/ Peças

Bobina de Ignição


1. O que é bobina de ignição?

A bobina de ignição é uma peça que têm a função de transformar a tensão vinda do sistema de alimentação do veículo – varia entre 12 e 14V – em alta tensão – pode chegar a 45.000V. Essa nova tensão é transmitida até as velas por cabos de ignição e depois convertida na faísca que dará início a combustão.


Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


Em motores que funcionam com carburador, o sistema funciona de uma maneira diferente. A carga produzida pela bobina é transmitida até o distribuidor que irá redistribuir a carga pelos cabos de cada vela. Nos veículos mais novos, a bobina já não é mais cilíndrica e quase sempre é laranja. As peças atuais possuem diversos tamanhos e formatos para se adequarem perfeitamente às necessidades do carro.


2. Como funciona a bobina de ignição?

As bobinas de ignição funcionam a partir do princípio de indução magnética. O circuito primário da bobina é atingido por uma corrente elétrica vinda do sistema de alimentação. A variação de corrente faz com que o fluxo magnético da bobina mude também o que induz uma tensão secundária. E essa tensão é a responsável por produzir a centelha das velas de ignição.


3. Quando é necessário trocar a bobina de ignição?

Em bom estado, a bobina costuma durar mais de 200 mil quilômetros. Mas as condições de uso podem reduzir, e muito, esse valor. Fazer manutenção periódica ajuda a manter a peça em ordem. É importante verificar as velas, os cabos de vela e o alternador também. Isso porque a saúde da bobina depende de como a carga que ela emite está chegando nas velas e como elas geram a centelha a partir de então. Se a vela está desgastada, a folga entre os eletrodos é aumentada o que faz com que a bobina tenha que trabalhar mais que ocorra a faísca. Se o cabo está ruim e aumenta a resistência, por consequência, a carga não passa como deveria e falta energia para a vela produzir a centelha. Se a resistência diminui, a carga passa com facilidade demais e danifica a vela.

Dica: Trocar o jogo de cabo ou de vela é muito mais barato que trocar a bobina. Por isso, opte por fazer as manutenções preventivas e evite gastos exagerados no futuro.


4. Quais manutenções podem ser feitas na bobina de ignição?

A bobina deve ser verificada entre 10 mil e 15 mil quilômetros, quando for feita a manutenção das velas e cabos – podem apresentar rachaduras e ressecamentos e precisarem ser substituídos. Vale a pena checar a tensão alta do alternador, o potencial de massa ineficiente, conexões com zinabre, trincas na peça, módulo de ignição e possíveis curtos circuitos nos enrolamentos da bobina.


5. Como testar a bobina de ignição?

a) Preciso entender de mecânica ou elétrica para testar a bobina de ignição?

Não precisa de conhecimento muito aprofundado de mecânica e elétrica, mas tem de saber onde ficam as peças. As ferramentas necessárias são fáceis de encontrar. Só fique atento ao passo-a-passo e à proteção.

b) O que preciso para testar a bobina de ignição?

Um multímetro.

c) Como fazer os testes de bobina de ignição?

Você pode fazer três testes na bobina de ignição: teste de resistência do primário, de resistência do secundário e o teste de alimentação.

I. Resistência do primário

Para fazer esse teste, você precisa localizar o enrolamento do primário da bobina de ignição – a dica é consultar o fabricante da peça – e usar um multímetro no modo ohmímetro e coloque na escala 200 Ohms. O valor apontado deve estar entre 0,2 e 1,0 Ohms.

II. Resistência do secundário

Identifique o rolamento secundário da bobina, use um multímetro em ohmímetro e coloque a escala em 20 mil Ohms. O valor apontado deve ser entre 4,0 mil e 16,0 mil Ohms.

III. Teste de alimentação

Para fazer esse teste, a bobina deve estar instalada e conectada. O multímetro deve ser colocado em modo voltímetro. Então, verifique a tensão do primário da bobina – deve ser de 12 a 14V.

Se os resultados dos testes não conferirem com o números acima, você deve levar o seu veículo a um oficina especializada e fazer a troca da peça.


Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Troca da bobina de ignição em São Paulo
Troca da bobina de ignição em Rio de Janeiro
Troca da bobina de ignição em Belo Horizonte
Troca da bobina de ignição em Curitiba
Troca da bobina de ignição em Brasília
Troca da bobina de ignição em Porto Alegre
Troca da bobina de ignição em Goiânia
Troca da bobina de ignição em Fortaleza
Troca da bobina de ignição em Salvador
Troca da bobina de ignição em Campinas
Troca da bobina de ignição em Recife
Troca da bobina de ignição em Guarulhos


A sua oficina agora está online


A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.


Aqui você encontra as melhores oficinas próximas de você e compara o preços de serviços mecânicos entre elas.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Read More