Freio ABS
1. O que é freio ABS?
O freio ABS (Anti-lock Breaking System) é um componente do sistema de freio que impede que a roda seja bloqueada durante frenagens bruscas e derrapagens. Assim, o motorista tem menos chances de perder o controle do veículo e ganha mais segurança ao desviar de obstáculos. Isso é possível graças ao sistema ABS que aproveita o atrito estático – maior que o cinético produzido durante o deslizamento.
O que torna o ABS mais seguro é a capacidade de diminuir a distância e o tempo de parada. O ABS garante que a frenagem seja feita com sucesso mesmo que o obstáculo esteja muito próximo. Outra vantagem é a capacidade de fazer curvas e manobras enquanto freia. Quando o freio não tem ABS, as rodas travam em linha reta e continuam deslizando.
Atenção: O uso de freio ABS é obrigatório em todos os carros a partir de 2014.
2. Como o freio ABS funciona?
Existem alguns modelos de freio ABS, mas todos têm o mesmo conceito. São quatro componentes principais: unidade controladora, bomba, válvulas e sensores de velocidade. Os sensores costumam ficar em cada roda. Eles monitoram a rotação dos pneus e sinalizar quando estão quase travando. Durante uma situação de frenagem de emergência, os sensores de velocidade nas rodas passam essa informação ao controle do ABS. Este item também controla as válvulas e ajusta a pressão de frenagem em cada roda.
As válvulas ficam nas tubulações específicas de cada roda. Assim que a pressão é liberada nas caneluras, a bomba faz a reposição. Com o ABS, as pastilhas de freio também atuam diferente: ao invés de pensar e travar de uma vez o disco, a pastilha aperta o disco aos poucos e rapidamente para evitar a perda de controle. A redução da pressão no freio faz com que pneu desacelere de acordo com a necessidade do carro. Isso faz com que as rodas fiquem perto do ponto de bloqueio sem travar, mas sem deixar que o carro deslize ou perca estabilidade.
3. Quando é necessário fazer a troca ou manutenção do freio ABS
O freio ABS não costuma apresentar problemas e não possui vida útil. O ideal é que seja revisado sempre que fizer a revisão do freio – a cada 10 mil quilômetros ou 1 ano. A falha mais comum entre os freios ABS é a falha nos sensores da roda. Quando isso acontece, a luz do ABS é acesa no painel. Além desse, existem outros problemas que requerem manutenção: pastilhas gastas, mau contato na fiação, defeito ou sujeira nos sensores que podem interferir no sinal, interrupção do sensor no cabo na região que a suspensão se move, peças montadas incorretamente, problemas elétricos e desgastes estruturais causados por colisões.
4. Quais manutenções podem ser feitas no freio ABS?
A manutenção do sistema ABS não difere muito da dos sistemas de freio convencionais. Os serviços dependem do tipo de problema que ABS está apresentando, se envolve outros componentes, se está ligada a parte elétrica.
Dica: Uma maneira muito eficiente de preservar o freio ABS é fazer a troca do fluído de freio no prazo recomendado – entre 10 mil e 12 mil quilômetros. Se isso não for feito, o sistema pode sofrer com corrosões e com entupimento das válvulas hidráulicas.
Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Revisão do freio ABS em São Paulo
Revisão do freio ABS em Rio de Janeiro
Revisão do freio ABS em Belo Horizonte
Revisão do freio ABS em Curitiba
Revisão do freio ABS em Brasília
Revisão do freio ABS em Porto Alegre
Revisão do freio ABS em Goiânia
Revisão do freio ABS em Fortaleza
Revisão do freio ABS em Salvador
Revisão do freio ABS em Campinas
Revisão do freio ABS em Recife
Revisão do freio ABS em Guarulhos
A sua oficina agora está online
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.
Aqui você encontra as melhores oficinas próximas de você e compara o preços de serviços mecânicos entre elas.
Subscribe to Sua Oficina Online
Get the latest posts delivered right to your inbox