/ Dicas Mecânicas

Problemas na Embreagem

Pergunta: como saber se a embreagem do meu carro está com problemas?


O sistema de transmissão do carro é composto basicamente por dois conjuntos de peças: embreagem e câmbio. O primeiro recebe as rotações do volante do motor e repassa para as engrenagens da caixa de câmbio. Esta por sua vez, transforma a potência do carro em velocidade, mantendo a força necessária pelo motor para cada perfil de movimento (inclinação em subida, inclinação em descida ou reto).


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


COMO IDENTIFICAR PROBLEMAS NA EMBREAGEM DO CARRO?


O sistema de embreagem é composto por várias peças: platô, disco, mancal de acionamento, rolamento, eixo piloto, pedal, cilindros mestre e auxiliar (escravo), além dos cabos ou fluidos. Qualquer uma delas que seja danificada ou pare de funcionar adequadamente irá gerar algum problema no veículo. Os principais fabricantes dos componentes de embreagem são ATE, SKF, Sachs, Schaeffler e Valeo. Vamos entender pelos sintomas, quais as possíveis falhas e quais seriam suas soluções.


1. Barulho na embreagem!
Quando ouvir barulhos ou estalos é sinal que o kit de embreagem está desgastado e no fim de sua vida útil. Embreagem está com chiado é o rolamento que está com problema.
Solução: Trocar o kit de embreagem.


2. Embreagem desregulada!
Embreagem alta quer dizer que o pedal está num ponto de acionamento desconfortável para o motorista, fazendo-o tirar muito o pé do pedal para que o carro saia. Isso pode acabar desgastando o kit mais rapidamente.
Solução: Para que o kit de embreagem tenha a durabilidade correta, o pedal da embreagem deve estar sempre no meio termo, nem muito baixo, nem muito alto. A regulagem pode ser feita em oficinas de confiança.


3. Embreagem dura!
Aqui podem ser diversos problemas, conforme lista:

  • Defeito no mecanismo de acionamento;
  • O guia do rolamento, moringa ou tubo guia desgastados ou em formato oval, impedindo o correto deslizamento ao acionar o garfo;
  • Garfo com ponto de apoio ou buchas desgastados;
  • Desgaste do cabo da embreagem por mau uso, desgaste natural ou falta de lubrificação;
  • Desgaste no atuador ou cilindro mestre em casos de embreagens hidráulicas;
  • Empenamento e desalinhamento da carcaça do platô de embreagem devido ao aquecimento excessivo;
  • Desgaste do kit de embreagem.


    Soluções:
  • Verificação, lubrificação e limpeza do sistema de acionamento;
  • Substituição dos componentes em mau estado do sistema de acionamento;
  • Substituição do kit de embreagem.

4. Dificuldade para engatar ou trocar de marcha!
O principal motivo que faz a embreagem não engatar é o desgaste do kit de embreagem, mas novamente pode indicar uma série de falhas:

  • O disco de embreagem não está conseguindo ficar separado do platô de embreagem;
  • A espessura do disco de embreagem não está correta;
  • O cubo do disco não consegue deslizar no eixo piloto;
  • O rolamento do eixo piloto não gira livremente;
  • O sistema de acionamento da embreagem está com regulagem incorreta;
  • A mola de retrocesso do platô pode ter sido deformada na montagem ou reduzida de marcha brusca, impossibilitando o platô de liberar o disco de embreagem;


    Soluções:
  • Regulagem do acionamento;
  • Substituição do rolamento do eixo piloto;
  • Substituição do kit de embreagem.

5. Embreagem tremendo!
O principal motivo que faz a embreagem trepidar é a falta de paralelismo entre volante do motor, disco de embreagem, placa do platô e membrana do platô.
No entanto, podemos destacar que o balanceamento do conjunto de embreagem também ocasiona trepidação, assim como o paralelismo entre todos os componentes e também o alinhamento do virabrequim com o câmbio. Outros possíveis problemas sinalizados pelo tremor:

  • Coxim do motor e suspensão do câmbio não estão em ordem;
  • Embreagem contaminada de óleo ou graxa;
  • O mancal de encosto e o platô não estão paralelos;
  • Platô de embreagem foi apertado incorretamente, ocasionando o desalinhamento da mola membrana e da placa de pressão do platô;
  • O rolamento do eixo piloto não foi montado no volante;
  • O virabrequim não está alinhado com o eixo piloto;
  • A carcaça do platô de embreagem foi deformada por ocasião da desmontagem ou da montagem e também por superaquecimento;
  • Volante da embreagem está com superfície irregular.


    Soluções:
  • Verificação do alinhamento do conjunto, do paralelismo e do balanceamento;
  • Usinagem correta do volante do motor;
  • Troca do coxim do motor e da suspensão do câmbio.

6. Embreagem patinando!
A principal causa de patinação da embreagem também é o desgaste do kit de embreagem mas esse é o sintoma com a maior gama de possíveis causas:

  • O disco da embreagem está com desgaste ou contaminado por óleo e graxa. Sendo assim, o disco não consegue ser freado pelo platô;
  • O platô está com a mola membrana sem pressão suficiente para frear o disco;
  • O volante do motor está com a superfície irregular e não consegue deixar o disco de embreagem ser freado pelo platô, mesmo não estando desgastado;
  • Se a embreagem sofreu superaquecimento por uso excessivo, o disco perde sua capacidade de ser freado pelo platô;
  • O volante do motor pode estar com medidas incorretas;
  • A relação de distância do acionamento pode estar incorreta. Usa-se muito o termo “embreagem enforcada”, ou seja, o acionamento da embreagem está regulado de forma que a embreagem fique acionada, mesmo sem a ação de acioná-la;
  • Se ocorrer erro de aplicação do kit de embreagem, também pode acontecer de a embreagem patinar, pois a carga de pressão do kit não será correspondente à potência do veículo;
  • Em casos de acionamento hidráulico, pode haver a possibilidade de travamento do atuador hidráulico ou cilindro mestre. Mesmo tirando pé do pedal a embreagem continua acionada.


    Soluções:
  • Verificar se há contaminação por óleo ou graxa no disco e substituir o kit de embreagem;
  • Verificar as medidas do volante do motor e usiná-lo corretamente ou substituí-lo;
  • Regular o curso de acionamento de forma correta;
  • Substituir do kit de embreagem.

Encontre as oficinas mais bem avaliadas próximas a você que trabalham com o sitema de transmissão clicando aqui.


Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Troca Do Kit De Embreagem em São Paulo
Troca Do Kit De Embreagem em Rio de Janeiro
Troca Do Kit De Embreagem em Belo Horizonte
Troca Do Kit De Embreagem em Curitiba
Troca Do Kit De Embreagem em Brasília
Troca Do Kit De Embreagem em Porto Alegre
Troca Do Kit De Embreagem em Goiânia
Troca Do Kit De Embreagem em Fortaleza
Troca Do Kit De Embreagem em Salvador
Troca Do Kit De Embreagem em Campinas
Troca Do Kit De Embreagem em Recife
Troca Do Kit De Embreagem em Guarulhos


A sua oficina agora está online!


A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.


Aqui você compara o preço de serviços mecânicos das melhores oficinas próximas de você.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Read More