REVISÃO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO
1. O QUE É O SISTEMA DE ARREFECIMENTO?
O sistema de arrefecimento é responsável por manter a temperatura nos parâmetros ideais para o funcionamento do carro. Garante que o motor tenha um desempenho melhor e ainda prolonga a sua vida útil. A temperatura em níveis adequados garante que as peças não se desgastem desnecessariamente. Além disso, o veículo ganha em eficiência energética.
Vale lembrar também que o quando o motor superaquece, ele funde e isso gera muitos problemas. Por isso, preste sempre atenção no seu sistema de arrefecimento.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?
Como falamos acima, é muito importante fazer a manutenção correta do sistema de arrefecimento – limpar o sistema, trocar o líquido de arrefecimento e acompanhar o bom estado de cada componente. Isso pois ele não deixa o motor quente demais. Sem esse sistema, as peças do motor que estão sempre em atrito e sofrendo com o impacto da combustão poderiam simplesmente derreter, fundir ou parar de funcionar, comprometendo totalmente o motor do carro.
2. QUAIS SÃO OS COMPONENTES DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?
O sistema de arrefecimento é composto por um conjunto de peças que trabalham para trocar calor com as peças do motor e manter sua temperatura ideal. Algumas peças do arrefecimento são móveis e somam à estrutura do motor. Outras fazem parte do próprio bloco – como o cabeçote.
a) Líquido de Arrefecimento (Aditivo do Radiador)
O líquido de arrefecimento é uma mistura de água e aditivo de radiador. É o fluido que irá circular pelo motor para absorver seu calor e depois será resfriado para repetir o fluxo enquanto o motor estiver em funcionamento. Os aditivos são acrescentados à água para aumentar o ponto de ebulição do fluído. Assim, o motor pode trabalhar em até 135ºC – quando for mais eficiente.
Dica: O recomendado é usar água deionizada – ou água de bateria – ao invés da água potável. Ela possui propriedades que combatem a corrosão dos componentes.
b) Bomba D’água
A bomba d’água é um componente que fica alojado no motor. Sua função é de promover a circulação da água/líquido de arrefecimento. Em uma das suas extremidades possui uma polia dentada que recebe o movimento da correia dentada – em alguns casos a correia do alternador. Ao dar a partida, o giro do motor passa para a bomba que começa a funcionar. Então a outra extremidade faz a sua parte. Conforme gira, o movimento das pás suga o líquido de arrefecimento do sistema e o direciona para as câmaras d’água.
c) Câmaras D’água
O líquido que sai da bomba passa por dentro das câmaras d’água – ou galerias de água – e resfriam o bloco e o cabeçote do motor. A intenção desse processo é absorver o calor para fazer a troca de temperatura.
d) Válvula Termostática
Depois de atingir uma temperatura próxima aos 100ºC, o líquido que está circulando é liberado para sair do motor e ir ao radiador. Quem faz esse controle é a válvula termostática que abre quando a temperatura está alta e mantém-se fechada com a temperatura baixa.
e) Mangueiras D’água
O sistema de arrefecimento possui mangueiras e tubulações que levam o líquido ao radiador e de volta ao motor.
f) Radiador
A função do radiador é possibilitar a troca de calor entre o ar e o líquido de arrefecimento, deixando-o mais frio para voltar a absorver o calor do motor. É uma caixa cujo interior possui uma série de tubos que formam o que se conhece por colméia. Nesses canais passa o fluido que é resfriado por uma corrente de ar frio.
g) Reservatório de Expansão (Depósito de Expansão):
É um reservatório acoplado ao radiador para líquido de arrefecimento. Isso é necessário pois, em altas temperaturas, a água se expande, e transborda para esse depósito. Ao esfriar, o vácuo do sistema puxa ela novamente para o radiador. É por esse reservatório que se confere o nível do líquido, não podendo estar acima do marcador de máximo e nem abaixo do marcador de mínimo.
Tampa de Pressão: A tampa do reservatório de expansão possui uma válvula de pressurização controla a pressão interna, aumentando o ponto de ebulição da água. Isso significa que o líquido não irá evaporar dentro desse sistema antes de 130ºC.
h) Sensores de Temperatura
Os sensores de temperatura medem a temperatura do líquido de arrefecimento. Eles informam os dados ao módulo de injeção eletrônica e aos indicadores de temperatura do painel do carro.
i) Ventoinha (Eletroventilador)
O eletroventilador – ou ventoinha – tem a função de aumentar a circulação de ar frio para o radiador, esfriando o líquido que passa por ele. O ventilador só é ligado quando o ar circulante não está dando conta do arrefecimento, quase sempre o caso quando o carro está ligado em congestionamento. Ele pode ser acionado de duas maneiras: através de um termo interruptor – que expande com o calor gerando a ligação – ou pela central eletrônica – que recebe as informações transmitidas pelo sensor de temperatura.
3. QUAL A VIDA ÚTIL DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO?
Com exceção do líquido de arrefecimento, as peças do sistema só devem ser trocadas quando dão problema. Apesar disso, vale a pena ficar de olho em algumas peças e conferir o sistema durante revisões preventivas. Saiba como avaliar cada uma delas:
a) Líquido de Arrefecimento
O fabricante e a montadora indicam quando o fluido deve ser substituído – em média 1 ano ou a cada 30 mil quilômetros, mas alguns chegam a dois anos e meio –. Esse limite independe dos hábitos de direção do motorista, que podem, no entanto, reduzir a vida útil do sistema.
O prazo pode ser estendido de acordo com a marca e modelo, confirme no manual do carro.
b) Mangueiras D’água
As mangueiras são as peças que mais estragam. Elas podem vazar, sofrer cortes ou ressecar. É possível também, que a oxidação interrompa o fluxo. Os fabricantes porém não especificam um prazo para troca. O que prevalece é a manutenção feita no carro.
A mangueira, na verdade, é um ótimo indicativo de problemas no sistema de arrefecimento. O problema é identificado visualmente. Quando perceber alguma anormalidade na mangueira, vale fazer uma revisão no sistema todo por garantia.
c) Radiador
Com o tempo você pode precisar trocar o radiador por um novo. A vida útil dele é relativamente longa, mas o desempenho começa a cair conforme a idade avança. Também pode acontecer de o radiador parar de funcionar ou apresentar defeitos e precisar ser substituído imediatamente.
d) Bomba D’água
A vida útil da bomba d’água está diretamente relacionada à frequência da manutenção. Normalmente deve ser revisada a cada 40 mil quilômetros. Quando as outras peças estão danificadas, a bomba d’água sofre as consequências junto. Por isso, a manutenção preventiva é importantíssima – colocar a quantidade ideal de aditivo e fazer as trocas periódicas.
e) Válvula Termostática
A válvula termostática, assim como as outras peças, deve ser trocada no menor sinal de desgaste ou oxidação. A sugestão é que você verifique o item quando o carro atingir 30 mil quilômetros e depois a cada 10 mil quilômetros. Essa peça costuma durar entre 70 e 100 mil quilômetros quando as revisões são feitas adequadamente e o líquido de arrefecimento trocado nos prazos ideais.
Dica: Se você trocar o motor do carro, precisará adaptar o sistema de arrefecimento também.
4. COMO O SISTEMA DE ARREFECIMENTO FUNCIONA?
Quando o motor inicia seu funcionamento, a correia dentada (ou a correia do alternador em alguns carros) transfere seu giro a uma polia que ativa a bomba d’água. Esse movimento inicia o fluxo do sistema de arrefecimento circulando o líquido de arrefecimento.
O fluido percorre o interior do motor – por meio das câmaras d’água, para não entrar em contato direto com os componentes –. Enquanto está no motor, a mistura absorve calor das peças, deixando o sistema resfriado. Quando atinge temperatura próxima aos 100º, a válvula termostática abre o caminho pelas mangueiras para o radiador.
Passando pelo radiador, o líquido entra em contato com uma corrente de ar frio que absorve o calor e o resfria. Assim volta para as câmaras d’água e reinicia o fluxo. Se o arrefecimento não está dando conta de resfriar o sistema, a ventoinha entra em ação para ajudar a retirar o calor como um ventilador.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE SISTEMA DE ARREFECIMENTO
O tipo mais comum de sistema de arrefecimento é o de fluxo fechado e pressurizado. Esse sistema não permite que o líquido de arrefecimento evapore. Assim, poderá circular pelo interior do motor absorvendo o calor produzido durante a combustão.
Outro processo era mais usado na década de 80: sistema aberto. Ele exigia a reposição da quantidade de líquido que evaporava. Hoje, se for necessário completar o líquido de arrefecimento com frequência, significa que o sistema está com defeito.
5. PROBLEMAS COM O SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Algumas peças do sistema de arrefecimento são mais problemáticas que outras. É importante seguir as orientações dos fabricantes quanto às manutenções para manter o seu carro e motor em boas condições e ter menos prejuízo. Vejamos os problemas mais frequentes:
Como verificar se o problema é na válvula termostática?
Espere o carro esfriar completamente e abra a tampa do reservatório! Depois dê partida novamente para observar durante o funcionamento.
É só olhar pela abertura do reservatório. Se ela estiver funcionando, você verá o fluxo do líquido. Se não, ela está travado e precisará ser substituída.
É preciso levar o carro para uma revisão desse sistema e corrigir o defeito.
Como verificar se o problema é na bomba d’água?
Você pode fazer isso em casa mesmo, se conhecer o motor do carro, ou com o mecânico na oficina. Com o motor desligado, é só olhar o respiro na parte de baixo da bomba. Se ela estiver danificada, você verá líquido de arrefecimento ou alguma umidade. Ela também pode estar com os impulsores danificados e por isso não consegue bombear o líquido através do sistema. Precisará ser trocada.
Como verificar se o problema é na ventoinha?
As ventoinhas podem parar de funcionar. Pode ser uma falha permanente, um fusível queimado ou uma conexão intermitente. Para verificar, estacione o carro e verifique se existe ar frio sendo soprado para o radiador. Se não houver, o eletroventilador parou.
Como verificar se o problema é no radiador?
Essa é um pouco mais complicada de verificar. Se estiver com baixa pressão, deve estar com problema na tampa. Isso fará com que a pressão saia, reduza o nível do líquido e com que ele evapore. Uma loja de autopeças automotivas pode checar isso para você. Se o problema for esse, terá que trocá-la.
Em veículos que não tem seu sistema de arrefecimento lavado constantemente ou que não fazem a troca do fluido, pode haver obstrução do radiador. A saída é substituir ou restaurar o componente.
b) O motor demora para ligar ou não atinge a temperatura ideal
Quando o motor não liga de imediato ou não atinge a temperatura ideal, pode ser que a válvula termostática esteja com problemas ou travada na posição aberta. Também pode acontecer de o motor estar sem a válvula. Neste caso, leve o carro ao mecânico para avaliar a peça.
c) Borra colorida nas peças do carro ou no chão
Se identificar uma mancha azul, amarela, verde, vermelha, rosa ou laranja nas peças do carro ou no chão, deve estar com vazamento dos fluidos de arrefecimento ou freio. O de freio é mais viscoso, oleoso, enquanto o que resfria o motor é uma água colorida mesmo.
Caso o líquido de arrefecimento estiver vazando pelo tanque de expansão, pode significar que há excesso de fluído ou que o tanque está com defeito. Se o nível de líquido estiver constantemente baixo, é indicativo de vazamento em alguma parte do sistema.
Revise o sistema mas busque investigar a causa do vazamento para que não se repita.
d) O líquido de arrefecimento está borbulhando ou está acabando muito rápido
Quando o líquido fica borbulhando no tanque de expansão ou a água está acabando rápido demais, é provável que o cabeçote esteja com pouco torque. O vazamento de gases do cilindro para as câmaras de água acontece quando há superaquecimento do sistema.
e) Consumo de gasolina inadequado
Apesar do superaquecimento ser o problema mais agressivo ao motor, funcionar em temperaturas baixas também não é bom. Funcionar em uma temperatura baixa demais pode resultar no consumo excessivo de combustível. O combustível é queimado com eficiência nas temperaturas adequadas.
f) Mal funcionamento do sensor de temperatura
Quando o sensor de temperatura está com defeito, o carro tende a ficar acelerado, um mal cheiro sai do escapamento, as partidas são longas, o desempenho é baixo, alto consumo de combustível, carro afogando constantemente e pode chegar a superaquecer o motor.
Acontece porque a unidade de controle eletrônico não recebe os dados da temperatura. Isso vai impedir que ela ligue a ventoinha em altas temperaturas. Os problemas no sensor podem ser causados por vazamentos próximos a ele, pelo painel desregulado, fiação com soldas, sujeira, desgaste, oxidação, aterramento ou rompimento.
Provavelmente terá que trocar, e faça com urgência para evitar problemas maiores no motor.
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