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Automático do Motor de Arranque


1. O que é o automático do motor de arranque?

O automático do motor é uma espécie de interruptor – dentro da solenóide do motor de arranque – que cuida da circulação da corrente elétrica necessária para girar o motor. Ele garante que a quantidade ideal de energia será transmitida.


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2. Como funciona o automático do motor de arranque?

O automático é formado por duas bobinas que retém e atraem energia, e por um condutor de corrente elétrica composto por fios enrolados. Esses fio formam um campo magnéticos na sua parte interna. Dentro do condutor, existe um cilindro metálico permeável a energia magnética que se liga a haste conectada na alavanca do pinhão. Na parte de trás, existem dois pólos – um que sai da bateria para o terminal positivo do solenóide e outro para o terminal positivo do motor de arranque. Quando é dada a partida, esses polos são conectados, a energia eletromagnética faz o cilindro metálico se movimentar, em seguida o pinhão que coloca o motor em funcionamento.


3. Quando é necessário fazer a troca do automático do motor de arranque?

O sintoma mais claro de que o automático pode estar com problemas é a dificuldade de dar partida no carro ou até não conseguir fazê-lo. não existe uma vida útil definida para o automático – pode durar até 60 mil quilômetros se bem cuidado -, pois, assim como o motor de arranque, ele é pouco usado em comparação aos outro componentes do veículo.


4. Quais manutenções podem ser feitas no automático do motor de arranque?

É possível fazer o recondicionamento da peça, mas só quando o problema é nos contatos antes da bobina interna, nos de acionamento de arranque ou contatos de ignição. Se a falha for na bobina em si, não vale a pena tentar recuperar. O preço de uma reforma de bobina é superior ao de comprar um item novo, além da qualidade de operação não ser a mesma.


Outra manutenção possível é a inversão do contato interno desgastando. Os contatos costumam desgastar só nas pontas. Isso acontece durante o fechamento dos contatos devido a amperagem da bateria. Portanto, existe uma parte que ainda pode ser usada, então os contatos são invertidos e funcionam perfeitamente durante um tempo ainda – mas preste atenção na troca, essa é só uma solução paliativa.


5. Como testar o automático do motor de arranque?

a) Preciso entender de mecânica para testar o automático do motor de arranque?

DÁ PARA FAZER, MAS NÃO BOBEIA!

Não precisa de conhecimento muito aprofundado de mecânica e elétrica, mas tem de saber onde ficam as peças. As ferramentas necessárias são fáceis de encontrar. Só fique atento ao passo-a-passo e à proteção.

b) O que preciso para testar o automático do motor de arranque?

  • Um voltímetro;
  • Uma chave de fenda.

**c) Passo a passo para testar o automático do motor de arranque? **

Como o automático faz parte do solenóide do motor de arranque,e é muito importante para o funcionamento dele,  ensinaremos como testar o sistema todo.

1º Passo: Estaciona o carro é um local seguro e prático para o procedimento

Dependendo do veículo, você terá que mexer na parte de baixo. Portanto, tome todas a precauções necessárias.

2º Passo: Encontre os conectores elétricos do solenóide

Um deles possui um fio trançado encaixado na partida – é a positiva.

3º Passo: Use o voltímetro para identificar se o solenóide está funcionando.

Coloque o voltímetro no polo positivo e aterre o negativo para saber se o solenóide está recebendo  a quantidade ideal de energia. Então peça ajuda de um colega para dar partida no carro.  A identificação do voltímetro deve ser de 12v.

4º Passo: Teste o solenóide com a corrente direta da bateria

Retire o fio da ignição e use uma chave de fenda isolada, conecte o positivo do solenóide direto no terminal onde a ignição se conecta. Quando você fizer isso, 12v serão aplicados diretamente da bateria. Com isso, o solenóide deve ser ativado.


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