TROCA DA VENTOINHA
QUANDO FAZER A TROCA DA VENTOINHA?
A ventoinha do radiador, ou eletro-ventilador, é uma peça grande vida útil e nunca precisa ser substituída de forma preventiva. Contudo, quando apresenta algum defeito deve ser trocada imediatamente, dada sua importância para o funcionamento do carro.
- Quando o carro sofre uma colisão frontal em que a ventoinha é danificada.
- Quando é possível detectar alguma anomalia em alguma parte da ventoinha com uma simples inspeção visual
Em muitos casos, porém, o mau funcionamento da ventoinha é somente o resultado do problema de outra peça. Portanto, antes de trocar a ventoinha o correto é testar os seguintes componentes e os respectivos problemas:
- Sensor de temperatura ou módulo de injeção eletrônica: quando a ventoinha funciona com o motor ainda frio. Podem ser checados com o uso de um aparelho scanner.
- Líquido de arrefecimento: quando o nível do fluido está baixo a ventoinha tende a funcionar ininterruptamente. Pode ser verificado através olhando o reservatório de expansão do radiador.
- Motor elétrico, conectores, fusíveis e fios: quando todos os outros componentes estão normais e mesmo assim a ventoinha não funciona quando o motor aquece. Podem ser checados através da medição da voltagem.
QUAIS SINTOMAS INDICAM PROBLEMAS NA VENTOINHA?
Nas ocasiões que o carro superaquece e a ventoinha não está funcionando é fácil identificar que a peça está com defeito. Contudo, o carro dá outros sinais de que o eletro-ventilador não está funcionando apropriadamente.
Mas atenção, porque esses sintomas são os mesmos que podem ser percebidos quando outros componentes do sistema de refrigeração do motor estão com problema:
- Luz de temperatura do motor do painel acesa.
- Carro superaquecendo com frequência.
- Líquido do radiador fervendo.
- Maior consumo de combustível.
- Demora para acelerar o carro.
É importante levar em consideração que em dias quentes é normal que a ventoinha seja mais acionada, chegando a funcionar cerca de até 10 minutos depois que o carro já está desligado.
QUANTO CUSTA A TROCA DA VENTOINHA?
O preço para trocar a ventoinha geralmente é alto, variando de acordo com o modelo do veículo, marca da bomba e oficina escolhida.
Veja o preço médio de mercado para alguns veículos:
Quer ver mais preços? Informe seu veículo na busca para fazer um orçamento online e gratuito da troca da ventoinha para o seu veículo.
O QUE É E PARA QUE SERVE A VENTOINHA?
O eletro-ventilador é parte do sistema de refrigeração ou arrefecimento do carro. Ela é formada por um motor e uma hélice e sua função é acelerar a passagem do ar pelo radiador e intensificar o resfriamento do líquido de arrefecimento do radiador que vai para o motor.
A ventoinha é acionada quando o ar ambiente em contato com o radiador não é suficiente para resfriar o fluido. Quando isso acontece um termostato informa o sistema de injeção eletrônica, que aciona o motor elétrico da ventoinha girando sua hélice. As ventoinhas geralmente funcionam em duas velocidades, uma mais forte e outra mais fraca, de acordo com a necessidade.
Quando a ventoinha não funciona o motor do carro tende a aquecer muito, o que prejudica seu desempenho e a durabilidade de suas peças. O funcionamento da ventoinha é muito requisitado, por exemplo, quando o carro fica parado no trânsito.
COMO É FEITA A TROCA DA VENTOINHA?
Para trocar a ventoinha o mecânico deverá fazer o seguinte procedimento:
- Desligar o carro e esperar cerca de 10 minutos até o motor esfriar.
- Remover todos conectores da ventoinha.
- Desparafusar a ventoinha e retirar a peça antiga.
- Montar o novo radiador, reconectando as mangueiras e demais conectores.
- Montar a nova ventoinha antes de reposiciona-la para checar se a nova peça funciona normalmente.
- Encaixar e parafusar a nova ventoinha no local correto, recolocando todas peças retiradas no processo.
- Após a troca deve-se checar a estanqueidade e a pressurização do sistema.
A troca da ventoinha demora cerca de 2 horas para ser feita por um mecânico.
CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES SOBRE A VENTOINHA
- Procure usar ventoinhas de qualidade e sempre obedecendo as especificações técnicas recomendadas pela montadora do seu carro. Essa informação pode ser encontrada no Manual do Proprietário ou aqui.
- Substitua o líquido de arrefecimento do radiador a cada 30 mil km ou 2 anos, o que ocorrer primeiro.
- Verifique o estado dos componentes do sistema de arrefecimento em todas as revisões periódicas.
Dentre as diversas marcas de ventoinha comercializadas no Brasil, as mais conhecidas são: Valeo, Cofap, Bosch, NSK, Delphi, Cemak, Krug, Drift e Mopar.
Está em dúvida se precisa deste serviço? Use o Sherlocar, a ferramenta de diagnóstico online que te ajuda a descobrir o problema do seu carro.
Quer saber mais? Veja nosso Guia do Sistema de Arrefecimento.
SERVIÇOS RELACIONADOS
Troca do Radiador
Troca da Bomba de Água
Troca de Líquido de Arrefecimento
Troca da Válvula Termostática
Troca de Óleo do Motor
Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Troca da ventoinha em São Paulo
Troca da ventoinha em Rio de Janeiro
Troca da ventoinha em Belo Horizonte
Troca da ventoinha em Curitiba
Troca da ventoinha em Brasília
Troca da ventoinha em Porto Alegre
Troca da ventoinha em Goiânia
Troca da ventoinha em Fortaleza
Troca da ventoinha em Salvador
Troca da ventoinha em Campinas
Troca da ventoinha em Recife
Troca da ventoinha em Guarulhos
A sua oficina agora está online!
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.
Aqui você compara o preço de serviços mecânicos das melhores oficinas próximas de você.
Subscribe to Sua Oficina Online
Get the latest posts delivered right to your inbox