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Quer saber se uma oficina é confiável? Faça essas 5 perguntas na próxima vez que precisar de um serviço mecânico


A desconfiança que os clientes sentem na hora de ir a uma oficina mecânica ou concessionária é um problema que existe há muito tempo. Todo mundo já passou por uma situação ruim ou conhece alguém com uma experiência desagradável sobre serviços prestados por mecânicos.


Independentemente de ser sua primeira ou décima ida a uma oficina, a maioria dos motoristas não tem conhecimento suficiente em mecânica para averiguar se o diagnóstico do problema do seu carro foi bem feito, se o prazo de execução do serviço é factível, se o preço é justo, entre outras questões que impactam na percepção de confiança do cliente.


E isso não é uma exclusividade do Brasil, segundo pesquisa realizada pela AutoNation, mais de 70% dos consumidores nos Estados Unidos revelaram não ter confiança no processo de compra de serviços de manutenção e reparação dos seus veículos.


Então, como posso saber se uma oficina é de confiança e evitar dores de cabeça? Preparamos uma lista de perguntas rápidas que qualquer cliente, seja homem ou mulher, jovem ou idoso, pode fazer na oficina. As respostas para essas perguntas são um forte sinal se uma oficina mecânica merece ou não sua confiança. Vamos a elas…


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1. Os mecânicos são pagos por comissão pelos serviços vendidos ou recebem um salário fixo?


Este é um grande problema, porque se o mecânico é pago apenas por uma comissão por serviços vendidos, existe um claro incentivo para que ele enxergue mais problemas no seu carro, que não necessariamente existem.


Em oficinas que tem esse modelo de remuneração dos seus mecânicos o que vem primeiro não é preocupação em resolver o problema do cliente nem com a qualidade do serviço. Pelo contrário, quanto maior for a lista de problemas e quanto mais vezes o cliente precisar retornar na oficina.


Procure por oficinas que não oferecem esse tipo de incentivo aos seus funcionários.


2. O mecânico pode me explicar qual o problema com o meu carro e qual o reparo necessário?


Quando um cliente não pode ter acesso ao mecânico que vai fazer o reparo do seu carro, não é um bom sinal.


É uma boa prática que o mecânico consiga explicar ao cliente, de forma simples e didática, o que está acontecendo com o carro e o porquê de cada serviço. Idealmente, quando for o caso, ele também vai sugerir melhorias nos seus hábitos de direção e manutenção do carro para evitar que esse problema volte a acontecer.


Se o vendedor evita esse contato ou se o mecânico se recusa a falar com você, desconfie. A chance de a oficina estar te escondendo algo é grande. Afinal, por qual o motivo um prestador de serviço não iria querer atender um cliente?


3. A oficina faz um checklist de entrada do veículo?


Uma boa prática de oficinas é fazer uma inspeção no veículo quando ele entra na oficina. Essa verificação é feita de forma muito rápida e serve para garantir tanto para a oficina quanto para o cliente que o carro chegou num determinado estado na oficina.


É mais comum do que parece clientes reclamando que seus veículos saíram de oficinas com um risco na pintura, um amassado na lataria e até um estepe roubado. Quando for pegar seu carro confira se ele saiu da oficina na mesma situação que entrou. Confira o nível do combustível, a condição dos pneus, a quilometragem e o estado pintura.


Após o conserto ter sido realizado, dirija o carro acompanhado de algum profissional da oficina para ter certeza que o resultado está satisfatório e o problema foi resolvido. Não vá embora da oficina sem que o conserto tenha sido realizado com sucesso.


4. A oficina pode me mandar um orçamento – ou ordem de serviço – para minha aprovação antes de iniciar o serviço?


Embora uma oficina não possa te dizer com 100% de precisão o que há de errado com seu carro num momento inicial de avaliação, eles devem fornecer uma estimativa de orçamento por escrito antes de iniciar o conserto do seu carro. Caso o orçamento previamente aprovado por você estoure, seja porque algum problema novo foi identificado ou porque o diagnóstico inicial foi mal feito, é obrigação da oficina entrar em contato com o cliente antes de fazer serviços cujos custos sejam maiores do que o orçamento inicialmente aprovado.


Se você não tem certeza se o preço em uma loja é alto, faça a comparação de preços com outras oficinas ou use a ferramenta de orçamento da Sua Oficina Online para saber qual o preço de mercado de diversos serviços mecânicos para o seu modelo de carro.


5. A oficina emite nota fiscal com a discriminação dos serviços contratados e das peças?


Tal como qualquer outra empresa, uma oficina mecânica deve emitir nota fiscal dos serviços prestados aos seus clientes. A nota serve como comprovante do serviço que você contratou e garante tanto à oficina quanto ao cliente que os serviços pagos foram entregues.


Dada a natureza do setor de reparação automotiva, uma boa prática é discriminar na nota fiscal o valor referente a cada peça e mão-de-obra empregada em cada serviço contratado. Além disso, só com a nota fiscal é possível exigir a garantia dos serviços, incluindo a mão-de-obra e as peças.


Lembrando que por lei todo serviço, incluindo o conserto de carros, tem garantia legal de 3 meses. No caso de o defeito não ter sido reparado é obrigação do prestador de serviços, no caso a oficina, refazer o serviço sem custos adicionais. Uma alternativa é a devolução imediata do valor pago.

Dica final: uma forma de testar se uma oficina ou mecânico são confiáveis é fazer uma pergunta cuja resposta você já sabe. Se você trocou o óleo do motor recentemente, por exemplo, pode perguntar se já está na hora de fazer a troca desse lubrificante. Se a resposta for sim você vai saber o que pode esperar.

Além dessas perguntas, você pode usar a Sua Oficina Online para encontrar as oficinas mais bem avaliadas próximas a você e comparar preços dos serviços mecânicos.


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