Amortecedores Dianteiros
1. O que são amortecedores dianteiros?
O amortecedores dianteiros são um conjunto de componentes usados na suspensão do carro para ajudar na absorção do impacto das molas e amortecedores que ocorrem durante o movimento do veículo. O amortecedor dianteiro é constituído pelo coxim do amortecedor, batente e coifa. São responsáveis por auxiliar o amortecedor e as molas da suspensão enquanto funcionam.
Cada componente é é responsável por uma tarefa. O coxim é feito de borracha e metal e serve para sustentar o amortecedor e suportar as vibrações da suspensão. Absorve os impactos causados pelos desníveis do solo para não incomodar os passageiros e não desestabilize o veículo. O batente absorve os impactos do amortecedor. Por último, a coifa protege o amortecedor de resíduos que podem prejudicá-lo.
2. Como funcionam os amortecedores dianteiros?
Os amortecedores dianteiros funcionam da seguinte maneira: o cilindro que contém o óleo ou o gás possui uma haste no meio que fica em contato com as molas. Ela afunda no cilindro pressionando o óleo. O óleo é escoado para outro recipiente quando a mola se retrai. E a sua densidade permite que o sistema se desloque aos poucos, mantendo a estabilidade do carro.
3. Quando é necessário trocar os amortecedores dianteiros?
Os amortecedores dianteiros devem ser trocados a cada 40 mil quilômetros – esse valor pode variar dependendo dos hábitos de uso. Quando o amortecedor está com defeito, normalmente é por causa de vazamentos de óleo, empenamento das hastes ou das buchas de fixação desgastadas.
Quando acontece, você facilmente percebe ruídos e vibrações anormais, perda de estabilidade em curvas e pistas ruins, balance excessivo durante freadas e arrancadas, aumento do desgaste de outros componentes e deterioração precoce dos pneus.
O conjunto dos amortecedores dianteiros apresentam mais ou menos defeitos de acordo com o trajeto que veículo é submetido. Rodas em estrada e ruas muito desniveladas desgasta todos os componentes do amortecedor. A recomendação é trocar todo o componente quando substituir os amortecedores ou as molas da suspensão e fazer a revisão a cada 10 mil quilômetros.
4. Quais manutenções podem ser feitas nos amortecedores dianteiros?
Não existe uma manutenção definida para os amortecedores. Porém, tem como detectar uma problema e fazer a troca da peça antes que o defeito se torne um problema ainda maior. Uma forma de ver isso é acompanhar o estado dos amortecedores sempre que fizer o alinhamento e balanceamento. Se notar algo fora do normal, pode ser que o amortecedor esteja comprometido. Algumas lojas especializadas ainda possuem testes específicos para isso. Eles fazem uma avaliação precisa do amortecedor.
Encontre as oficinas certas para você e compare orçamentos:
Troca dos amortecedores dianteiros em São Paulo
Troca dos amortecedores dianteiros em Rio de Janeiro
Troca dos amortecedores dianteiros em Belo Horizonte
Troca dos amortecedores dianteiros em Curitiba
Troca dos amortecedores dianteiros em Brasília
Troca dos amortecedores dianteiros em Porto Alegre
Troca dos amortecedores dianteiros em Goiânia
Troca dos amortecedores dianteiros em Fortaleza
Troca dos amortecedores dianteiros em Salvador
Troca dos amortecedores dianteiros em Campinas
Troca dos amortecedores dianteiros em Recife
Troca dos amortecedores dianteiros em Guarulhos
A sua oficina agora está online
A Sua Oficina Online trabalha para diminuir a falta de confiança que os consumidores têm no setor de reparação automotiva, fornecendo gratuitamente informação e ferramentas que conectam donos de carro com as oficinas mecânicas mais bem avaliadas pelos clientes de todo Brasil. Aqui você encontra as melhores oficinas próximas de você e compara o preços de serviços mecânicos entre elas.
Subscribe to Sua Oficina Online
Get the latest posts delivered right to your inbox