/ Peças

Cárter do Motor


1. O que é cárter do motor?

O cárter é a peça que fica na parte inferior do motor. É um recipiente metálico onde fica estocado o óleo lubrificante. Seu objetivo é acumular a quantidade necessária de óleo para garantir a lubrificação do motor enquanto está funcionando. Quando o carro está desligado, o óleo que circulou escorre pelo motor até o carter e fica armazenado lá para a próxima utilização. A presença do reservatória também ajuda a manter a temperatura ideal do óleo.


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Quanto de óleo cabe no carter?

O volume de lubrificante no cárter vai depender do motor de cada veículo. É acumulado, em média, 4 litros de óleo, mas pode variar.


2. Quando é necessário trocar o cárter do motor?

O carter não tem uma vida útil, só precisa trocar quando apresenta alguma rachadura ou buraco que podem deixar o óleo vazar. Como ele fica na parte superior do carro, acaba sofrendo alguns impactos quando carro está rodando. Apesar de existir o protetor de carter, defeitos podem aparecer. Nesses casos, você precisa ficar de olho no nível de lubrificante do seu veículo e se ele está ficando em nível crítico com frequência. Pode ser que o óleo esteja vazando e o carter seja a origem.


3. Quais são as manutenções possíveis de se fazer no cárter do motor?

Se o carter está com defeito, você pode solicitar que um profissional faça uma reparação, caso o problema seja pequeno. Porém, o mais indicado é se faça uma troca completa da peça.


4. Como verificar o nível de óleo no carter?

a) Preciso entender de mecânica para medir o óleo do carter?

O procedimento é simples. Não precisa de conhecimento técnico de mecânica e nem necessita de ferramentas que você não tenha em casa.

b) O que eu preciso para medir o óleo do carter?

  • Um pano para limpar a vareta;
  • Um espaço plano para estacionar o carro.

c) Passo a passo de como medir o óleo do carter:

1º Passo: Desligue o carro

Desligue o motor e espere até ele esfriar. Dessa forma, você garante que todo o óleo estará no carter na hora da medição.

**2º Passo: **Abra o capô

Agora, abra o capô e procure pela ponta de uma vareta que estará imersa no óleo. Se tiver dificuldades, consulte o manual do veículo.

3º Passo: Retire a vareta

Retire a vareta e limpe a sua extremidade. Depois coloque-a no lugar e espere alguns segundos. É preciso fazer isso porque ela estará encharcada já que o óleo acabou de escorregar pelo motor.

4º Passo: Retire a vareta novamente

Retire a vareta e veja o nível que está marcado na ponta. O ideal é esteja entre o máximo e o mínimo.

Se estiver próximo do mínimo, você pode completar o nível. Mas só se não estiver próximo do prazo de troca. Se estiver abaixo do mínimo, faça uma troca completa.


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