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TROCA DE CABOS DE VELA


QUANDO TROCAR OS CABOS DE VELA?

  • Diferentemente de outras peças, não existe uma recomendação específica sobre a quilometragem necessária para a troca dos cabos de vela. Porém, a vida útil média de um cabo varia entre 30 mil e 40 mil quilômetros, dependendo do veículo e da qualidade da peça utilizada.
  • Indica-se a verificação dos cabos toda vez que for trocar as velas de ignição, que é recomendada a cada 20 mil quilômetros. Nessa checagem o mecânico irá testar a resistência dos cabos com o uso de um multímetro.
  • Quando estão em bom estado os cabos de 40cm, medida mais comum do mercado, apresentam resistência entre 2,4kOhms e 4kOhms - número que varia dependendo do comprimento do cabo.

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QUAIS SINTOMAS INDICAM A NECESSIDADE DE TROCAR OS CABOS?

Os indícios de que os cabos estão com algum defeito são similares aos problemas que um carro apresenta quando há defeito nas próprias velas de ignição.
Verifique os cabos nas situações abaixo:

  • Quando houver aumento do consumo de combustível.
  • Quando há perda de potência do motor.
  • Quando o motor falha engatado em marcha lenta.
  • Quando o motorista sente solavancos do motor - principalmente ao acelerar durante ultrapassagens e subidas.
  • Quando há dificuldade em dar a partida no carro.
  • Quando a quilometragem da última troca dos cabos atingir 40 mil quilômetros.

QUANTO CUSTA TROCAR OS CABOS DE VELA?

O preço pago para fazer a troca dos cabos varia conforme o tipo e a marca dos cabos utilizados e também da oficina escolhida para fazer o serviço.
Veja abaixo o preço médio de mercado de alguns veículos:

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Dica: Para ver os preços da troca do cabo de velas das oficinas da sua região, informe o serviço e o seu veículo na busca no topo da página


O QUE SÃO OS CABOS DE VELA E POR QUE TROCAR?

Os cabos de ignição são responsáveis pela distribuição da energia fornecida pela bobina até as velas, sendo fundamentais para o processo de combustão e, por consequência, para o funcionamento do motor do carro.

cabos_vela

Pela natureza do seu trabalho os cabos sofrem desgaste natural com o uso. Cabos danificados podem provocar a fuga da corrente que chegaria às velas, prejudicando de diversas formas a performance do motor.


Em algumas situações casos cabos danificados podem ser facilmente identificados pois ficam oxidados, ressecados, cortados ou derretidos. Na maioria dos casos, porém, só é possível definir o estado de um cabo com o teste de resistência.


Além disso, o estado dos cabos pode indicar problemas em outros componentes do sistema de injeção eletrônica: defeitos nas válvulas, vazamento de óleo para os cilindros.


COMO É FEITA A TROCA DOS CABOS DE VELA?

Para trocar os cabos de vela o mecânico, de maneira geral, seguirá o procedimento abaixo:

  • Abrir o capô e remover a tampa protetora do motor, se houver.
  • Soltar os cabos do motor, desconectando-os primeiro das velas e depois da bobina de ignição ou da tampa do distribuidor (no caso de carros antigos).
  • Testar a resistência dos cabos com o auxílio de um multímetro posicionado o seletor em 20 kOhms.
  • Caso o defeito seja realmente nos cabos, conectar os cabos novos na bobina e depois nas velas.
  • Ligar o veículo para testar se a troca foi bem executada.
    A troca dos cabos é um serviço relativamente simples e demora cerca de 40 minutos a 1 hora para ser executado.

É importante que ao longo do processo o mecânico também verifique a condição das velas de ignição e da bobina de ignição.


CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES SOBRE A TROCA DOS CABOS DE VELA

  • Sempre utilize os cabos com as especificações recomendadas pela montadora, essa informação pode ser encontrada no Manual do Proprietário ou aqui.
  • Existem cabos de borracha e de silicone. Estes últimos têm maior durabilidade, mas em compensação são mais caros, sendo utilizados em veículos de alta performance.
  • Como os sintomas dos problemas dos cabos são se aplicam a outros problemas, é importante que o diagnóstico final seja feito por um mecânico profissional numa oficina de confiança.

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