/ Serviços Mecânicos

TROCA DE BATERIA


QUANDO TROCAR A BATERIA DO CARRO?

  • Faça a troca da bateria a cada 2 ou 4 anos, dependendo da marca e modelo de bateria utilizada. Geralmente essa troca acaba ocorrendo entre 40 mil e 60 mil quilômetros, mas o ideal é verificar o estado da bateria a cada 20 mil quilômetros.
  • Quando a bateria acaba por conta de defeitos irreversíveis devido à perda de capacidade química dos eletrólitos da bateria. Esse teste pode ser feito com o uso de um voltímetro ou multímetro para medir a tensão da bateria. De maneira geral, uma bateria em boas condições num carro desligado tem voltagem entre 12,4 e 12,9 volts e entre 13,7 a 14,8 volts quando o carro estiver ligado.
  • Em casos de descarregamento por causa de esquecimento de itens eletrônicos ligados, como lâmpadas e faróis, uma simples recarga pode resolver o problema.

Precisa trocar a bateria do carro? Compare gratuitamente o preço das oficinas mais bem avaliadas próximas a você
Compare-precos-13


QUAIS SINTOMAS INDICAM A NECESSIDADE DE TROCAR A BATERIA?
Quando uma bateria está perdendo sua capacidade de armazenar energia é muito comum o motorista sentir dificuldades em dar partida no carro, sendo obrigado a girar a chave várias vezes, ou ver aparelhos eletrônicos funcionarem de forma mais lenta ou intermitente.

Na maioria dos casos, contudo, quando é possível notar algum desses sinais já pode ser tarde e a bateria acaba descarregando completamente antes que seja possível fazer a troca preventiva. Veja então as principais causas dos problemas da bateria:

  • Fusível queimado: perda de corrente no sistema elétrico causada pela queima de um fusível, peça que interrompe o circuito quando a intensidade elétrica é menor ou maior do que o suportado. É possível perceber que algum fusível queimou quando algum acessório elétrico do carro (luz, vidros, som e etc.) para de funcionar ou quando a bateria se descarrega com muita frequência sem nenhum outro motivo aparente.
  • Sobrecarga na bateria: ocorre quando há excesso de corrente elétrica sendo enviada para a bateria e gera um odor anormal no veículo e até vazamento do líquido da bateria.
  • Veículo com pouco uso: a bateria tende a perder sua capacidade de armazenamento de energia quando não é utilizada, o que ocorre muito em carros que ficam parados por muito tempo.
  • Bateria isolada: quando parte das comunicações internas da peça não está funcionando. Causa a perda total das funções da bateria e não é possível ligar o carro.
  • Mau contato dos cabos da bateria: pode ocorrer por falta de aperto ou oxidação dos cabos. Esses problemas são visíveis e podem ser detectados checando se os cabos estão mal encaixados ou se estão cobertos por um pó esverdeado, resultante do processo de oxidação.
  • Problema no alternador: quando há problemas no alternador, peça responsável por gerar energia elétrica que abastece a bateria, a luz vermelha da bateria no painel é acionada.
  • Problema no motor de partida: quando se escuta estalos rápidos durante a partida do carro o motor de partida pode estar com problema.
  • Tensão alta na correia ou rolamento com defeito: quando se escuta um ruído agudo no carro vindo do alternador pode ser que existam problemas de tensão na correia do alternador.

QUANTO CUSTA A TROCA DA BATERIA?
O valor gasto para se trocar a bateria pode variar bastante dependendo da marca e da amperagem da bateria, que, por sua vez, muda conforme o modelo do carro. Veja o preço médio de mercado para alguns veículos:

preco-bateria

Quer ver mais preços? Informe seu veículo na busca para fazer um orçamento online e gratuito da troca de bateria do seu veículo.


O QUE É E PARA QUE SERVE A BATERIA DO CARRO?
As baterias armazenam energia necessária para dar a partida no carro e fornecer energia para o funcionamento dos componentes elétricos do veículo.
Ela é feita de placas metálicas (chumbo) e substâncias químicas (ácido sulfúrico) que reagem entre si e produzem eletricidade. Entre essas placas há separadores de plástico ou papelão para proteção.

bateria_carro

Toda bateria tem uma vida útil e precisa ser trocada quando perde sua capacidade de armazenamento de energia.


COMO É FEITA A TROCA DA BATERIA?
Substituir a bateria é um serviço bastante simples, apesar de exigir cuidados importantes por parte do mecânico. Antes de trocar a bateria, contudo, é importante fazer os testes recomendados para certificar que realmente é a bateria o problema.

Para trocar uma bateria o mecânico deverá seguir o passo-a-passo abaixo:

  • Desligar o carro.
  • Abrir o capô e remover a tampa protetora da bateria, se houver.
  • Caso os terminais entejam sujos ou oxidados, é necessário fazer uma limpeza para remover os resíduos.
  • Remova o acendedor de cigarros e conectar um "memory keeper", que irá salvar os dados dos equipamentos eletrônicos do veículo. Uma alternativa é utilizar uma bateria auxiliar de mesma voltagem durante o processo de troca para alimentação do carro durante o serviço.
  • Remover os conectores da bateria, desconectando primeiro o terminal negativo para evitar curto circuitos que podem queimar o módulo de injeção eletrônica.
  • Retirar a bateria antiga e instalar a nova, ligando primeiro o terminal positivo.
  • Ligar o carro para verificar se a bateria nova e os aparelhos eletrônicos funcionam normalmente.


    Um mecânico profissional leva cerca de 20 minutos para trocar uma bateria. É indicado que o reparador aproveite essa oportunidade para verificar também a condição do alternador.

CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES SOBRE A BATERIA

  • Sempre utilize bateria com as medidas específicas para seu carro, que podem ser encontradas no Manual do Proprietário ou aqui.
  • Existem dois tipos de bateria: as de partida e as seladas. Estas últimas são as mais comuns nos veículos atuais e têm a vantagem de não ser necessário fazer manutenções, com o preenchimento de água destilada de tempos em tempos, e possuírem maior vida útil.
  • As baterias seladas mudam basicamente com base na sua amperagem (Ah), que em geral variam entre 40Ah e 100Ah. Podem mudar também conforme a voltagem (V), mas atualmente quase todos os veículos de passeio usam o padrão de 12V.
  • Veículos do mesmo modelo podem exigir baterias com diferentes amperagens, dependendo dos equipamentos eletrônicos embarcados em cada carro. O ar-condicionado, por exemplo, é um item que exige muita energia para funcionar e acaba demandando baterias mais potentes.
  • Em casos de instalação de novos itens eletrônicos, como farol de xênon, alarme, trava elétrica, som, DVD, entre outros, pode ser necessário o uso de baterias com amperagem maior.
  • Quando for comprar uma bateria nova, verifique se a data de fabricação é menor do que o prazo de estoque recomendado pelo fabricante da peça. Normalmente esse período não passa dos 3 ou 4 meses, depois disso o lojista ou oficina precisa devolver a peça ao fabricante.
  • Nem sempre que a bateria descarrega é necessário substituí-la. Em alguns casos a bateria fica descarregada por conta de defeitos em outras peças, como o alternador. Nessas situações a simples recarga da bateria, seguida do reparo da peça danificada resolve o problema.
  • Muitos fabricantes de baterias e seguradoras oferecem serviço de urgência para o caso de baterias descarregadas. Se passar por essa situação tente usar essas alternativas antes de chamar um guincho ou uma oficina.

Está em dúvida se precisa deste serviço? Use o Sherlocar, a ferramenta de diagnóstico online que te ajuda a descobrir o problema do seu carro.


SERVIÇOS RELACIONADOS


Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Revisão da bateria em São Paulo
Revisão da bateria em Rio de Janeiro
Revisão da bateria em Belo Horizonte
Revisão da bateria em Curitiba
Revisão da bateria em Brasília
Revisão da bateria em Porto Alegre
Revisão da bateria em Goiânia
Revisão da bateria em Fortaleza
Revisão da bateria em Salvador
Revisão da bateria em Campinas
Revisão da bateria em Recife
Revisão da bateria em Guarulhos


A sua oficina agora está online!


A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil.


Aqui você compara o preço de serviços mecânicos das melhores oficinas próximas de você.

Sua Oficina Online

Sua Oficina Online

Encontre oficinas próximas a você e compare preços de serviços mecânicos gratuitamente e em poucos cliques

Read More