Seu carro está com um mau-cheiro que não passa? Você começa a espirrar logo que entra no veículo? Talvez seja a hora de trocar o filtro do ar-condicionado do carro.


O sistema de ar condicionado do carro

Troca-do-filtro-ar-condicionado

O ar-condicionado dos carros é um sistema complexo composto por várias peças. Para encurtar a história, funciona assim: o motor do veículo gera energia elétrica. Essa energia ativa um sistema que captura o ar ambiente para direcioná-lo ao interior do carro após sua climatização – ar frio ou ar quente. O ar ambiente é repleto de impurezas, como microrganismos e fuligem. Por isso, para simplesmente não jogar toda poluição do ambiente para o interior do veículo, existe o filtro do ar-condicionado.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


O filtro do ar condicionado

Como o próprio nome já diz, o filtro do ar condicionado, também chamado de filtro de cabine ou antipólen, é responsável por filtrar o ar que circula no sistema de ar condicionado do carro. É ele o responsável por livrar o motorista e passageiros da fumaça emitida por ônibus, caminhões e outras sujeiras presentes no poluído ar urbano. O que garante a qualidade do ar no interior do veículo.


Além de manter o ar que respiramos em boas condições e evitar problemas de saúde, limpar o filtro do ar condicionado é muito importante para manter a eficácia do aparelho e prolongar sua vida útil. Com o sistema funcionando em boas condições o carro também economiza combustível. Isso porque o motor vai precisar trabalhar menos para gerar a energia necessária para alimenta o funcionamento do ar-condicionado.

Por que trocar o filtro do ar condicionado?

Troca-do-filtro-ar-condicionado---por-que

Trocar esse item do carro com frequência pode parecer algo supérfluo, uma frescura… mas não é.


Hoje quase todo carro tem ar condicionado e a maioria dos motoristas não se preocupa em economizar esse recurso. O ar condicionado é usado com frequência e não é raro passar horas diariamente dentro do carro, respirando o ar que circula por esse sistema. Em grandes centros urbanos uma pessoa chega a ficar exposta ao ar condicionado por 40h em um mês. É tempo suficiente paragerar ou agravar problemas respiratórios. A qualidade de vida é afetada. Doenças como rinite alérgica, bronquite, asma ou qualquer doença respiratória, seja crônica ou aguda, ficam ainda mais suscetível a complicações.

Quando trocar o filtro do ar condicionado?

Os automóveis possuem vários filtros, todos têm a função de manter algum item do carro limpo. O filtro de combustível, por exemplo, retira impurezas da gasolina, etanol ou diesel antes que esses cheguem ao motor para gerar a combustão.


O filtro de cabine retém impurezas do ar que circulam pelo sistema de ar-condicionado. Contudo, ele se difere dos demais por não ter prazo ou quilometragem pré-definida para troca. A vida útil desse filtro varia conforme as condições de uso do veículo.


Segundo os fabricantes, em ambientes urbanos os filtros de cabine deveriam ser trocados entre 6 meses a 1 ano de uso. Esse tempo pode variar, mas é uma boa prática ter esse prazo em mente para fazer uma averiguação periódica. Alguns indícios ajudam a saber se está na hora de trocar o filtro: a redução do fluxo de ar, a presença de cheiros desagradáveis e a poeira visível nas saídas de ar condicionado são fortes sinais.

Como trocar o filtro do ar condicionado

Troca-do-filtro-ar-condicionado---como-trocar

Realizar a troca do filtro não é algo complicado. Basta substituir o antigo pelo novo e retirar o excesso de sujeira que possa existir no compartimento. Muito simples, não tem segredo. O problema é a localização, que varia de carro para carro. Encontrar o local do filtro pode ser tarefa difícil. Em muitos veículos ele fica num compartimento no interior do painel, com acesso através do porta-luvas.


Em outros casos o filtro fica próximo do motor, só podendo ser acessado com o capô do carro aberto e com o auxílio de ferramentas.


Por incrível que pareça também existem alguns modelos de carro equipados com ar condicionado e que não possuem o filtro de cabine.


Caso queira economizar e fazer a troca em casa verifique se no Manual do Proprietário do seu veículo há indicações sobre a localização do filtro.

Dica simples para aumentar a vida útil do filtro da cabine

Troca-do-Filtro-de-Cabine---Aumentar-a-vida--til

Para aumentar a vida útil do filtro do ar de cabine procure utilizar o ar condicionado com o sistema de recirculação ligado. Dessa forma o sistema fecha a captação de ar do exterior do veículo, evitando assim um ar com mais impurezas. Além de aumentar a durabilidade do filtro, utilizar a recirculação ajuda na eficiência do ar-condicionado, climatizando o interior do veículo de forma muito mais rápida.


Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Troca do filtro de cabine em São Paulo
Troca do filtro de cabine em Rio de Janeiro
Troca do filtro de cabine em Belo Horizonte
Troca do filtro de cabine em Curitiba
Troca do filtro de cabine em Brasília
Troca do filtro de cabine em Porto Alegre
Troca do filtro de cabine em Goiânia
Troca do filtro de cabine em Fortaleza
Troca do filtro de cabine em Salvador
Troca do filtro de cabine em Campinas
Troca do filtro de cabine em Recife
Troca do filtro de cabine em Guarulhos


A sua oficina agora está online!


A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.


Aqui você compara o preço de serviços mecânicos das melhores oficinas próximas de você.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Leia Mais
Guia completo da troca do filtro do ar condicionado
Share this

Subscribe to Sua Oficina Online