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Válvula Solenóide


1. O que é válvula solenóide?

A válvula solenóide é a peça responsável por controlar o fluxo de combustível que será injetado no cilindro do motor na hora da partida. É uma peça cilíndrica encaixada na parte de cima do motor de arranque. É constituída por duas bobinas – uma de retenção e outra de atração – e por um condutor de corrente elétrica formado por fios em espiral que produzem um campo magnético no seu interior. Dentro do condutor existe um cilindro metálico magneticamente permeável que liga uma haste conectada na alavanca do pinhão. Na parte traseira da solenóide, existem dois pólos. Um é ligado ao terminal positivo da bateria e o outro à carcaça do motor de arranque.


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2. Como funciona a válvula solenóide?

No momento que o condutor dá a partida, o motor de arranque é alimentado através do cabo positivo do conjunto do estator. A corrente elétrica que passa pelo cabo faz com que a solenóide comece a funcionar. Quando acionado, a solenóide fica energizada. Então, o campo magnético atrairá, como um imã, o núcleo de metal acionador e o garfo que empurra o impulsor de partida até encaixar na cremalheira – peça acoplada no volante do motor.  

Ao mesmo tempo que isso acontece, os dois pólos (solenóide e porta escovas) do motor de arranque entram em contato, enviando uma tensão para o induzido começar a girar. Durante o movimento, o volante do motor gira e coloca o motor em movimento.

Na hora que o condutor liberar a chave do contato, a solenóide é desenergizada  e só a bobina de tração continua funcionando. Ela mantém um campo magnético forte o suficiente para segurar o núcleo na posição e isso faz o motor se movimentar.


3. Quando é necessário trocar a válvula solenóide?

Problemas na solenóide são bem raros. Quando aparece algum defeito no sistema de ignição do carro, provavelmente está relacionado com a bateria ou o motor de arranque. Por esse motivo que ela só deve ser trocada quando realmente apresentar algum defeito. De todo jeito, você deve prestar atenção aos sintomas a seguir, eles podem indicar a solenóide ruim:

  • Dificuldade para iniciar o mot;
  • Dificuldade para reduzir;
  • Velocidade do processo de aceleração reduzido;
  • Soquinhos e deslocamentos irregulares.

4. Quais são as manutenções que podem ser feitas na válvula solenóide?

Quando uma solenóide é danificada, é necessária a substituição imediata da peça. É muito importante comprar o modelo certo para o seu carro: voltagem correta e tipo de alimentação correto.


5. Como testar a válvula solenóide?

a) Preciso entender de mecânica para testar a válvula solenóide?

DÁ TRABALHO!

Exige pouco conhecimento técnico. Dá fazer com ferramentas que costumamos ter em casa. No entanto faz sujeira e demanda esforço!

b) Do que eu preciso para testar a válvula solenóide?

  • Óculos de proteção;
  • Luvas de proteção;
  • Um multímetro
  • Copo de água fria;
  • Uma mangueira transparente;
  • Um sensor de temperatura usado;
  • Um colega para te ajudar.

c) Passo a passo para testar a válvula solenóide?

Teste de resistência:

1º Passo: Conecte o multímetro

Ajuste o multímetro na escala de resistência – 200 Ohm.

2º Passo: Insira os terminais

Insira as pontas de prova nos terminais 1 e 2 da solenóide

**3º Passo: **Meça a resistência

A resistência medida deve ser de cerca de 21 Ohm com a peça fora de funcionamento – fria.

Caso o resultado seja igual, quer dizer que a bobina da válvula está intacta. Então não seria a causa do seu problema. Mas, esse teste não indica entupimento ou travamento da solenóide. Para resultados mais completos, é preciso um teste diferente:

Teste de entupimento e travamento:

1º Passo: Remova o sensor de temperatura

Retire o sensor de temperatura da água do motor

**2º Passo: **Desconecte o chicote

Desconecte o chicote ao sensor e coloque-o em um copo com água bem gelada e espere 2 minutos.

Atenção: Cuidado para não mergulhar a parte do conector

3º Passo: Troque a mangueira da solenóide

Troque a mangueira que vai da válvula solenóide por uma nova transparente

4º Passo: Instale outro sensor de temperatura

Instale outro sensor de temperatura da água do motor no local. Pode ser quebrado ou com defeito, a intenção é só vedar o alojamento.

Atenção: Não conecte o chicote no sensor!

5º Passo: Peça para alguém ligar o carro

Peça para alguém dar a partida no motor e veja se a gasolina passa pela mangueira transparente – ou seja, se a gasolina foi injetada durante a partida.

6º Passo: Instale o sensor e a mangueira original de volta

Se estiver tudo certo, instale o sensor original que estava o copo e troque a mangueira transparente pela correta.

Se ambos os testes deram negativo, você deverá levar o veículo a uma oficina especializada e solicitar a troca da válvula solenóide. Não recomendamos que faça esse procedimento em casa pela peça estar envolvida em sistemas elétricos muito complexos do seu carro.


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