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Os aditivos e limpadores de combustível realmente funcionam?


Os aditivos de combustível são produtos que você despeja no tanque de gasolina para solucionar ou evitar um problema específico relacionado ao sistema de alimentação e motor do carro. Se você já esteve em um posto de gasolina ou loja de autopeças, sabe que há muitas opções desses produtos para escolher. Esses aditivos são feitos para uma série de finalidades, mas alguns tipos são mais confiáveis do que outros.


Aditivos de combustível que normalmente funcionam


Vamos começar com aqueles que geralmente fazem o que afirmam e cujo desempenho é fácil de verificar:
• Estabilizadores de combustível: usados em veículos usados com baixa frequência, como barcos e carros esportivos, com a finalidade de evitar que o combustível cause decomposição e corrosão das engrenagens durante os longos períodos que ficam no tanque de combustível.
• *Octane boosters*: voltado para motores a gasolina, esses aditivos são usados para potencializar a octanagem do combustível, também ajuda na limpeza e no desempenho do motor. Geralmente é usado em veículos de alto desempenho ou de corrida.
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E quanto aos limpadores de bicos injetores?


Outros produtos destinam-se a manter os injetores de combustível limpos e com o melhor desempenho, livres de depósitos de carbono. Mas como saber se eles estão, de fato, funcionando como prometem?

Os bicos injetores de combustível são válvulas que têm buracos minúsculos que regulam a quantidade de combustível pulverizada no motor, coordenados pelo sistema de injeção eletrônica do carro. Como os motores com injeção eletrônica medem o combustível com muita precisão, eles têm conseguido atender às normas cada vez mais rígidas de emissões e de economia de combustível.

Os bicos injetores operam com pressões de combustível e temperaturas de trabalho muito altas, próximas ou dentro das câmaras de combustão do motor. Além disso, os combustíveis produzidos hoje em dia aceleram a formação de depósitos de carbono nos bicos injetores. Mesmo a gasolina, atualmente, tem etanol em sua composição por obrigação legal, o que causa problemas de entupimento de bicos injetores em qualquer carro de passeio no Brasil. Isso é agravado com o uso de combustível de baixa qualidade ou adulterado.

Esses fatores criam um ambiente muito hostil para um equipamento de alta precisão como os bicos injetores, pois mesmo um pequeno resíduo de carbono pode afetar seu desempenho e comprometer sua eficiência. Esses depósitos de carbono também se acumulam nas peças do motor, reduzindo a economia de combustível, aumentando as emissões e afetando o desempenho do veículo.


Mas atenção, motorista!


A verdade é que muitas dos benefícios prometidos pelos limpadores de bico injetor não são comprovados, e não é possível ter certeza que eles funcionarão no seu carro.
Os fabricantes de limpadores de bico injetor podem até alegar que seus produtos são registrados em órgãos de controle de qualidade, como o INMETRO ou ANP. Mas isso é, em primeiro lugar, uma mera obrigação legal, e não garante na realidade que o produto cumpre aquilo que foi prometido. E se cumpre, não garante a taxa de eficácia, que pode variar de caso a caso.

Adicionalmente, algumas montadoras de carro desaconselham explicitamente o uso de aditivos nos motores dos seus carros – em alguns casos, o desrespeito a essa regra pode acarretar até na perda da garantia do veículo.

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Use combustível de qualidade


A boa notícia é que existe uma maneira fácil de manter o seu motor limpo de sujeiras e acúmulo de resíduos. Há tempos as montadoras estão cientes dos problemas causados por combustíveis de baixa qualidade, que infelizmente ainda são comuns no Brasil. Em resposta, essas fabricantes uniram forças com empresas refinadoras de petróleo para desenvolver novas modalidades de combustível que já são produzidos com aditivos de alta resistência, que ajudam a manter o motor limpo e evitam acúmulo de resíduos.
Começando com algumas marcas de gasolina, essa tendência varreu a indústria e hoje o combustível aditivado pode ser encontrado em basicamente qualquer posto de combustível.

Usar esse tipo de combustível às vezes é um ótimo jeito de manter seu motor limpo e livre de resíduos, gastando relativamente pouco para isso.

Geralmente esses combustíveis contêm detergentes e dispersantes em sua formulação. Os detergentes são responsáveis por remover e evitar a formação de resíduos carbônicos gerados pela queima do combustível no motor. Enquanto isso, os dispersantes quebram os resíduos removidos pelo detergente em partículas minúsculas, que podem não se acumulam nas engrenagens e são expelidas pelo sistema de exaustão do carro.

No caso da gasolina, além de contar com os aditivos, o combustível aditivado apresenta uma vantagem adicional ao comum, que é o menor percentual de etanol na sua composição. O etanol já corresponde a 27% da gasolina comum, o que causa uma piora em termos de consumo e desgaste das peças.

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Cuidando dos bicos injetores


Não são só os bicos injetores que sofrem com o acúmulo de sujeira no sistema de alimentação do carro. Porém, por serem peças muito sensíveis, os bicos são os primeiros a darem sinais de que algo está errado. Além do mais, se os bicos estiverem em bom estado, dificilmente outras peças apresentarão problemas.
Se você estiver tomando todos os cuidados necessários ao abastecer e usar, mesmo que eventualmente, combustível aditivado, mas ainda assim você tem problema nos bicos injetores, é a hora de procurar um mecânico.

Se os bicos injetores estiverem somente entupidos, um procedimento simples de limpeza dos bicos deverá resolver seu problema. Se o problema for mais grave, geralmente os bicos precisam ser trocados.

Para fazer isso, seus injetores de combustível são removidos do motor e completamente limpos. Esse processo geralmente usa solventes muito fortes, que não podem ser introduzidos no combustível.

Primeiro, os injetores são embebidos no solvente com vibração ultrassônica. Em seguida, o solvente é empurrado através dos bicos injetores a alta pressão na direção inversa do fluxo normal de combustível. Finalmente, os injetores são jateados para remover depósitos externos, e as peças de desgaste, como anéis e vedações, são substituídas. Este processo geralmente restaura o desempenho dos bicos injetores.

Mas é sempre importante consultar o manual do proprietário do seu veículo, pois algumas montadoras não recomendam que a limpeza dos bicos seja feita em nenhuma circunstância. Elas indicam que quando existe algum problema com essa peça ela seja substituída diretamente, o que aumenta em muito o custo para resolver o problema, pois os bicos são peças com valor alto.


Mantenha seu motor funcionando sem problemas


Se você quiser manter seus bicos injetores e demais peças do motor livres de sujeira de forma contínua, aqui estão algumas dicas úteis:


• Os aditivos não fazem necessariamente qualquer diferença, portanto, use-os por sua conta e risco, com zero expectativas.
• Algumas concessionárias e oficinas incluem automaticamente aditivos de combustível aos seus serviços de revisão. Excluir esses itens da ordem de serviço ao fazer a manutenção preventiva do seu carro pode ajudá-lo a economizar algum dinheiro nas revisões.
• Tente usar combustível aditivado, nem que seja uma vez a cada 5 mil km rodados. Esse combustível ajuda na manutenção da limpeza do motor. Mas atenção, não misture combustível aditivado com normal.
• Se seu carro não estiver quebrado, não conserte! Um veículo em bom funcionamento não precisa de nenhum conserto, só de manutenção preventiva. Portanto, nada de fazer limpeza “preventiva” dos bicos injetores e outros serviços.

Se o seu carro não estiver funcionando corretamente, não será o uso de um aditivo que resolverá seu problema. Busque uma oficina para fazer o diagnóstico e o conserto necessário. Muitas vezes a causa do problema pode não ser o sistema de combustível.


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