Problemas mecânicos comuns do Renault Sandero
Confira os principais problemas mecânicos, elétricos e estruturais crônicos sobre o Renault Sandero e quais as possíveis soluções para cada um.
Visão geral do Renault Sandero
O Renault Sandero é um hatch compacto que foi lançado em 2007 no Brasil, usado pela marca francesa para competir no segmento mais competitivo do mercado nacional. Produzido na mesma plataforma que o Logan, o Sandero é o veículo da Renault mais vendido no país e também conta com uma versão aventureira, o Stepway. O Sandero tem três opções de motor: 1.0, 1.6 e 2.0.
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
Atualmente, o Índice de Manutenção Veicular (IMV) do CESVI para o Renault Sandero, que indica o custo de se fazer a manutenção recomendada pela montadora é de 20, numa escala que vai de 10 a 60, em que o menor número representa um custo de manutenção mais baixa.
Isso representa um custo baixo se comparado a outros carros da categoria hatch compacto. Segundo esse índice, o Sandero tem um custo de manutenção preventiva de aproximadamente R$ 10 mil até os 100 mil km rodados. Contudo, isso não inclui os problemas mecânicos, sendo que esse valor na realidade pode sair bem mais caro quando somados os defeitos que aparecem no veículo.
Abaixo listamos alguns dos defeitos mecânicos mais recorrentes do Renault Sandero e os possíveis reparos indicadas para cada problema. Você também pode conferir a tabela de manutenção preventiva do Renault Sandero até os 120 mil km que preparamos.
Principais problemas mecânicos do Renault Sandero
1. Câmbio falhando
Problema: Renault Sandero, em especial as versões equipadas com o câmbio Easy’R, reclamam a respeito de dificuldades em engatar as marchas e vibrações no câmbio, principalmente ao engatar a ré. A causa do problema quase sempre é o desgaste prematuro das peças da embreagem.
Solução: Troca do kit de embreagem. Busque usar a garantia da montadora para não ter que arcar com o custo desse reparo, que é alto.
6 Melhores dicas para comprar um carro usado
2. Trepidações no câmbio
Problema: Existem também muitos relatos de que o câmbio do Sandero balança quando o carro está em movimento, mesmo sem haver troca de marchas. Em um grande número de casos o problema era o coxim inferior do câmbio, que é pouco resistente e se desgasta precocemente.
Solução: Troca do coxim do câmbio.
3. Perda a força e aceleração fraca
Problema: Existem vários problemas que levam um carro a perder força e capacidade de retormar a velocidade, tais como: corpo de borboleta sujo ou defeituoso, velas de ignição carbonizadas ou corroídas, bicos injetores entupidos e bobinas estragadas. Entretanto, no caso do Sandero aparentemente o sensor de oxigênio, conhecido como sonda lambda, apresenta problemas crônicos que interferem em todo sistema de injeção e causa a perda de força do motor.
Solução: Troca da sonda lambda que fica localizada antes do catalisador. Contudo, verifique também outras peças do sistema de injeção eletrônica e de ignição.
4. Barulho nos freios traseiros
Problema: O Sandero, assim como a maioria dos carros nacionais, contam com sistema de freio a tambor no eixo traseiro. Esse sistema tem, além do tambor, conta com lonas, sapatas e pinças. Nesse caso os pinos que seguram as pinças costumam apresentar folgas que acabam gerando ruídos quando o freio é acionado. Esse problema também é comum em outros modelos da Renault, como o Clio e o Logan.
Solução: Trocar dos pinos das pinças de freio.
5. Ar-condicionado fraco
Problema: Perda de potência do ar-condicionado do Sandero é comumente culpa de um vazamento de gás do sistema de ar-condicionado através do evaporador.
Solução: Reparo ou troca do evaporador do ar-condicionado.
6. Nível do óleo do motor baixando
Problema: Esse problema é recorrente no Sandero. Muitos motoristas notaram que o óleo do motor estava baixando rápido demais e que a fumaça saindo do escapamento estava muito escura. Isso é causado por um defeito na junta do cabeçote, que permite a passagem de óleo para a câmara de combustão, onde o óleo acaba se misturando com o combustível e sendo queimado nos cilindros.
Solução: Troca da junta do cabeçote.
6. Vazamento de óleo do câmbio
Problema: Em muitos casos houve vazamento do fluido de câmbio do Sandero, que provoca barulhos no câmbio e até a quebra total do sistema. Esse problema geralmente ocorre devido ao rompimento da coifa do câmbio.
Solução: Troca da coifa do câmbio.
Essa série de artigos mostra os problemas mais comuns nos principais veículos comercializados no Brasil. Ela tem a intenção de ajudar proprietários ou clientes interessados em adquirir um carro a saberem os principais defeitos relacionados a cada modelo e como fazer para solucioná-los. Os problemas são levantados de diversas fontes, incluindo relatos de mecânicos, reclamações de clientes em sites e fóruns, análise de publicações especializadas em automóveis, institutos de pesquisas automotivas e comunicados das próprias montadoras.
Lembrando que os problemas listados acima são os mais recorrentes, o que não impede que outros problemas ocorram com o Renault Sandero. Da mesma forma, as soluções sugeridas são as que resolveram os problemas na maioria das vezes, mas isso também pode variar de caso para caso e deve ser usado apenas como referência. Caso tenha dúvidas, críticas ou sugestões não hesite em nos contatar por email.
Talvez você também se interesse:
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
6 Melhores dicas para comprar um carro usado
Como vender o carro mais rápido?
5 Carros populares mais econômicos do Brasil
5 Carros usados na faixa de 20 mil
Sua Oficina Online
A Sua Oficina Online ajuda proprietários de carros a encontrarem as melhores oficinas da sua região e comparar preços dos serviços automotivos.
Ao mesmo tempo somos um canal de venda online para oficinas de todo Brasil, ajudando essas empresas a usarem a internet para divulgarem seus negócios e serem encontradas pelos seus clientes online.
Subscribe to Sua Oficina Online
Get the latest posts delivered right to your inbox