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Medidor de Massa de Ar


1. O que é medidor de massa de ar?

O medidor de massa de ar é um sensor que fica entre o filtro de ar e a borboleta. Ele mede a massa de ar aspirada e passa essa informação à unidade de comando. A unidade usará esses dados para calcular o volume de combustível ideal para aquela quantidade ar oxigênio em diferentes condições.


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2. Como funciona o medidor de massa de ar?

Existem dois tipos de sistema para o medidor de massa de ar: por fio térmico e por película quente. Ambos possuem o mesmo princípio de funcionamento. Uma resistência de película de platina ou de fio de platina – que fica perto do sensor de temperatura dentro do fluxo de ar – envia um sinal de tensão proporcional à massa de ar para a unidade de comando que calcula a vazão.


O fio térmico, na realidade é chamado de Medidor de Fluxo de Ar e é encontrado em em veículos nacionais, populares e mais antigos por ser uma peça mais barata. Já a película, é o que chamamos de Medidor de Massa de Ar, é mais caro e é encontrado em veículos com injeção eletrônica, carros como BMW, Mercedes e outros modelos importados.

Com esses sistemas, você encontra no mercado dois tipos de medidores, o digital e o analógico:


a) Medidor de Massa de Ar Digital: O medidor digital é alimentado pela Unidade de Comando Eletrônica com uma tensão de cerca de 5v. Conforme seu funcionamento, essa tensão devolve ao computador um sinal que varia de acordo com a massa de ar recebida pelo motor.


b) Medidor de Massa de Ar Analógico: O analógico é um tubo com dois sensores, um com a temperatura ambiente e outro aquecido a 200ºC a mais que o anterior. O fluxo de ar que passa pelo motor resfria o filme quente provocando uma variação na tensão enviada a unidade de comando.


3. Quando é necessário trocar o medidor de massa de ar?

Os medidores de massa de ar podem sofrer com doi tipos de defeito: queima total da peça e problemas na hora de medir e informar a quantidade de ar no motor. Quando o medidor queima ou apresenta defeito, o carro passa a consumir mais combustível. A marcha lenta fica irregular e o processo de aceleração falha até o motor morrer.


Esses defeitos podem acontecer por causa da contaminação por partículas de óleo e água vindas do respiro do motor e de poeira que podem deteriorar o sensor, dificultando a condução do motorista. O problema também pode acontecer se o dono do carro tentar fazer a manutenção da peça em casa. A limpeza equivocada da peça, com produtos inadequados pode danificá-la. Esse item é muito sensível e não deve ser movimentado além do momento da instalação.


4. Quais manutenções podem ser feitas no medidor de massa de ar?

A única manutenção viável é a troca completa. Isso porque qualquer interação com a peça pode danificá-la mais ou até queimá-la.

Uma outra manutenção é o desligamento da peça. O sensor é uma peça cara e o seu valor de reposição é bem alto. Então, desligá-la pode ser uma boa opção. O carro funciona perfeitamente sem ela, já que o sistema de emergência irá se reprogramar até ter um desempenho melhor. No entanto, aumenta o consumo de combustível, a poluição e a diminuição da vida útil de outras peças. Mas é uma opção melhor do que trocar por um item paralelo. A recomendação é de sempre usar peças originais, mesmo que sejam mais caras.


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