Existem muitas informações confusas acerca da película de vidro automotivo, também conhecida como Insulfilm. Levantamos algumas dúvidas que encontramos na internet para evitar equívocos acerca do assunto.

insulfilm-carro-mitos-e-verdades-1

1. Mito – A película de vidro vai evitar 100% do envelhecimento e ressecamento do interior do veículo

Realidade: Enquanto a película de vidro faz um tremendo trabalho na redução da quantidade de desbotamento do estofado causada por raios UV prejudiciais (bloqueio de 99% ou mais), calor solar (até 82%) e luz visível. Não pode eliminar 100% dos efeitos de deterioração do sol. A película de vidro é uma solução eficaz para reduzir o desbotamento em comparação com o vidro sem nenhuma proteção.


2. Mito - A película de vidro vai estragar a vista
Realidade: Embora uma película escura ou reflexiva possa reduzir a visão do exterior para dentro de um carro, o mesmo não acontece quando se olha de dentro para fora. Isto é devido à acuidade visual, processo no qual o olho humano se ajusta à quantidade de luz que está recebendo, permitindo que você veja o lado de fora do veículo normalmente, mesmo quando a transmissão de luz foi reduzida.

Obviamente, se você optar por uma película de vidro muito escura isso de fato pode prejudicar a visão do motorista e passageiros, principalmente durante a noite. Mas existem limites legais sobre a intensidade das películas que podem ser usadas no Brasil. E as películas que atingem o limite máximo não chegam a prejudicar a visão de quem está no interior do veículo.


3. Mito - A película de vidro é à prova de balas e à prova de batidas

Realidade: Muitas empresas afirmam que o filme de proteção de janelas protegerá o vidro de forças extremas, como pancadas e até balas. Os testes usados para promover essas alegações são geralmente realizados com vidro grosso de ½ polegada e várias camadas de filme de segurança. Ou seja, situações totalmente incomuns. A maioria dos vidros instalados é de 1/8 de polegada a ¼ de polegada de espessura em geral. Nenhum filme de janela pode parar uma bala num vidro regular. A película de vidro é projetada para reduzir ferimentos e danos ao segurar o vidro e evitar que ele se estilhasse após a quebra.


4. Mito - Toda película de vidro automotivo é ilegal

Realidade: as regras sobre a intensidade de películas de vidro permitidas são definidas pelo DENATRAN. No Brasil, a películas de vidro é proibida no para-brisa dianteiro, mas é permitida nas janelas laterais dianteiras e traseiras e no vidro traseiro. Veja aqui os limites para se manter dentro dos limites legais.


5. Mito - Qualquer pessoa pode instalar película de vidro automotivo

Realidade: Instalar película de vidro pode parecer relativamente fácil, mas há muitas circunstâncias que podem levar a uma falha instalação. É muito fácil que a película fique contaminada com sujeira, poeira ou cabelo, arruinando a instalação e criando insatisfação no dono do carro. Um instalador profissional de película de vidro tem ferramentas e técnicas adequadas de preparação e aplicação da película para evitar a contaminação ou outros problemas com o filme e garantir uma instalação de qualidade.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


A Sua Oficina Online ajuda proprietários de carros a encontrarem as melhores oficinas da sua região e comparar preços dos serviços automotivos.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Leia Mais
Insulfilm para carros: Mitos e Verdades
Share this

Subscribe to Sua Oficina Online