Quanto tempo dura a bateria do carro?
No mundo ideal a bateria do carro deveria nos avisar quando vai descarregar, mas, infelizmente, ainda não chegamos nesse estágio. A bateria é uma peça vital para que o seu carro ligue e funcione normalmente. Mas quando a bateria do carro deve dura? Qual a vida útil de uma boa bateria?
Com os avanços na tecnologia e sua democratização, a maioria das pessoas hoje já utiliza diariamente pelo menos um tipo de aparelho que tenha uma bateria, como o celular. Esta familiaridade com as baterias pode ser usada para eliminar dúvidas sobre as baterias do carro. Mas primeiro, vamos definir o que estamos falando quando dizemos “bateria do carro”.
Não vamos abordar aqui baterias de veículos elétricos ou híbridos. Ainda são poucos os carros em circulação que não dotados exclusivamente de motores a combustão. Para esclarecer, a bateria do carro que vamos tratar aqui é aquela que equipa os veículos comuns, que tem o formato retangular e geralmente fica sob o capô dos carros. Elas geralmente têm tensão de 12 volts e a amperagem pode variar de 45 a 100 amperes, conforme o modelo do veículo. Eles são relativamente quando comparadas a outras baterias que usamos no dia-a-dia porque devem gerar uma grande quantidade de corrente elétrica para dar partida no motor do carro. Essas baterias também possuem dois terminais, um positivo e outro negativo, nos quais os cabos da bateria são conectados.
Também chamada de bateria de serviço, a bateria do carro fornece energia elétrica necessária para ligar o motor do carro (ignição), além de fornecer energia ao veículo se houver alguma interrupção na conversão de energia elétrica enquanto o motor estiver ligado. Ela também permite que você utilize sistemas eletrônicos no veículo enquanto o motor não estiver funcionando.
Por fim, a maioria dos carros de passeio conta apenas com uma bateria. Mas alguns utilitários e veículos pesados podem contar com até quatro baterias.
Entendendo a vida útil da bateria do carro
A vida útil de uma bateria é afetada pelas seguintes variáveis:
- A distância média que o carro percorre em cada trajeto.
- A frequência com que o veículo é utilizado.
- A quantidade de energia exigida da bateria, dependendo dos aparelhos eletrônicos que equipa o carro e a frequência e intensidade que são utilizados.
- O tamanho e amperagem correta da bateria para cada carro.
- A regularidade com que os sistemas elétrico e de ignição são revisados.
- Se a bateria é frequentemente removida, recarregada ou utilizada para fazer “chupeta” em outros veículos.
- Temperatura externa média do ambiente em que o veículo circula.
Todos estes fatores influenciam a longevidade de uma bateria de carro. Contudo, mesmo em condições ótimas de uso as baterias podem falhar inexplicavelmente.
Em média, é seguro assumir que a vida útil de uma bateria varia entre três e quatro anos, mas esse prazo pode aumentar e diminuir dependendo dos fatores listados acima.
Uma dica é verificar a garantia da sua bateria para ter uma boa ideia da sua vida útil. Os fabricantes geralmente dão garantia de 1 a 3 anos, o que é um sinal da durabilidade da sua bateria.
Nota importante: na hora de comprar uma bateria nova é essencial verificar a data de fabricação. Baterias não devem ser instaladas se tiverem sido fabricadas há mais de 3 ou 4 meses. Depois desse prazo a loja deve retornar o produto para o fabricante, para que esse possa fazer a recuperação da bateria. A data de fabricação geralmente fica bem visível na parte superior da bateria!
Sinais de falha da bateria do carro
Deixar seu carro para na garagem irá deteriorar a capacidade de armazenagem de energia da bateria do seu carro, assim como dirigir muito todos os dias. Algumas baterias mostrarão sinais de enfraquecimento, como um vidro elétrico lento ao ligar o carro. A corrosão dos terminais ou o vazamento de ácido também são sinais claros de baterias problemáticas.
Contudo, muitas baterias não mostrarão nenhum sinal de falha e simplesmente morrerão do dia para a noite, possivelmente te deixando na mão.
Custo e manutenção de uma bateria de carro
De acordo com a Sua Oficina Online, a troca de bateria custa, em média, de R$330 a R$620, incluindo a remoção e descarte da bateria antiga e a mão-de-obra de instalação da nova bateria. Recomendamos que você opte por uma bateria de alta qualidade, para garantir uma vida útil mais longa e uma segurança maior para que você use todos os recursos eletrônicos do seu carro sem preocupação. Recomendamos também que você faça a revisão da bateria periodicamente, checando também os cabos da bateria e o alternador.
Além disso, evite deixar o carro parado muito tempo e não deixe aparelhos eletrônicos ligados quando o carro estiver desligado.
Quanto custa a troca da bateria?
Para saber o preço da troca de óleo para o seu carro faça um orçamento online aqui.
Se precisar saber se o problema no seu carro realmente está na bateria, você também pode usar o Sherlocar, a primeira ferramenta de diagnóstico online que te ajuda a descobrir qual o problema do seu carro e as possíveis soluções.
Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Troca da bateria em São Paulo
Troca da bateria em Rio de Janeiro
Troca da bateria em Belo Horizonte
Troca da bateria em Curitiba
Troca da bateria em Brasília
Troca da bateria em Porto Alegre
Troca da bateria em Goiânia
Troca da bateria em Fortaleza
Troca da bateria em Salvador
Troca da bateria em Campinas
Troca da bateria em Recife
Troca da bateria em Guarulhos
A sua oficina agora está online
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.
Aqui você encontra as melhores oficinas próximas de você e compara preços de serviços mecânicos em poucos cliques.
Subscribe to Sua Oficina Online
Get the latest posts delivered right to your inbox