TROCA DA SONDA LAMBDA
QUANDO FAZER TROCA DA SONDA LAMBDA?
A sonda lambda, também conhecida como sensor de oxigênio, é uma peça bastante resistente e que raramente precisa ser substituída.
Como ela é um sensor que detecta diversos problemas no sistema de injeção eletrônica, infelizmente é comum ver mecânicos sugerirem a troca da sonda para resolver algum problema que na verdade é causado por outro componente.
Em algumas poucas situações, contudo, a sonda lambda pode ser sim a causadora do acendimento da luz no painel. Porém, desconfie de mecânicos que queiram substituir a sonda lambda sem antes verificar se as seguintes peças e problemas:
- Velas de ignição, cabos de vela ou bobina danificados.
- Filtro de ar e de combustível comprometidos.
- Bomba de combustível com baixa pressão.
- Bico injetor entupido ou danificado.
- Correia dentada mal instalada ou com tensão inadequada.
- Combustível adulterado ou contaminado.
- Válvulas do motor danificadas.
A maioria desses problemas são evitados ao se fazer as revisões preventivas indicadas pelas montadoras.
QUAIS SINTOMAS INDICAM PROBLEMAS NA SONDA LAMBDA?
Além da luz da injeção eletrônica acesa no painel, os seguintes problemas indicam ao motorista que a sonda lambda - ou algum componente do sistema de injeção - pode estar com algum problema:
- Aumento do consumo de combustível.
- Carro engasgando, principalmente em marchas lentas.
- Perda de potência do motor em altas velocidades.
Além de verificar os outros componentes da injeção eletrônica é indicado testar a resistência da sonda antes de trocá-la com o auxílio de um aparelho multímetro. Sondas em bom estado variam sua voltagem de trabalho entre 0,1 e 1,0 volts. Sondas que não variam entre essas voltagens podem estar com defeito.
QUANTO CUSTA A TROCA DA SONDA LAMBDA?
O preço pago para se fazer a troca da sonda lambda varia de acordo com o modelo do veículo, da marca da sonda utilizada e da oficina escolhida para fazer o serviço. Veja o preço médio de mercado para alguns veículos:
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O QUE É E PARA QUE SERVE A SONDA LAMBDA?
A sonda lambda fica localizada no escapamento do carro, próxima ao motor, e mede a quantidade de oxigênio presente nos gases resultantes do processo de combustão. Com esta informação, o módulo da injeção eletrônica consegue avaliar se a mistura ar-combustível utilizada pelo motor está rica (muito combustível) ou pobre (pouco combustível).
Com esse dado, o sistema de injeção eletrônica consegue otimizar seu funcionamento, ajustando o controle da quantidade de combustível e ar que envia para o motor.
Ao indicar melhorias na mistura de ar-oxigênio, a sonda lambda ajuda na performance do motor, reduzindo a poluição produzida pelo carro e diminuindo o consumo de combustível.
COMO É FEITA A TROCA DA SONDA LAMBDA?
Após fazer todos testes que comprovam que o problema do sistema de injeção eletrônica realmente está na sonda lambda, o mecânico seguirá o procedimento abaixo para fazer a troca do sensor:
- Desconectar os dois lados da sonda, tanto o conector eletrônico quanto o bico medidor.
- Conectar a nova sonda, primeiro rosqueando o bico medidor e depois plugando o conector.
- Após a troca deve-se ligar o carro e checar se a luz de injeção eletrônica do painel se apaga.
A troca da sonda é um serviço simples, mas os testes necessários para encontrar qual a causa do problema exige o uso de aparelhos complexos (scanner) e bastante conhecimento do mecânico. O serviço todo leva cerca de 1 hora para ser executado.
CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES SOBRE A TROCA DA SONDA LAMBDA
- Nunca faça a troca da sonda lambda sem testar outros componentes do sistema de injeção eletrônica. Desconfie de oficinas e concessionárias que te indicarem esse serviço logo de cara.
- Peça sempre ao mecânico para consultar a tabela de aplicação de peças da montadora, evitando colocar uma sonda igual a anterior. Em vários casos o problema na sonda existe porque a peça antiga não era apropriada para o carro, de forma que a substituir pela mesma peça não vai resolver o problema.
- Utilize sondas de marcas com qualidade reconhecida, essa peça é fundamental para o bom desempenho do carro e uma sonda de baixa qualidade pode comprometer a performance do motor.
- Busque sempre resolver a causa do problema. A sonda quase sempre é apenas um indicativo de que outras peças estão com defeito.
- Procure abastecer em postos de confiança, os quais você já conhece e nunca teve problemas com a qualidade do combustível.
- Faça as revisões preventivas a cada 10 mil km, trocando o filtro de combustível e de ar do motor, além de trocar as velas de ignição e testar os cabos de vela a cada 20 mil km.
As principais marcas de sonda lambda do mercado são: Bosch, MTE-Thomson, Delphi, Magneti Marelli, Cofap, VDO, Gauss, NTK, DPL, Mopar, Lucas e E-klass.
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