Óleo Motor em Centro, Jussara? Compare orçamentos | Sua Oficina Online

Solicite seu orçamento já!

Para quando você precisa desse serviço?
1. Seu pedido
2. Seus dados

O que nossos usuários pensam de nós

5 estrelas Gabriel Vaz

Ótimo portal! Acertou em cheio o problema do carro e me indicou uma ótima oficina do lado de casa que eu não conhecia.

5 estrelas Iana Chan

Finalmente um serviço que empodera donos de carro! Consigo descobrir que problema meu carro tem e achar oficinas de confiança perto de mim! Recomendo!

5 estrelas Sheila Maria

Gostei das informações do site, são de grande utilidade. Fácil navegar no site.

Oficinas que fazem Troca de óleo do motor em Jussara


Visão geral sobre troca de óleo do motor

Troca de óleo é o processo de retirada do lubrificante do motor que esteja com suas propriedades comprometidas - sujo ou vencido - e aplicação de um novo no lugar do antigo. Fazer a troca conforme as indicações do fabricante é muito importante para manter a capacidade de trabalho e a longevidade do seu motor. O óleo é responsável por limpar, lubrificar e estabilizar a temperatura do bloco. Quando velho, perde suas propriedades ativas, o que pode comprometer as funções vitais do carro.

Cada motor utiliza um tipo específico de óleo. O que muda entre os tipos de óleo é basicamente a viscosidade, indicada pelo código alfanumérico, e a origem, que pode ser mineral, sintética ou semissintética. Veja algumas referências de qual tipo de óleo usar para cada motor:

  • Motores da Honda fabricados a partir de 2013 – 0w20.
  • Motores da Chevrolet fabricados a partir de 2010 – 5w30 Sintético.
  • Motores Honda fabricados até 2012 – 10w30 Mineral.
  • Motores Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo – 5w40 Sintético.
  • Motores Hyundai, Kia e Dodge – 5w30 Sintético.


O momento certo para fazer troca de óleo do motor

O ideal é fazer a troca do óleo a cada 10 mil quilômetros ou 1 ano se o uso do veículo for normal e se o óleo for sintético. Caso o uso do carro for intenso (ex.: Uber, táxi, transportadora ou dirigir em região montanhosa) ou o óleo for mineral é recomendado a troca a partir de 5 mil quilômetros ou 6 meses.

O serviço é simples e demora cerca de 30 minutos para ser executado.


Sintomas que indicam a necessidade de fazer troca de óleo do motor

O ideal é sempre realizar a troca do óleo do motor quando a quilometragem ou a data indicados na marca do adesivo no para-brisas passarem do prazo.

Isso porque sempre que o carro já estiver apresentando um simtoma estranho o motor já está funcionando de forma incorreta e potencialmente em risco há algum tempo.

Se algum dos sintomas abaixos estiverem acontecendo no seu carro, leve o veículo ao mecânico o quanto antes.

  • A luz de óleo do painel está acesa.
  • Aumento do consumo de combustível.
  • Superaquecimento do motor.


Problemas e riscos relacionados a não fazer troca de óleo do motor

Não realizar a troca de óleo do motor quando necessário envolve principalmente o risco do motor fundir. Isso acontece porque ao funcionar sem a devida lubrificação o atrito entre os componentes aumenta e a temperatura do motor começa a subir.

Conforme o uso do motor vai se intensificando a temperatura vai subindo e se atingir uma temperatura muito alta as peças podem literalmente fundir uma na outra causando o travamento do motor. Nesse caso, o motor vai precisar de uma retifica para voltar a funcionar


Cuidados e recomendações sobre troca de óleo do motor

A principal dica é ficar sempre em dia com o prazo da troca de óleo, seja por uso ou por tempo. Além dessa dica, veja também:

  • Sempre utilize o óleo sugerido pela montadora. As informações de viscosidade (SAE) e tipo (mineral, semissintético ou sintético) podem ser encontradas no Manual do Proprietário.
  • Quando fizer a troca, peça ao mecânico para colar o adesivo no para-brisas com a data e quilometragem da troca, além da previsão de quilometragem da próxima troca.
  • Ao trocar o óleo substitua também o filtro do óleo.
  • Evite medir o nível do óleo com o motor quente, como se faz normalmente em postos de combustível. Espere pelo menos 5 minutos com o carro desligado para que o óleo retorne ao reservatório com a viscosidade normal.


Preços para troca de óleo do motor

O preço de troca de óleo do motor pode variar até 130% dependendo principalmente do bairro da oficina, da marca da peça e do preço da mão de obra. Por exemplo, no caso de um Volkswagem Fox 1.6 o valor pode variar de R$ 109 a R$ 258


Para ter certeza do valor para troca de óleo do motor do seu veiculo solicite e compare orçamentos das oficinas da sua região


Principais fabricantes de peças para troca de óleo do motor

Diversos fabricantes do mercado fornecem peças relacionadas a troca de óleo do motor. As peças oferecidas no mercado podem ser Genuínas, Originais ou Paralelas. As peças Genuínas são vendidas pela própria montadora com a marca própria e normalmente só podem ser compradas nas concessionárias. As peças Originais são idênticas às vendidas pelas montadoras mas com a marca da fabricante original que faz e vende as peças tanto para as montadoras como para o mercado. Já as Paralelas, são peças fabricadas e vendidas com a marca de todas as outras fabricantes que não a que vende essa peça para a montadora, portanto as peças paralelas podem ser de alta qualidade ou baixa qualidade, dependendo do fabricante..

A qualidade da peça é fundamental para garantir um bom serviço, por isso separamos alguns exemplos das principais marcas originais e paralelas de fornecedores relacionadas a troca de óleo do motor.

Veja alguns exemplos: Total, Havoline, Ipiranga, Mobil, Lubrax, Selênia, Helix, Castrol, Valvoline, ACDelco, Petronas, Elf


Serviços relacionados a troca de óleo do motor

Sempre que for realizar troca de óleo do motor para o seu carro verifique também:

Encontre oficinas também em:

Outros serviços: