TROCA DA BOBINA DE IGNIÇÃO
QUANDO FAZER A TROCA DA BOBINA DE IGNIÇÃO?
Diferente das velas de ignição e dos cabos de vela, a bobina de ignição não tem uma vida útil bem definida, de forma que não existe uma quilometragem pré-definida para fazer a troca dessa peça.
Entretanto, com o passar do tempo a bobina pode sim apresentar defeitos e precisar ser substituída. Os principais problemas da bobina são causados por defeitos justamente das próprias velas e cabos, que demandam mais trabalho da bobina. Bobinas com problemas geralmente ficam trincadas.
QUAIS SINTOMAS INDICAM PROBLEMAS COM A BOBINA DE IGNIÇÃO?
Os sinais percebidos pelo motorista quando a bobina de ignição está com problema é similar aos sintomas identificados quando outras peças do sistema de ignição e injeção eletrônica estão com defeito:
- Quando houver aumento do consumo de combustível.
- Quando há perda de potência do motor.
- Quando o motor falha engatado em marcha lenta.
- Quando há dificuldade em dar a partida no carro.
- Quando o motorista sente solavancos do motor - principalmente em altas velocidades ou situações em que o motor é muito exigido, como nas subidas.
A melhor maneira de evitar problemas na bobina é fazer a revisão preventiva do carro periodicamente, trocando as velas a cada 20 mil quilômetros e verificando o estado dos cabos de vela e dos bicos injetores.
QUANTO CUSTA A TROCA DA BOBINA DE IGNIÇÃO?
O preço da troca da bobina pode variar muito dependendo do tipo de veículo e da marca da bobina utilizada. O custo da mão-de-obra cobrada pelas oficinas também varia, mas relativamente pouco. Veja o preço médio de mercado para alguns modelos:
Dica: Para saber o preço da troca da bobina de ignição do seu carro na sua região, busque o serviço na barra de busca no topo da página
O QUE É E PARA QUE SERVE A BOBINA DE IGNIÇÃO?
A bobina de ignição é responsável por transformar a tensão da corrente elétrica proveniente da bateria, que geralmente tem cerca de 12 volts em alta tensão, que é transportada até as velas de ignição pelos cabos de vela. Esta alta tensão pode chegar a 45 mil volts e é usada pelas velas para produzir faíscas ou centelhas que geram a combustão do combustível no motor do carro.
O motor dos carros a combustão esquenta muito devido à queima da mistura de ar e combustível que faz o carro andar. Quando superaquece ou resfria muito o motor tem sua performance comprometida, o que pode gerar grandes prejuízos ao longo do tempo.
Bobinas defeituosas comprometem o funcionamento do motor do carro, que não realiza a combustão da mistura ar-combustível de forma eficiente. Além disso, a bobina em mau estado prejudica outras peças do sistema de ignição e injeção eletrônica.
COMO É FEITA A TROCA DA BOBINA DE IGNIÇÃO?
Para trocar a bobina o mecânico deverá seguir o procedimento abaixo:
- Abrir o capô e remover a tampa protetora do motor, se houver.
- Desconectar da bobina os cabos de vela e o conector de chicote.
- Desparafusar a flange do cabeçote, peça que que suporta a bobina e o acopla ao bloco do motor.
- Remover a bobina da flange.
- Fazer a substituição da peça e parafusar a nova bobina na flange. Em seguida deve-se recolocar a flange no bloco e conectar novamente os cabos e o conector na bobina.
- Após a instalação é indicado fazer o teste de alimentação, testando a voltagem da nova bobina com o carro ligado.
A troca da bobina é um serviço relativamente complexo e demora cerca de 1 hora para ser realizado.
É importante que ao longo do processo o mecânico também verifique a condição das velas de ignição e dos cabos de vela.
CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES SOBRE A BOBINA DE IGNIÇÃO
- Sempre utilize bobinas com as especificações recomendadas pela montadora do seu carro. Essa informação pode ser encontrada no Manual do Proprietário ou aqui.
- Na maioria dos casos que a bobina está defeituosa tanto as velas quanto os cabos de vela também foram danificados, sendo que também é necessário fazer a substituição dessas peças.
- Existem dois tipos de bobina. A mais comum é aquela que se conecta com as velas através dos cabos, mas também existem bobinas que ficam conectadas diretamente nas velas de ignição.
- Verificar se não existem trincas ou oxidações no corpo, conector e nos terminais da bobina.
Existem várias fabricantes de bobina no mercado, as mais conhecidas são: MTE-Thomson, NGK, Bosch, Delphi, E-Klass, Lucas e ATEL.
Está em dúvida se precisa deste serviço? Use o Sherlocar, a ferramenta de diagnóstico online que te ajuda a descobrir o problema do seu carro.
Quer saber mais? Veja nosso Guia do Sistema de Ignição e Injeção Eletrônica.
SERVIÇOS RELACIONADOS
- Troca das Velas de Ignição
- Troca dos Cabos de Vela
- Troca dos Bicos Injetores
- Troca do Alternador
- Troca da Bateria
Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Troca Da Bobina De Ignição em São Paulo
Troca Da Bobina De Ignição em Rio de Janeiro
Troca Da Bobina De Ignição em Belo Horizonte
Troca Da Bobina De Ignição em Curitiba
Troca Da Bobina De Ignição em Brasília
Troca Da Bobina De Ignição em Porto Alegre
Troca Da Bobina De Ignição em Goiânia
Troca Da Bobina De Ignição em Fortaleza
Troca Da Bobina De Ignição em Salvador
Troca Da Bobina De Ignição em Campinas
Troca Da Bobina De Ignição em Recife
Troca Da Bobina De Ignição em Guarulhos
A sua oficina agora está online!
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.
Aqui você compara o preço de serviços mecânicos das melhores oficinas próximas de você.
Subscribe to Sua Oficina Online
Get the latest posts delivered right to your inbox