/ Peças

Sensor de Cambota


1. O que é Sensor de Cambota?

O sensor de cambota – ou sensor de virabrequim – é uma peça que transmite informações sobre a posição e a velocidade do virabrequim para a central de comando do motor. Isso é importante porque o eixo de manivela é ligado aos pistões, portanto, saber a sua posição permite que a central determine onde estão os demais componentes do motor. Com esses dados, o computador do carro consegue controlar todas a s ações do motor para que o rendimento seja melhor.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


O sensor de cambota é um conjunto de imãs e uma bobina indutiva que fica próximo à polia central do virabrequim, no virabrequim ou no volante do motor. Ele faz o monitoramento da relação entre a válvulas e os pistões do motor, mantém o tempo de abertura das válvulas e mede a velocidade do motor.

O que é bobina indutiva?

As bobinas são peças formadas por espirais de fios. A função da bobina é se opor a variações rápidas da corrente.


2. Quando é necessário fazer a Reparação ou Troca do Sensor de Cambota?

Como todos os outros componentes do carro, você perceberá um problema quando a peça para de funcionar. Mas o sensor de cambota fica um pouco mais escondido no sistema e poucas pessoas sabem da sua existência. Portanto, é importante você saber o que acontece com o seu veículo quando o sensor está quebrado. O principal efeito é na temporização do motor. Você perceberá desde ignições normais, mas com o desligamento do motor após algum tempo, até a tentativa fracassada de ligar o motor.

Também podem apresentar refluxo de ar e combustível ou rotações irregulares quando o veículo chega a ligar. Uma anomalia que não é tão comum é o desgaste do mancal do virabrequim. O desgaste faz com que a polia se movimento, causando uma grande folga entre ela e o sensor. Esse defeito causa a perda de referência para o sensor. Isso faz o motor falhar em velocidade alta. Em todos esses casos, você deve procurar um profissional para a manutenção.

Dica: Uma forma simples de detectar se o sensor está com problema é jogar água fria na peça para resfria-la. Se, quando fizer isso, o veículo ligar instantaneamente, é quase certeza que o problema é o sensor de cambota mesmo.

Quais são os tipos de Sensor de Cambota?

a) Sensor de Relutância Magnética Variável

Esse sensor é um imã permanente que possui uma bobina acoplada na sua estrutura. Funciona captando os movimentos da roda dentada. A cada vez que um dos dentes passam pelo sensor magnético, o circuito magnético diminui e quando não passa nenhum dente, aumenta. Sendo assim, conforme a roda gira, o fluxo magnético se altera gerando o sinal do sensor.

b) O que é roda dentada?

Roda dentada é uma peça que fica em uma das extremidades do virabrequim. Elas possui dentes para que o sensor detecte a variação do campo magnético e também possui uma região sem alguns dentes para que o sensor saiba quando foi dada uma volta completa.

c) Sensor de efeito Hall

Captam os movimentos do rotor. É uma pequena pastilha semicondutora por onde circula uma corrente elétrica contínua. A resistência da pastilha é sensível às mudanças no campo magnético. As mudanças acontecem conforme os dentes da roda dentada se aproximam e se afastam do aparelho. Esse movimento é o responsável pela geração do sinal pulsante que é passado a central de controle.

d) Sensor Magnético-resistivo

Captam os movimentos da saída de transmissão. São discos magnéticos compostos por imãs de polaridade diferente. Sob o disco existe um circuito eletrônico magnético-resistivo. Esse elemento é sensível e consegue mudar a sua resistência de acordo com a intensidade do campo magnético que passa por ele.

Quando o disco gira, os imãs alternam o campo magnético. Esse campo atinge o elemento magneto-resistivo o que varia sua resistência. Então, um circuito eletrônico acoplado transforma as variações de resistência no sinal que é enviado a central.


3. Quais reparos podem ser feitos no Sensor de Cambota?

A manutenção do sensor de cambota, tanto preventiva, quanto corretiva é importante para proteger o motor. Um reparo básico é a remoção e limpeza do sensor para eliminar os possíveis resíduos que o imã do sistema pode atrair. Quando o sensor está coberto de resíduos, os sinais são interrompidos e isso causará falhas no funcionamento do motor.

Atenção: Vale lembrar que o sensor defeituoso afeta outras peças. Portanto, dependendo do nível de desgaste, você precisará trocar essas peças.


Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Revisão do motor em São Paulo
Revisão do motor em Rio de Janeiro
Revisão do motor em Belo Horizonte
Revisão do motor em Curitiba
Revisão do motor em Brasília
Revisão do motor em Porto Alegre
Revisão do motor em Goiânia
Revisão do motor em Fortaleza
Revisão do motor em Salvador
Revisão do motor em Campinas
Revisão do motor em Recife
Revisão do motor em Guarulhos


A sua oficina agora está online


A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.


Aqui você encontra as melhores oficinas próximas de você e compara o preços de serviços mecânicos entre elas.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Read More