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Luz de alerta da temperatura do motor

O que significa a luz de advertência da temperatura do motor?


Para evitar superaquecimento, a maioria dos veículos modernos possui um sistema de aviso de temperatura do motor. Nos veículos mais antigos a temperatura do motor deve ser monitorada através do indicador de temperatura mecânico presente no painel.


Ao contrário da crença popular, mais motores são destruídos pelo superaquecimento do que por qualquer outra causa – incluindo problemas de falta de lubrificação. Isso ocorre porque os proprietários de veículos estão acostumados a trocar o óleo e o filtro regularmente, mas raramente o sistema de refrigeração é verificado até virar um problema. Muitas vezes, o primeiro sinal de um problema de sistema de resfriamento ocorre quando o motor já está superaquecido. Em muitos casos, contudo, já é muito tarde para evitar danos mecânicos.


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Existem vários tipos de sistemas de aviso de sobreaquecimento do motor em veículos.

  • Um ícone no formato de um termômetro sobre um líquido.
  • Uma luz vermelha ou amarela que fica acesa ou piscando quando a temperatura do motor for muito alta.
  • Uma mensagem de “sobreaquecimento do motor” piscando no painel. Em alguns casos, a mensagem alterna entre o texto e um no formato de um radiador ou ventoinha (eletro-ventilador do radiador).


    Independentemente do tipo de alerta fornecido pelo carro, todos estão ligados a um sensor de temperatura presente no motor (cabeçote ou próximo aos cilindros) e que está conectado ao módulo de controle do carro.


    Quando o carro é mais antigo e conta com o medidor de temperatura mecânico no painel, o indicador fica abaixado quando o carro é ligado porque o motor ainda está frio. À medida que o motor esquenta a agulha sobe até cerca de metade do medidor, que indica a temperatura ideal de trabalho do motor. No entanto, se a agulha for superior a 2/3 ou inferior a 1/3 da faixa inteira, há um problema.


    Se a agulha se subir mais de 2/3, o motor está superaquecido e, portanto, deve ser verificado. Se a agulha fica abaixo da faixa de 1/3, o medidor não está fazendo a leitura correta da temperatura ou há um problema com fluxo excessivo de líquido no sistema de arrefecimento do motor, possivelmente devido à válvula termostática aberta. Em ambos os casos, leve o carro para ser diagnosticado por uma oficina de sua confiança.


    Com carros equipados com luz de temperatura do motor no painel, essa luz deve acender quando você girar a chave de ignição e se desligar após 1 ou 2 segundos.

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Como conserto a luz do sistema de aviso de temperatura do motor?


Essa luz indica uma falha grave no sistema de arrefecimento do motor e você deve procurar uma oficina o quanto antes. Em todo caso, se o sistema de aviso da temperatura do motor, seja por luz, indicador ou mensagem, sinalizar que o motor está superaquecido. Para evitar um problema imediato você pode ligar o aquecedor do carro no nível máximo, desligar o ar-condicionado e quaisquer outros sistemas não essenciais que estejam funcionando, incluindo o rádio. Isto serve como um paliativo para aliviar a quantidade de trabalho que o motor precisa desempenhar e aumentar a troca de temperatura do motor e outros sistemas, fazendo com que ele perca temperatura.


Contudo, isso não resolverá o problema, só vai te permitir ganhar tempo até encontrar uma oficina. Se não for possível, encoste o carro e desligue o carro. Não abra o capô por pelo menos 20 a 30 minutos, pois um motor superaquecido pode facilmente romper uma mangueira do radiador e atirar vapor ou líquido de arrefecimento para cima, provocando queimaduras.. Enquanto espera, chame um guincho e leve o veículo para uma oficina para uma inspeção do sistema de arrefecimento.

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