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Vazamento de fluidos do carro: o que fazer?


Se alguma peça é feita de metal e se move, então provavelmente existe algum fluido lubrificando essa peça. Existem muitos componentes metálicos móveis num carro e muitos tipos de fluidos. Felizmente, os fluidos do carro variam em termos de cor, textura e cheiro. Uma vez que você sabe as características de cada fluido, encontrar a fonte do vazamento no seu carro fica muito mais fácil.


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Dicas gerais sobre o vazamento de fluido

  • Uma poça com tamanho superior a 10 cm debaixo do carro indica que o vazamento é grave e requer cuidado imediato.
  • Uma poça com tamanho inferior a 10 cm é considerada uma infiltração ou gotejamento. A não ser que se trate do fluido de freio a situação não é tão grave, mas ainda assim exige atenção.
  • Se você notar qualquer líquido vazando após ter feito algum serviço mecânico,entre em contato com a oficina para solucionar o problema.

Fluidos comuns encontrados abaixo do seu carro


1. Água


A água do sistema de ar-condicionado é um dos fluidos mais comuns que você pode encontrar debaixo do carro. Essa água é formada quando a umidade do ar entra em contato com o sistema de resfriamento do ar-condicionado e condensa. Geralmente goteia sob o centro à direita ou à esquerda do veículo. Este é um fenômeno normal, portanto não se preocupe se ver água sob o carro.


2. Óleo de motor


Geralmente com cor clara ou castanho escuro, beirando o preto – varia conforme o tempo de uso do lubrificante – o óleo do motor fica escorregadio e pode ter um cheiro sujo de borracha queimada. Para verificar o nível de óleo do motor em seu carro, use a vareta do óleo do motor.


Se o nível de óleo estiver baixo, mas ainda aparecer na vareta, faça a troca de óleo o quanto antes. Já se o nível de óleo não aparecer na vareta, adicione óleo suficiente para atingir o nível total na vareta antes de voltar a dirigir o veículo. Lembre-se de mencionar o vazamento na próxima vez que for até a oficina.


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3. Líquido do radiador


Também chamado de fluido do radiador e líquido de arrefecimento, esse fluido é aguado e geralmente escorregadio. Pode ser de várias cores, dependendo do aditivo usado: verde, amarelo, rosa, azul ou roxo. Geralmente ele vaza perto da frente do motor ou embaixo do radiador. Depois que o motor esfriar – aguarde pelo menos 10 minutos com o carro desligado – verifique o nível do fluido no reservatório de expansão do radiador.


Se o nível estiver baixo, encha o tanque com água destilada. Não use água da torneira – contém minerais que corroem e prejudica as peças do sistema de resfriamento e do motor. A causa número um de problemas graves do motor é o superaquecimento ocasionado pela perda de líquido do radiador. Se seu carro apresenta constantemente, procure uma oficina de confiança o quanto antes para descobrir a causa do problema e fazer o reparo necessário.

Veja aqui o custo de fazer a troca do líquido de arrefecimento.


Fluidos menos comuns que vazam do seu carro


1. Transmissão automática e fluido de direção hidráulica


Estes fluidos podem ser semelhantes e às vezes idênticos, por isso, procure a ajuda de uma oficina para confirmar a origem do vazamento. Os fluidos de transmissão automática e de direção hidráulica são geralmente avermelhados ou marrom avermelhado e têm aspecto oleoso.


Os vazamentos do fluido da direção hidráulica são encontrados na frente do motor, perto da bomba de direção hidráulica, ou no rumo da parte traseira do motor. Para checar se realmente é esse fluido que está vazando, verifique o nível de fluido no compartimento debaixo do capô. Se não houver fluido, procure uma oficina imediatamente. Se o fluido o nível estiver baixo, mas num nível baixo, retire o fluido e monitore quanto e com que rapidez ele está vazando. Se houver uma perda regular, faça o seu veículo ser inspecionado por um profissional.


2. Transmissão manual e líquido do diferencial


Os vazamentos destes óleos são caracterizados pela textura grossa dos lubrificantes e pelo cheiro forte, que pode lembrar um ovo podre. São encontrados sob o diferencial dianteiro e traseiro do veículo e sob a caixa de transmissão. Como é difícil verificar o nível desses fluidos, o mais recomendado ao notar o vazamento de líquido com as características acima é procurar um mecânico profissional.


3. Fluido de freio


Felizmente, vazamentos deste fluido não são comuns. O fluido de freio lembra a cor de um vinho branco quando está novo, mas vai escurecendo à medida que fica velho, devido ao acúmulo de sujeira e umidade. Em termos de textura, esse fluido tem aspecto oleoso. Se você encontrar vazamento de líquido de freio, verifique o nível no reservatório do cilindro mestre do freio. Se o nível for baixo, complete-o.
Use apenas o fluido de freio com DOT correto para o seu carro, que você pode encontrar no manual do proprietário.


Se o vazamento continuar e o nível do fluido estiver abaixo do ponto médio, leve seu carro imediatamente até uma oficina para descobrir a causa do vazamento e fazer o reparo necessário. Rodar com esse fluido fora do nível indicado representa riscos reais de segurança para os passageiros.


Se o seu carro tiver transmissão manual, pode contar com um sistema de embreagem hidráulico, que também usa fluido de freio. Contudo, por questões de segurança, os reservatórios do fluido de transmissão e de freio são quase sempre separados. Portanto, se houver um vazamento de líquido de freio e o cilindro mestre estiver cheio, é provável que o vazamento seja na verdade do fluido da embreagem. Um sinal desse vazamento é que a embreagem não funcionará normalmente, dificultando e até impedindo a troca de marchas.

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