QUANDO FAZER A TROCA DO LÍQUIDO DO RADIADOR?

A troca do líquido do radiador, também conhecido fluido de arrefecimento, é recomendada a cada 30 mil quilômetros ou 2 anos.


Faça a revisão do líquido a cada 10 mil quilômetros. Em muitos casos o aditivo fica contaminado, o que compromete sua capacidade de aumentar o ponto de ebulição da água, comprometendo sua função.


QUAIS SINTOMAS INDICAM PROBLEMAS COM O LÍQUIDO DO RADIADOR?

  • Luz de temperatura do motor do painel acesa.
  • Carro superaquecendo com frequência.
  • Maior consumo de combustível.
  • Demora para acelerar o carro.

Precisando de um serviço automotivo?
Informe o serviço que precisa e receba orçamentos pelo WhatsApp


QUANTO CUSTA A TROCA DO LÍQUIDO DO RADIADOR?

O preço da troca do fluido de arrefecimento do radiador variar dependendo do tipo de veículo. Cada carro exige uma quantidade específica de líquido e um percentual diferente de mistura entre água e aditivo. Veja o preço médio de mercado para alguns modelos:
preco-aditivo-radiador


Precisando trocar o líquido do arrefecimento? Compare o preço das oficinas mais bem avaliadas próximas a você
Compare-precos-13


O QUE É E PARA QUE SERVE O LÍQUIDO DO RADIADOR?

Como parte do sistema de arrefecimento, o líquido do radiador tem a função de manter o motor funcionando na sua temperatura ideal de trabalho. O fluido é uma mistura de água e aditivo que transita entre o radiador e os dutos d o bloco do motor, fazendo a troca de calor entre as peças.
O motor dos carros a combustão esquenta muito devido à queima da mistura de ar e combustível que faz o carro andar. Quando superaquece ou resfria muito o motor tem sua performance comprometida, o que pode gerar grandes prejuízos ao longo do tempo.

aditivo-radiador

Um líquido de radiador comprometido implica no maior desgaste das peças do motor, maior consumo de combustível e maior emissão de poluentes.


COMO É FEITA A TROCA DO LÍQUIDO DO RADIADOR?

Em alguns casos é possível apenas preencher o líquido do radiador, desde que o líquido atual não esteja comprometido. Na maioria das vezes, contudo, o correto é fazer a substituição completa do líquido.

Para trocar o fluído o procedimento abaixo deve ser seguido pelo mecânico:

  • Desligar o carro e esperar cerca de 10 minutos até o motor esfriar.
  • Abrir o sistema de arrefecimento para escoar todo líquido de arrefecimento. Isso pode ser feito de forma manual ou com a ajuda de aparelhos
  • Abrir o respiro do sistema para evitar a formação de bolhas de ar dentro das mangueiras e do radiador.
  • Colocar o líquido novo na proporção correta de água e aditivo produto novo de volta no sistema (5A). Coloque até a medida indicada, mas veja também se o líquido está saindo pelo respiro, o que significa que não tem mais bolhas no sistema
  • Após a troca deve-se checar a estanqueidade e a pressurização do sistema.

A substituição ou reposição do líquido do radiador é um serviço bastante simples e demora cerca de 15 minutos para ser realizado.

É importante que ao trocar o fluido de arrefecimento sejam verificados também a condição das mangueiras, do radiador, da válvula termostática e da ventoinha.


CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES SOBRE O LÍQUIDO DO RADIADOR

  • Sempre utilize aditivos com as especificações recomendadas pela montadora do seu carro. Essa informação pode ser encontrada no Manual do Proprietário ou aqui.
  • O líquido é composto por uma mistura de água desmineralizada e aditivo, que podem varia na proporção dependendo do carro. Em muitos casos a proporção é de 50% / 50%, mas não é raro carros que demandam a proporção de 30% ou 40% de aditivo.
  • Existem diferentes tipos de aditivos: os de tecnologia de Ácidos Inorgânicos (IAT), Ácidos Orgânicos (OAT) e Ácidos Orgânicos Híbridos (HOAT). Cada montadora geralmente adota um tipo de aditivo para toda sua linha de veículos.
  • Não use água de torneira, ela contém minerais e outros materiais (ex.: cloro) que prejudicam as peças do motor e as mangueiras do sistema.
  • Existe no mercado produtos pré-diluídos, com os quais não é preciso fazer a diluição do aditivo em água. Se optar por essa opção, fique atento a proporção da mistura.
  • O aditivo é um produto barato. Procure usar marcas que tenham produtos certificados e homologados.


    Existem várias marcas de aditivo para radiador no Brasil, as mais conhecidas são: Valeo, Delphi, Total, Texaco, Bardahl, Orbi, Emopeças e V8.

Quer saber mais? Veja nosso Guia do Sistema de Arrefecimento.


Está em dúvida se precisa deste serviço? Use nossa ferramenta de diagnóstico online que te ajuda a descobrir o problema do seu carro.


Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Troca do aditivo do radiador em São Paulo
Troca do aditivo do radiador em Rio de Janeiro
Troca do aditivo do radiador em Belo Horizonte
Troca do aditivo do radiador em Curitiba
Troca do aditivo do radiador em Brasília
Troca do aditivo do radiador em Porto Alegre
Troca do aditivo do radiador em Goiânia
Troca do aditivo do radiador em Fortaleza
Troca do aditivo do radiador em Salvador
Troca do aditivo do radiador em Campinas
Troca do aditivo do radiador em Recife
Troca do aditivo do radiador em Guarulhos


SERVIÇOS RELACIONADOS

Compare o preço da troca do fluido de arrefecimento entre as oficinas mais bem avaliadas próximas a você clicando aqui.


A sua oficina agora está online!


A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.


Aqui você compara o preço de serviços mecânicos das melhores oficinas próximas de você.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Leia Mais
TROCA DE LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO
Share this

Subscribe to Sua Oficina Online