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Virabrequim


1. O que é Virabrequim?

O virabrequim – ou eixo de manivela – é a peça responsável por transformam a energia produzido durante a combustão em torque. Seu objetivo é converter a energia gerada pelo movimento dos pistões na força que gira as rodas. O componente possui duas extremidades. Em uma delas é ligado ao volante do motor – ou roda dentada – que funciona direcionando a energia. O outro lado varia de acordo com o modelo do veículo, mas costuma estar ligado ao sistema de lubrificação por sofrer atrito constante e precisar de um alto fluxo de óleo lubrificante.


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Como a conversão de energia é feita?

O motor só começa a funcionar depois da combustão entre o ar e o combustível. As explosões geradas produzem energia suficiente para empurrar os pistões para baixo. Os pistões são ligados ao virabrequim. Conforme eles se mechem, o eixo de manivelas começa seu movimento rotacional.  

Para que serve o volante do motor?

O volante do motor serve para suavizar os movimentos gerados pelos pistões e transmiti-los às roas.  Ele possui dentes e ranhuras que permitem que isso seja feito. O volante é conectado a uma das extremidades do virabrequim. Então, conforme o eixo de manivelas gira, ele faz um movimento circular. Consequentemente, ele movimenta outras peças que estão conectadas às rodas, fazendo o carro andar.


2. Quando é necessário trocar ou reparar o Virabrequim?

É difícil definir um tempo de vida útil para o virabrequim. A durabilidade depende dos hábitos de uso da peça, se o uso é na cidade ou no campo, por exemplo. Isso significa que a peça pode durar de 80 mil a 250 mil quilômetros, mas com os maus usos, não chegar a 50 mil quilômetros. É importante considerar que esses descuidados vão desgastando a peça com o tempo e podem causar deformação, rachaduras ou quebras.

Além disso, o mau funcionamento do eixo das manivelas reflete em outras peças: pode empenar bielas, causar atrito entre os metais e danificar seriamente os pistões. Por isso, vale a pena prestar atenção nesses sintomas para identificar a necessidade de fazer a manutenção no componente:

a) Consumo excessivo e combustível;

b) Barulhos metálicos em excesso;

c) Consumo excessivo de óleo lubrificante;

d) Superaquecimento do motor;

e) Água ou metais no óleo lubrificante.

Todos esses sinais indicam alguma falha no virabrequim.

Atenção: O virabrequim fica em uma área muito quente do carro. Por esse motivo que precisa ser feito de materiais muito rígidos. Assim, a peça consegue suportar todo o trabalho pesado sem sofrer desgastes tão intensos. Por esse motivo, é um componente que precisa ser feito de metais de qualidade. Usar peças paralelas é um risco para qualquer parte do carro, mas para o eixo de manivelas é ainda mais perigoso. Falhas no virabrequim também interferem no funcionamento de outras peças e pode chegar a prejudica-las.


3. Quais manutenções podem ser feitas no Virabrequim?

O problema de rodar com um virabrequim defeituoso é o risco de ele quebrar, fazendo com que o carro pare de andar e te deixando na mão. É bom verificar as peças de tempos em tempos. Uma simples checagem já resolve. Caso alguma parte esteja danificada, é possível retificar os colos do virabrequim e fazer a manutenção das folgas axiais. Se o eixo estiver deformado, o profissional terá que desempenar a peça. Mas, vale ressaltar que o melhor procedimento sempre será a substituição do componente. Um virabrequim novo e de qualidade garante que sua dirigibilidade permaneça boa, não desgasta outras peças, nem consome mais combustível.

O que são folgas axiais?

Essas folgas são espaçamentos aplicados na perpendicular entre os eixos. Elas servem para evitar o atrito entre as laterais dos mancais.

Dica: É importante manter a lubrificação do virabrequim em dia. Assim o desempenho da peça é mantido em bons parâmetros por mais tempo.


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