Limpar as conexões da bateria, especialmente se os terminais estiverem corroídos, ajudará a garantir que a bateria dure mais e tenha um bom desempenho, evitando que você tenha que trocar a bateria do carro antes do tempo indicado pelo fabricante.

A principal função da bateria do seu carro é fornecer energia para o motor de partida quando você gira a chave, permitindo que o carro funcione. A bateria também é uma fonte de energia de reserva, caso haja mais demanda por energia do que o alternador pode produzir enquanto o motor estiver funcionando. Em suma, ela precisa funcionar de forma eficaz toda vez que você usa o carro, caso contrário o veículo nem ligará.

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

Com o tempo e o uso, a corrosão pode se formar nos terminais da bateria do seu carro, tanto em cima quanto ao redor das extremidades do cabo da bateria. A extremidade positiva do cabo conecta sua bateria ao centro de distribuição de energia que fornece energia a todos os sistemas do seu veículo. Já o cabo negativo é conectado ao chassi do seu carro para completar o circuito de aterramento. Se um deles não estiver conectado, a bateria não funcionará.

Leia também:6 Melhores dicas para comprar um carro usado

A corrosão nos terminais ocorre por duas razões principais:

• O terminal e a extremidade do cabo são feitos de diferentes tipos de metal
• A bateria está produzindo hidrogênio quando está sendo recarregada

A corrosão aparece na forma de uma camada de aspecto enferrujado nos terminais da bateria e dos cabos. Quando há muita corrosão entre as extremidades do cabo e os terminais da bateria, essa camada pode impedir que a energia da bateria flua da bateria pelos cabos.

A corrosão nas conexões da bateria pode ser removida usando alguns métodos diferentes. Além disso, é possível tomar medidas para evitar que ocorra a corrosão da bateria.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


Remova os cabos dos terminais da bateria

Remova-os-cabos-da-bateria

Para limpar corretamente as conexões do terminal da bateria, você precisará desconectar as extremidades dos cabos positiva e negativa da bateria.

O ideal é contar com algumas ferramentas, como uma chave de terminal da bateria, protetor ocular e luvas. A bateria contém ácido em sua composição, que pode causar ferimentos no olho e na pele.

1º passo: Solte as extremidades do cabo da bateria. Comece removendo o cabo negativo primeiro. Para isso, basta encaixar a chave de cabo da bateria na porca da extremidade do cabo da bateria e girar no sentido anti-horário.

2º passo: Solte as porcas e a extremidade do cabo. Às vezes é necessário fazer um pouco de movimento e aplicar um pouco de força para desencaixar os cabos, que ficam “grudados” nos terminais devido à corrosão.


Método 1: Limpeza dos terminais da bateria com utensílios domésticos

limpando-a-corrosao-da-bateria-do-carro-com-materiais-caseiros

Nem sempre é necessário usar materiais especializados para limpar adequadamente os terminais da bateria do carro. Alguns itens domésticos simples podem limpar sua bateria e restaurar uma conexão adequada.

Materiais necessários:

• Bicarbonato de sódio
• Vaselina
• Escova de cerdas duras ou de metal
• Água

Com esses materiais em mãos, siga o passo-a-passo a seguir:

Passo 1: Polvilhe bicarbonato de sódio em ambos os terminais da bateria. Use o suficiente para o pó para revestir todo terminal.

Passo 2: Coloque duas colheres de sopa de água em cada terminal. O bicarbonato de sódio reagirá por alguns segundos. Essa reação entre a mistura de bicarbonato de sódio, a água e a corrosão nos terminais da bateria neutralizam o ácido da corrosão, tornando-o seguro de manusear.

Passo 3: Repita o processo nas extremidades dos cabos. Você pode executar este passo em um pequeno recipiente.

Passo 4: Esfregue os terminais imediatamente após neutralizar a corrosão coma escova de cerdas duras. Esfregue todo o terminal da bateria, bem como a extremidade do cabo, dentro e fora.

Passo 5: Quando toda a corrosão for removida, enxague com água a bateria e as extremidades do cabo.

Passo 6: Deixe a bateria secar completamente. Para acelerar você pode secar a bateria e os terminais com a ajuda de um pano ou compressor de ar, se quiser.

Passo 7: Espalhar vaselina nos terminais da bateria. Uma camada fina de vaselina facilitará a condução da eletricidade entre o terminal da bateria e a extremidade do cabo, enquanto protege os terminais da bateria contra a corrosão.


Método 2: Limpeza da corrosão da bateria com equipamento profissional

limpando-a-corrosao-da-bateria-do-carro-com-materiais-profissionais

Existem produtos feitos especificamente para remoção de corrosão encontrada em baterias automotivas. Equipamentos e sprays de limpeza de baterias facilitam o serviço, com um resultado muito bom.

Materiais necessários:

• Spray limpador de bateria
• Escova de terminal da bateria
• Spray de proteção
• Água

De posse desses materiais siga o procedimento abaixo:

Passo 1: Pulverize o spray limpador nas extremidades do cabo e da bateria. O spray irá neutralizar o ácido e a corrosão. Muitos sprays têm um corante que muda de cor quando ainda está reagindo com o ácido. Por exemplo, um spray amarelo pode ficar azulado quando reage com o ácido da corrosão.

Passo 2: Deixe o spray agir por alguns minutos. Depois de um tempo você notará que não há mais nenhuma reação química nos terminais, quando for o caso a cor do spray irá se dissipar.

Passo 3: Borrife novamente. Pulverize o terminal da bateria e as extremidades do cabo mais uma vez com o spray de limpeza. Se a cor não mudar ou se alterar muito pouco, é indício que o ácido está neutralizado.

Passo 4: Enxague com água a bateria e os terminais para remover o spray.

Passo 5: Use a escova para remover a crosta formada pela corrosão dos terminais e dos cabos. Escove as peças até remover totalmente a corrosão. Se for necessário repita as etapas 1 a 4.

Passo 6: Pulverize os terminais da bateria com spray protetor de bateria ou aplique uma camada fina de vaselina nos terminais.


Reconecte os terminais da bateria


Para finalizar, tudo o que você precisa é da sua chave de terminal da bateria para reconectar as extremidades do cabo. Mas, de novo, não se esqueça de usar óculos e luvas de proteção.

Passo 1: Reconecte o cabo no terminal da bateria. Inicie pelo terminal positivo da bateria.

Passo 2: Aperte a porca na braçadeira até que fique firme, depois gire mais ¼ de volta.

Passo 3: Repita o procedimento para o terminal negativo.


Mesmo após limpar os terminais e cabos da bateria do carro, você pode notar que o desempenho da bateria ainda não está bom. Nesses casos procure ajuda profissional. Na Sua Oficina Online você encontra oficinas especializadas em bateria e auto elétrica na sua região e compara preços de serviços para o seu carro.

Talvez você também se interesse:

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
6 Melhores dicas para comprar um carro usado
Como vender o carro mais rápido?
5 Carros populares mais econômicos do Brasil
5 Carros usados na faixa de 20 mil


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


Sua Oficina Online


A Sua Oficina Online ajuda proprietários de carros a encontrarem as melhores oficinas da sua região e comparar preços dos serviços automotivos.
Ao mesmo tempo somos um canal de venda online para oficinas de todo Brasil, ajudando essas empresas a usarem a internet para divulgarem seus negócios e serem encontradas pelos seus clientes online.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Leia Mais
Como limpar os terminais da bateria do carro
Share this

Subscribe to Sua Oficina Online