Problemas mecânicos comuns do Chevrolet Onix
Confira os principais problemas mecânicos, elétricos e estruturais relatados sobre o Onix e quais as possíveis soluções para cada um.
Visão geral do Onix
O Onix é um hatch produzido pela Chevrolet desde 2012, ano em que foi lançado no Salão do Automóvel de São Paulo. Desde que começou a ser vendido, o Onix virou um sucesso de mercado – cativando o público pela versatilidade, traduzida nas versões com motor 1.0 ou 1.4, câmbio manual ou automático de 6 marchas e o sistema multimídia MyLink. Além disso, o preço do compacto, que varia de R$ 39.190 a R$ 58.390, também ajudou o Onix a se tornar um fenômeno de vendas.
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O Onix, igual a qualquer automóvel, seja ele barato ou caro, está sujeito a problemas mecânicos e elétricos. No caso do Onix, por ser um modelo que se tornou líder de vendas por vários anos, é normal que existam mais casos de problemas crônicos relatados pelos proprietários e mecânicos. Contudo, o Chevrolet Onix não apresentou muitos problemas estruturais desde seu lançamento e muitos dos que foram identificados acabaram sendo corrigidos pela Chevrolet ao longo do tempo.
O Índice de Manutenção Veicular (IMV) do CESVI para o Onix, que indica o custo de se fazer a manutenção recomendada pela montadora é de 23, numa escala que vai de 10 a 60, em que o menor número representa um custo de manutenção mais baixa.
Abaixo mostraremos os principais problemas mecânicos relatados do Onix e as soluções indicadas para cada caso. Se quiser, você também pode conferir a tabela de manutenção preventiva do Onix.
Principais problemas mecânicos do Onix
1. Ar-condicionado ineficiente
Problema: Um dos principais problemas mecânicos do Onix relatados pelos donos do carro é o ar-condicionado fraco. Muitas pessoas reclamam que mesmo na potência máxima a temperatura não diminui ou demore muito até abaixar. A causa do problema é o compressor do ar-condicionado, mais especificamente no rolamento do equipamento.
Solução: Substituição do rolamento do compressor ou do compressor como um todo. Em alguns casos, foi relatado que as concessionárias tentaram resolver o problema através da reposição do gás do compressor. Contudo, isso não resolveu o problema e só gerou retrabalho.
2. Barulhos internos
Problema: Uma série de barulhos internos foi relatada pelos donos de Onix. Um dos barulhos mais comuns era na parte traseira do veículo, vindo na tampa do porta-malas e do acabamento do bagageiro quando o carro estava em movimento ou passando por terreno irregular.
Solução: Em alguns casos relatados, o fim dos barulhos só foi ocorreu com um reparo das chapas do teto do Onix.
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3. Barulho Externo
Problema: Depois de procurar pela origem do barulho, alguns proprietários e mecânicos identificaram que a causa era a trepidação das palhetas de limpeza dos vidros no para-brisas.
Solução: Substituição das palhetas.
4. Motor apaga com o carro em movimento
Problema: Esse comportamento preocupou muito motoristas que viram seus Onix desligarem sozinho sem nenhum motivo, principalmente porque isso acontecia enquanto a quilometragem ainda estava baixa – menos de 20 mil km rodados. Devido ao risco que gerava aos motoristas a Chevrolet foi obrigada a tomar atitudes. Segundo a montadora a perda potência repentinamente, acompanhada em muitos casos do acendimento da luz da injeção eletrônica, era provocada por problemas nas válvulas de admissão e escape do motor. De acordo com a montadora, o problema se deve à falta de tratamento térmico das válvulas pelo fornecedor, o que comprometeu a performance dessas peças sob altas temperaturas de trabalho. Ainda segundo a Chevrolet, isso não foi erro de engenharia, mas problemas de um lote específico das válvulas entegues pelo fornecedor.
Solução: Substituição das válvulas de admissão e escape, tanto dos motores 1.0 quanto dos 1.4. Em muitos casos a troca foi feita na própria concessionária, sem nenhum custo para o cliente. Segundo a Chevrolet, esse problema já foi corrigido.
5. Perda de pressão no pedal de freio
Problema: Uma das reclamações mais recorrentes é de que o Onix fica com o pedal de freio “duro”, principalmente durante as curvas ou subidas e com o ar-condicionado ligado. Além de dificultar a frenagem, isso causa a sensação de que o carro parece “morrer”. A causa do problema é o modelo do servo-freio que equipa o carro. Mais precisamente, o defeito é o excesso de potência exigida do motor nesse tipo de situação, em que o servo-freio, também chamado de hidrovácuo, não consegue gerar força suficiente para impulsionar a força aplicada pelo motorista no pedal de freio. Isso porque o sistema de freio exige força do motor para funcionar adequadamente. O servo-freio se utiliza do vácuo criado pelo motor para alavancar a força aplicada no pedal de freio a fim de frear o veículo. Por isso, quando muita energia é exigida do motor – curva, ar-condicionado ligado, freio acionado, etc - aliada a um servo-freio inadequado, o pedal fica duro. Tal problema foi sentido principalmente nos Onix com motor 1.0, que é menos potente.
Solução: Segundo a Chevrolet o problema foi resolvido nas versões mais recentes. Contudo, até onde conseguimos verificar os modelos mais antigos, até 2015, não têm uma solução definitiva para o problema. Infelizmente os proprietários estão tendo que conviver com isso. Uma solução paliativa é desligar o ar-condicionado em situações em que o motor está sendo muito exigido para evitar que o pedal fique duro.
6. Defeito na direção hidráulica
Problema: Outro problema aparentemente crônico do Onix são barulhos causados pela direção hidráulica. Segundo reclamações de alguns proprietários, durante algumas curvas o sistema de direção fazia barulhos estranhos. Até onde se sabe, a explicação para o defeito é a mesma do problema anterior. Ou seja, quando motor do carro é muito exigido os sistemas que utilizam energia do motor para funcionar, como a direção hidráulica e o freio, não funcionam adequadamente. Um dos sintomas é exatamente o barulho na direção em curvas e o endurecimento do pedal de freio. Isso é mais comum no Onix 1.0, principalmente quando abastecido com gasolina.
Solução: Nesse caso a Chevrolet indica que o barulho é causado por entrada de ar no sistema de direção. Sendo assim, uma forma simples de resolver o problema é esterçar o volante totalmente de um lado para o outro, seguidamente. Aparentemente isso é suficiente para retirar o excesso do ar do sistema e acabar com os barulhos. Contudo, isso não resolve o problema, sem impedi-lo de voltar a acontecer.
7. Barulho no banco traseiro
Problema: Outra reclamação recorrente dos proprietários de Onix é um barulho vindo dos bancos traseiros. Pelos relatos, esse problema aparece principalmente quando o carro passa por depressões, como quebra-molas, sendo intensificado quando há peso nos bancos traseiros – passageiros ou carga. Aparentemente o problema é a folga entre o assoalho e a base do banco traseiro.
Solução: Para acabar com a folga entre o banco e a lataria do carro, os proprietários tiveram várias ideias que aparentemente funcionaram, incluindo: soldagem do banco, uso de mantas para evitar o atrito, substituição das borrachas protetoras, uso de arruelas de plástico nos parafusos do banco e até uso de fitas antirruídos.
8. Pedal de embreagem fundo
Problema: Existem muitos casos em que sem nenhuma razão aparente o pedal de embreagem afunda, exigindo maior aplicação de força pelo motorista e dificultado a passagem de marcha nas versões com câmbio manual. Isso se deve ao fato de que no Onix, o sistema de embreagem e o sistema de freio compartilham o mesmo fluido. A causa do problema é algum problema no fluido ou no sistema de circulação, como entrada de ar.
Solução: Nesses casos o correto é fazer uma revisão do sistema de transmissão e freio. Na revisão deve-se procurar possíveis aberturas em mangueiras e conexões ou se a falha é em alguma peça, que permitem a entrada de ar no sistema. Algumas peças que podem ter efeito são cilindro mestre de embreagem ou atuador escravo e suas conexões. Se o problema for em alguma das peças é indicado avaliar se vale a pena trocar somente a peça específica ou todo sistema. Adicionalmente, é indicado também fazer a troca do fluido de freio, fazendo a sangria do sistema.
9. Barulhos na carroceria
Problema: Ruídos e estalos vindos da parte frontal inferior do Onix também foram relatados. O problema era na parte do assoalho que fica abaixo dos pés do condutor, que além de barulho causava riscos em eventuais acidentes devido a sua fragilidade.
Solução: A reclamação desse barulho foi tão recorrente que a Chevrolet teve que reformular a plataforma do veículo para resolver de vez o problema. Isso ocorreu em 2015, com o reforço do assoalho com materiais de alta resistência.
10. Falhas na direção hidráulica
Problema: Foram relatados barulhos na direção e eventuais trepidações em manobras com o carro parado. A causa do problema era a perda de pressão da direção hidráulica causada por falha de vedação numa das mangueiras do sistema.
Solução: Substituição da saída da mangueira da direção hidráulica.
11. Outros problemas
Existem outras reclamações dos proprietários de Onix derivadas de problemas que não classificaríamos como crônicos ou estruturais. Uma delas é a ausência de filtro de ar-condicionado no carro. Esse filtro, também conhecido como filtro de cabine ou filtro de pólen, é responsável por filtrar impurezas do ar captado do ambiente e impedi-las de chegar à cabine, evitando mau-cheiro dentro do carro e proliferação de fungos e organismos que podem causar problemas respiratórios aos passageiros.
Segundo a Chevrolet, a falta o filtro de ar-condicionado não é uma maneira de reduzir o custo de produção do veículo – até porque o custo desse filtro é baixo. A montadora informou que o design do carro já evita por si só que se entre poeira no sistema de captação de ar. Contudo, o Onix vem com o espaço dedicado para abrigar o filtro de ar-condicionado, que pode ser comprado pelo proprietário que quiser garantir que está respirando um ar de melhor qualidade dentro do seu carro.
Por fim, houvera também reclamações relativas ao sistema de abastecimento, mais especificamente em filtros de combustível e bombas de combustível. Contudo, segundo a Chevrolet esses problemas foram pontuais e causados por defeitos em alguns lotes específicos de peças com falhas que foram entregues pelos fornecedores e que foram devidamente corrigidos através da rede de concessionários da montadora.
Essa série de artigos mostra os problemas mais comuns nos principais veículos comercializados no Brasil. Ela tem a intenção de ajudar proprietários ou clientes interessados em adquirir um carro a saberem os principais defeitos relacionados a cada modelo e como fazer para solucioná-los. Os problemas são levantados de diversas fontes, incluindo relatos de mecânicos, reclamações de clientes em sites e fóruns, análise de publicações especializadas em automóveis, institutos de pesquisas automotivas e comunicados das próprias montadoras.
Lembrando que os problemas listados acima são os mais recorrentes, o que não impede que outros problemas ocorram com o Onix. Da mesma forma, as soluções sugeridas são as que resolveram os problemas na maioria das vezes, mas isso também pode variar de caso para caso e deve ser usado apenas como referência. Caso tenha dúvidas, críticas ou sugestões não hesite em contatar por email
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