal de divulgação online especializado em serviços automotivos do Brasil. São mais de 30 mil oficinas catalogadas em todo país. O site permite que clientes encontrem oficinas na sua região que oferecem um serviço automotivo que ele precisa (mecânica, funilaria, borracharia, estética, vidraçaria, tapeçaria, etc).
Além disso, o cliente pode pedir pelo site o orçamento de oficinas da região. Quando isso acontece, encaminhamos o pedido dos clientes para que as oficinas parceiras possam abordá-lo e fazer a venda, tudo isso usando apenas o WhatsApp.

As oficinas não pagam nada para se cadastrar no site e receberem pedidos de clientes por 1 mês. Só é cobrada uma mensalidade de R$49,90 a partir do 2º de uso, após experimentar a plataforma gratuitamente e comprovar os resultados. Para se tornar parceirobasta fazer o cadastro gratuito m menos de 5 minutos.


Além de ser uma alternativa gratuita, as oficinas que se cadastram não precisam utilizar nenhuma tecnologia que não utilizam. Toda comunicação é feita pelo WhatsApp e você fala diretamente com o cliente, que está na sua região e precisando de um serviço que você oferece. Você pode fazer o cadastro gratuito de quantas oficinas quiser e começar a usar a internet para vender mais sem nenhum investimento inicial.


Tem dúvidas ou mais dicas de marketing digital para oficinas mecânicas? Nos envie uma mensagem no email contato@suaoficinaonline.com.br.
Se gostou do conteúdo não deixe de compartilhar e nos seguir nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Google+.


Cadastre sua empresa na Sua Oficina Online e faça o teste gratuito de 30 dias!


A sua oficina agora está online!


A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.
Cadastre sua oficina e comece a atrair novos clientes, saiba mais aqui.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Read More