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Velas de Ignição


1. O que é vela de ignição?

As velas de ignição são os componentes responsáveis pelo início do processo de queima do combustível quando ele está nos cilindros do motor. A faísca emitida pela vela inflama a mistura de ar e combustível e causa a explosão que impulcionará os pistões, iniciando o movimento do motor. Para isso, a vela de ignição conduz a correntes elétrica produzida pelo transformador até a câmara de combustão e a transforma em uma centelha elétrica de alta tensão.


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2. Como funciona a vela de ignição?

As velas de ignição possuem um eletrodo central que é conectado a uma bobina. Essa bobina é ligada a um distribuidor – também chamado de central. Na base da vela existe um terminal aterrado e dentro do cilindro, uma folga de ignição.

Como isso tudo se conecta? A bobina envia uma voltagem para a vela pelo distribuidor que gera uma faísca em sua ponta. Como a vela fica dentro da câmara de combustão, a centelha gerada inicia e explosão da mistura de ar e combustível. Com isso, a substância se expande, pressionando o pistão para baixo. É nesse momento que é produzida a força rotativa que gera o movimento do virabrequim até as rodas.

Atenção: Existem vários tipos de motor, com diferentes cargas térmicas. Por isso, são necessárias diferentes tipos de velas. Há velas com capacidades diferentes de dissipação e absorção de calor. Então, você deve considerar algumas coisas antes de comprar uma peça nova como o comprimento da rosca do cabeçote. Lembre-se de sempre checar o manual do carro.


3. Quando é necessário fazer a troca das velas de ignição?

A vida útil da vela vai depender de fatores externos como todo o sistema de ignição e a qualidade do combustível usado no veículo. Mesmo assim, as montadoras dão a recomendação de trocá-las, no máximo, a cada 20 mil quilômetros e inspecioná-las a cada 10 mil quilômetros.

Além disso, inspecionar as velas com frequência pode informar muito sobre o estado do motor. Dependendo da situação das velas, podem indicar problemas sérios no motor. Após 10 mil quilômetros, é possível perceber alguns sintomas indicando a situação das velas:

a) Desgaste Natural

Dica: Quando a base do isolador está levemente amarelada ou marrom, significa que a vida útil das velas foi usada adequadamente. O motor está em boas condições e o tipo de vela era adequada para ele.

b) Desgaste Natural Excedido

Mesmo o motor estando em boas condições e as velas corretas para o seu tipo de motor, rodar com tempo demais sem substituir as velas pode causar danos ainda maiores. E ainda desgastar a peça mais que o normal principalmente o eletrodo central. Quando isso acontece, a distância entre os eletrodos aumenta e a voltagem fornecida pela bobina se torna insuficiente para gerar a centelha.

Sintomas: solavancos do motor – principalmente ao acelerar durante ultrapassagens e subidas – e dificuldade ao dar partida no motor.

c) Corrosão dos Eletrodos

A corrosão é muitas vezes confundida com o derretimento dos eletrodos – superaquecimento. Esse problema é causado pela presença de agente corrosivos no combustível ou óleo do motor.

Sintoma: solavancos do motor – principalmente ao acelerar durante ultrapassagens e subidas – e dificuldade ao dar partida no motor.

d) Fuligem Preta

É a formação de uma fuligem preta e seca que cobre os eletrodos e o topo da vela. Esse problema tem, na verdade, algumas causas prováveis: filtro de ar sujo, combustível de má qualidade, afogador com mal-funcionamento ou acionado por tempo demais, injeção ou carburador desregulados – mistura rica -, regulagem atrasada do ponto de ignição, motor funcionando em baixa rotação e o uso de velas inadequadas.

Sintomas: falha no motor durante a marcha lenta, dificuldade em dar a partida a frio.

Dica: Se você estiver abastecido com gasolina de má qualidade, ajuda rodar com o veículo em primeira ou segunda marcha e depois com rotação alta por alguns instantes. Fazer isso irá eliminar as impurezas acumuladas na ponta da vela. Mas, só se o carro já estiver abastecido com substância de qualidade. Ainda assim, é bom revisar a regulagem, os filtros e trocar as velas.

e) Sujeira Preta

Esse problema sinaliza falhas graves no cabeçote do motor e provavelmente você terá que fazer uma retifica. Os eletrodos são cobertos por uma camada de óleo e carvão. Isso indica excesso de óleo do motor por conta de algum desgaste ou defeito nos anéis de pistão.

Sintomas: Dificuldade em dar a partida a frio, falhas no motor durante a rotação lenta.

f) Resíduos de chumbo

São manchas amareladas ao redor do isolador. Eles indicam uma alta concentração de chumbo no combustível – que provavelmente é de má qualidade. Conforme a temperatura na câmara de combustão aumenta, estes resíduos tendem a conduzir eletricidade, anulando a função da vela e causando problemas na na ignição. Neste caso, não adianta limpar, o chumba vitrifica sobre a cerâmica do isolador.

Sintomas: Falhas na faísca de ignição – principalmente em velocidades altas.

g) Outros Resíduos e Impurezas

Aditivos no óleo ou no combustível podem deixar resíduos que não podem ser queimados na câmara de combustão. Estes resíduos se acumulam nos pistões, válvulas, cabeçote e na vela. Acontece com frequência em motores com consumo de óleo além do normal ou abastecidos com combustível ruim. A limpeza e regulagem do sistema podem resolver o problema.

Sintomas: Perda de potência do motor e danos ao cabeçote.

h) Superaquecimento

O superaquecimento pode ser causado por diversos problemas. É basicamente o derretimento do eletrodo central  que o fundi parcialmente. As causas mais comuns são: velas incorretas, válvulas defeituosas, resíduos na câmara de combustão, ponto de ignição desregulado, velas mal instaladas, combustível de má qualidade, distribuidor com defeito e mistura de ar/combustível pobre.

Sintomas: Perda de potência do motor, falhas na centelha de ignição e danos ao motor.

i) Eletrodo Central Fundido

O derretimento do eletrodo central se agrava quando acontece o superaquecimento da câmara de combustão. Esse problema causa falhas, trincas e quebras no pé do isolador.

**Sintomas: **Perda de potência do motor, falhas na faísca de ignição e danos ao motor.

j) Eletrodos Central e Lateral Fundidos

Neste ponto, a combustão acontece or incandescência. Não existe mais faísca e a alta temperatura que faz com que o combustível queime. O uso progressivo de velas e combustíveis inadequados pode fazer as velas chegarem a esse ponto. Se o motor ainda não estiver quebrado, você perceberá os sintomas abaixo:

Sintomas: Perda de potência do motor, falhas na faísca de ignição e danos ao motor.

k) Isolador trincado ou quebrado

Aditivos agressivos no combustível podem corroer o eletrodo central e acabar trincando o isolador – a fuligem de combustão também podem fazer isso. Também é comum que o uso de ferramentas inadequadas causem esses problemas.

Sintomas: Dificuldade em dar a partida e falhas na ignição.

4. Quais manutenções podem ser feitas nas velas de ignição?

Como você pode ver, alguns dos sintomas possuem mais de uma causa. Por esse motivo, é importante que o mecânico fale o que ele pensa que pode estar acontecendo. Em qualquer umas das situações acima, opte por já substituir o jogo de velas do seu carro por novas.

Atenção: Jamais reaproveite velas danificadas. Limpar, lixar ou aproximar os eletrodos não resolverá o problema da funcionalidade. Lembre-se também que existem ferramentas específicas para a remoção e instalação das velas e a força de aperto varia com o modelo. Portanto, se não possuir os equipamentos corretos, deixe que o seu mecânico faça isso.


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