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RODÍZIO DE PNEUS


1. O QUE É RODÍZIO DE PNEUS?

O rodízio de pneus é o revezamento dos mesmos dentre os eixos e lados do carro. Apesar de parecer um conceito simples, precisamos considerar vários aspectos antes de fazê-lo.


Atenção: É importante que você saiba que o rodízio é um serviço preventivo e não corretivo. Trata-se de uma manutenção que ajuda a equilibrar o desgaste dos pneus e assim, aumentar a vida útil da peça, proporcionar uma boa estabilidade, especialmente nas curvas e nas frenagens quando for dirigir. Mas não consegue sozinho corrigir irregularidades feitas por falta de manutenção, como calibragem incorreta, falta de alinhamento e balanceamento.


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2. POR QUE O RODÍZIO DE PNEUS É NECESSÁRIO?
A maioria dos carros vendidos no Brasil são de tração dianteira. E o que isso significa? Em relação à vida útil, que o conjunto da frente desgastará bem mais rápido que o de trás. Esse fenômeno acontece porque a força do torque do motor e o esforço direcional para esterçar estão exercidos sobre as dianteiras. Então, no rodízio, os pneus de trás são colocados na dianteira enquanto o da frente vão “descansar” na traseira – normalmente este é o padrão, porém existem outros fatores que interferem nessa dinâmica, como o tipo de pneu e a tração. Carros 4X4 e de tração traseira também fazem rodízio.


Atenção #1: Se for fazer a troca por pneus novos (e não for comprar os quatro), lembre-se de colocá-los na parte de trás, mesmo que os da frente estejam mais gastos. Os de trás são responsáveis pela estabilidade do carro. Ou seja, são eles que seguram o veículo dentro de uma curva ou evitam que perca a aderência em uma freada brusca.
Os fabricantes de pneus atribuem mais uma vantagem ao rodízio: afirmam que a estabilidade do veículo é melhor se os quatro pneus tem desgaste semelhante. Caso contrário, pode ser necessário realizar balanceamento do peso.


Atenção #2: Se rodar por muito tempo com a calibragem errada, o desgaste também vai ser irregular, independentemente de fazer o rodízio ou não. Com pouca pressão, as bordas ficarão desgastadas mais rapidamente, e se estiverem calibrados acima do indicado, o meio da banda de rodagem desgastará primeiro. Nesses casos, se o desgaste for extremo, o rodízio é vetado. Compre um jogo de pneus novos e siga as instruções de como fazer a calibragem adequada.


3. QUANDO PRECISO FAZER O RODÍZIO DE PNEUS?
Olhar o indicador de desgaste (TWI) é a forma mais confiável de decidir se está na hora de trocar as rodas de posição. Você mesmo pode controlar durante o dia-a-dia, assim, evita o risco de andar com pneus carecas, e de pagar por serviços desnecessários ou ineficientes – saiba mais sobre o TWI e os desgastes irregulares dos pneus.


Na maior parte dos casos, é recomendado que faça o rodízio entre 5 mil km a 10 mil km ou quando for fazer a revisão do veículo. Preste sempre muita atenção nos intervalos entre os rodízios, se precisar fazer com muita frequência, provavelmente você está com problemas de alinhamento e se não resolver, terá que trocar o jogo por um novo em breve.


As fabricantes de pneus não decidem sobre as recomendações dos usos da peça. As montadoras são responsáveis pelas definições, já que são elas que homologam os produtos de cada modelo. De todo jeito, as maiores marcas possuem regras gerais para as suas mercadorias – que não vão contra as indicações de cada carro.


Essas são as regras gerais das fabricantes de pneus de acordo com a quilometragem do veículo:

  • A Michelin indica o rodízio a cada 7.000 km rodados;
  • A Continental, a cada 10.000 km rodados;
  • A Bridgestone indica 8.000 km para pneus radiais e 5.000 km para diagonais;
  • A Pirelli, a cada 5.000 km


    Atenção: Esses períodos são válidos apenas para carros em que a suspensão e direção do carro estejam em perfeito estado. Recomenda-se que para fazer o rodízio, os pneus estejam sem deformação, dentro da vida útil e que o prazo de rodízio seja respeitado. Se estiverem com mais de 10.000 km na mesma posição, as bandas de rodagem já podem estar com uma diferença de desgaste muito grande entre si. Nesta situação, os pneus dianteiros não estarão aptos para trabalhar no eixo traseiro, estarão deteriorados demais e o rodízio não deve ser aplicado.

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