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Kit de Embreagem


1. O que é Kit de Embreagem?

Parte do sistema de transmissão, o kit de embreagem é um conjunto de no mínimo 3 peças que compõe o sistema de embreagem. São elas: disco de embreagem, platô e um atuador hidráulico ou rolamento. Em conjunto elas são chamadas de kit pelos mecânicos porque essas peças dependem umas das outras para funcionar corretamente, logo costuma-se trocar ao mesmo tempo quando algum problema é diagnosticado.


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2. Quais são as peças do Kit de Embreagem?

As 3 principais e presentes em todos os kits padrão são:

a) Disco de Embreagem

É o elemento principal do sistema de embreagem. É ele que faz a ligação entre o motor e a transmissão – com o auxílio do platô. O disco também serve de amortecedor para as oscilações decorrentes da rotação do motor. Isso reduz os desgastes e ruídos da transmissão.

Atenção: Os discos de embreagem não são todos iguais. Para cada aplicação, desenvolve-se um modelo novo.

b) Platô

O platô é essencial para suavizar o começo do movimento do carro. A função dele é soltar o motor do câmbio – ligado diretamente às rodas do veículo – quando você pressiona o pedal da embreagem.

c) Atuador Hidráulico ou Rolamento


I. Atuador Hidráulico:

O atuador proporciona o acionamento suave dos pedais da embreagem.

II. Rolamento:

Pressiona o centro da mola do sistema de transmissão. Isso faz com que os platôs se afastem, interrompendo a transmissão da rotação do motor para a caixa de câmbio.


3. Quando fazer a revisão do Kit de Embreagem?

Em média, o conjunto da embreagem dura de 100 mil a 150 mil quilômetros. Troque o platô e o disco de embreagem e verifique a necessidade de trocar o rolamento ou atuador. Assim você evita que os componentes sejam desmontados mais de uma vez em um curto período de tempo, já que o desgaste entre os três costuma ser semelhante.

Importante: A embreagem desgasta mais rápido quando o veículo circula mais pelas ruas da cidade do que pela estrada. Isso porque a troca constante de marcha diminui a vida útil dos componentes, levando-os a trabalhar mais.

Não se prenda só aos prazos. Muitos fatores interferem na vida útil da embreagem. Por isso, atente-se aos sinais que o carro pode dar. O comportamento do pedal é um deles. Acontece quando o condutor aciona a embreagem e percebe que a distância e o tempo de acionamento estão mais curtos ou longo que o normal.

Cheque também se quando soltar o pedal, o carro já começa a andar ou se é necessário soltar demais e ainda ficar com o pé em cima para que comece a mover. Perceba sintomas como patinação no arranque, trepidações, dificuldade no engate das marchas, pedal duro ou barulhento. Se notar qualquer desses problemas, leve o carro para uma revisão do sistema de transmissão. Provavelmente terá que substituir as peças desgastadas, não é um concerto caro.


4. Como aumentar a vida útil do Kit de Embreagem?

É importante lembrar que antes de fazer a manutenção, você pode cuidar no dia a dia para que o kit de embreagem não se desgaste tanto. Aqui vão algumas dicas: não dirija com o pé pressionando a embreagem – isso causa desgastes prematuros nas peças -, não acelere bruscamente e sempre rode com a marcha adequada à situação.

Quanto a manutenção, o disco de embreagem é muito semelhante ao disco de freio. A substituição é necessária mesmo que você seja um motorista exemplar. O que pode acontecer é você retardar esse processo seguindo as dicas acima. De todo jeito, o disco atua sofrendo atrito para fazer a conexão entre o motor e a transmissão. Os platôs e os rolamentos ou atuadores desgastam da mesma maneira, só que mais lentamente.

A única solução para o desgaste é a troca das peças. Essa é a manutenção do kit de embreagem: checar o estado das peças e realizar a substituição se necessário. Normalmente, os componentes são trocados juntos. O acesso às peças é complicado – precisa remover a transmissão – então fazer tudo de uma vez facilita e economiza na mão de obra.


5. Quais os problemas frequentes com o Kit de Embreagem?


a) Problemas relacionados a defeitos no disco


I. Perfil do Disco Danificado

Normalmente devido a erro durante a montagem. O disco foi montado sendo forçado sobre o eixo piloto.

O que é eixo piloto? É um eixo que sai da caixa de câmbio. Ele possui estrias na sua extremidade onde são encaixados os discos da embreagem. Esse eixo recebe a rotação do motor quando a embreagem, não está acionada.

II. Amortecedor de Torção Quebrado

Mais relacionado a hábitos de uso inadequados. Acontece quando o motorista dirige sempre utilizando rotações baixas. Isso faz com que a embreagem faça barulho ou nem funcione por conta das peças quebradas entre as molas.

III. Marcas de Vibração Sobre o Platô

É possível que a montagem tenha sido feita de maneira inadequada. Quando o câmbio fica desalinhado, pode deformar o disco que irá marcar o Platô.

b)Problemas relacionados a defeitos no Platô:


I. Revestimentos Gastos

Os revestimentos ficam gastos quando a carga do platô está muito baixa. Provavelmente o platô não foi trocado na última revisão, a embreagem foi usada de maneira errada ou houve desgaste natural mesmo.

II. Marcas Azuladas no Platô

Podem ser causadas pelo desgaste no revestimento, por defeitos no acionamento da embreagem, por folgas no rolamento ou produto inadequado para o carro, e também pela embreagem não liberar o disco quando é acionado.

c) Problemas relacionados a defeitos no atuador


I. Entrada de ar no sistema

Alguns defeitos no atuador fazem com que ar entre no sistema. Isso faz com que o motorista tenha dificuldades ao engatar as marchas. É uma falha que pode ser resolvida temporariamente (10 a 20 dias) por uma sangria, mas não é o ideal.

II. Pedal duro ou patinação

Pode acontecer quando o atuador não retorna completamente após o retorno no pedal – o platô fica pré-acionado.

d) Problemas relacionados a defeitos do rolamento:


I. Pontos de superaquecimento no platô

O corre quando a embreagem patina por muito tempo, ou quando há óleo ou graxa sobre os revestimentos – perda de atrito. Também quando há folga nos rolamentos ou embreagem com defeito.

II. Molas quebradas

As molas quebram quando o motor e o câmbio estão desalinhados ou quando o rolamento do eixo piloto está faltando ou com defeito.

III. Perfil do cubo com batidas em um dos lados

O rolamento do eixo está com defeito e o motor e câmbio estão desalinhados.

Para todos os problemas indicado acima, a melhor solução é a substituição das peças com defeito. Soluções paliativas não são indicadas, com exceção de situações de emergência.


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